Como escrever um excelente artigo para o seu blog WordPress

Em algumas situações, escrever um artigo para o seu blog WordPress, pode ser uma tortura. Mas isso, poderá acontecer se não houver um planejamento adequado de como organizar as suas idéias de forma adequada, para ter sucesso e poder escrever uma excelente publicação para a internet.

Com toda a certeza, por mais que possamos nos expressar diariamente com várias pessoas em nosso dia a dia, escrever um bom texto, às vezes, não é uma tarefa muito fácil. O que dirá, então, escrever um artigo para a internet e publicar em seu blog, site ou loja virtual.

Portanto, nas próximas linhas você aprenderá algumas técnicas de como escrever um artigo para o blog WordPress e ter sucesso com os seus leitores na internet.

Veja em nosso índice abaixo, o que você verá ao longo da nossa publicação, permitindo assim “escrever um excelente artigo para o seu blog“:

Seu artigo para o visitante virtual e os mecanismos de buscas

Antes de mais nada, para criar e escrever um bom artigo na web, temos que agradar dois públicos distintos e que são muito importantes para o sucesso da sua publicação:

  • os mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo;
  • e, o nosso futuro, leitor ou cliente virtual.

O primeiro, mencionado acima, é o que irá gerar o tráfego necessário ao direcionar o leitor para a nossa publicação online. E o segundo, que é o nosso maior desafio, é fazer um texto, que não seja cansativo e que possa agradar o nosso leitor virtual, deixando aquele “gostinho de quero mais”.

Inclusive, fazer um bom artigo otimizado para os mecanismos de buscas e que apareça na primeira página do Googlesatisfazendo por completo o nosso visitante virtual, infelizmente, não é tão simples assim.

Por isso, vamos dar algumas dicas à você, de como escrever e fazer um excelente artigo para o seu blog, site ou loja virtual, que “agrade tanto a gregos como troianos”.

Mas, caso você não queira escrever e deseja ter um artigo e, principalmente, um site otimizado para os mecanismos de buscas, a Consultor SEO BR, poderá lhe ajudar a impulsionar as visitas da sua página web.

Chegou a hora, quero escrever para o meu blog, e aí?

Quero escrever para o meu blog
Quero escrever para o meu blog

Você pensou em fazer um artigo e escrever para o seu blog, certo? Então, já é um bom começo e a hora é essa. Veja passo a passo, 10 etapas, de como escrever um excelente artigo para o seu blog e tenha sucesso na internet:

  1. querer escrever. Meio óbvio, não é mesmo?
  2. tenha ao seu lado um dicionário;
  3. saber o que escrever;
  4. organizar as idéias do seu artigo;
  5. fazer um resumo;
  6. destacar os principais pontos;
  7. fazer uma introdução;
  8. desenvolver o conteúdo;
  9. concluir o seu artigo;
  10. e, por fim, dar um título a ele;

Os passos mencionados acima, inegavelmente, são o início para que tudo possa acontecer como planejado, mas, como somente isso não basta, continue lendo esta publicação e saiba como escrever um excelente artigo para a internet. Tenha sucesso e ganhe dinheiro com o seu blog.

Faça um índice de navegação de interna (primordial)

Caso o texto do seu artigo seja extenso, faça um índice de navegação interna, logo no início da sua publicação online.

Isso, inegavelmente, facilitará o visitante da sua página a localizar de imediato os principais tópicos, inclusive, ajudará para que os sistemas de buscas da internet, possam organizar melhor o seu índice de pesquisas.

Dê ênfase as palavras, frases

Ao escrever o seu artigo, é fundamental dar ênfase as palavras, frases, citações, títulos … do seu texto. Faça uso de:

  • negrito;
  • sublinhado;
  • itálico;
  • listas;
  • citações;
  • Use subtítulos a cada 300 palavras do seu artigo, fazendo coesão e dando continuidade a sua ideia.

Tudo isso, ajudará a valorizar, ainda mais, a criação do seu artigo e permitirá, também, que o seu visitante virtual, possa encontrar rapidamente o assunto desejado. Portanto, a leitura ficará muito mais agradável.

Escreva e otimize o seu artigo para o Google

Escreva para os mecanismos de buscas
Escreva para os mecanismos de buscas

É claro que ao criar um artigo para a internet, a maioria de nós quer que a nossa publicação seja vista, lida, compartilhada, não é mesmo? Em resumo, tenha um grande alcance. Para isso, ter um artigo otimizado para os mecanismos de buscas, em especial, o Google, é fundamental para que esse objetivo seja alcançado.

Portanto, as linhas a seguir darão uma mãozinha de como conseguir as primeiras posições do principal mecanismo de buscas da internet.

  • defina qual será o assunto principal do seu artigo, antes mesmo de começar a escrever. É meio óbvio, mas … vai saber;
  • com base no assunto principal, defina quais serão as principais palavras chaves e os eventuais termos que o seu leitor pesquisará para localizar o seu artigo no Google;
  • para gerar um excelente tráfego para a sua publicação online, utilize o planejador de palavras chaves do Google, para mensurar o volume de pesquisas mensais dos termos escolhidos por você;
  • utilize palavras e frases de transição;
  • faça uso de sinônimos e não esqueça de ter um bom dicionário ao seu lado;
  • escreva o texto do seu artigo com no mínimo 300 (trezentas) palavras. Mas, se o objetivo é ter bastante tráfego em sua publicação, utilize, pelo menos, 2000 (duas mil) palavras.

Aqui, vale uma dica valiosa: quanto maior a quantidade de palavras usadas ao fazer seu artigo, com toda a certeza, terá um maior o alcance. Sabe por quê? Dessa forma, sua publicação online poderá ter inúmeras palavras e frases chaves (palavras de cauda longa) ligadas ao texto do seu artigo, permitindo ao usuário ter mais opções ao realizar a sua pesquisa nos mecanismos de buscas.

Escreva um excelente artigo para o seu leitor ou cliente virtual

  • faça uma introdução que cause “impacto”. Se você for falar sobre cursos online, mencione a importância daquele curso para o seu eventual cliente. Por exemplo: “O Curso Básico de Excel tem o objetivo de lhe auxiliar na evolução de sua carreira profissional“.
  • use palavras de fácil compreensão e que valorize o seu texto;
  • escreva parágrafos curtos, entre 10 (dez) a 15 (quinze) palavras;
  • faço o uso correto das regras gramaticais;
  • seja claro e conciso, ao escrever o seu artigo. Seja para o leitor ou cliente virtual;
  • escreva algo que, de fato, conheça. Demonstre domínio do assunto e escreva um artigo de sucesso para a internet;
  • revise o seu artigo. Leia e releia sempre. Caso tenha algo a ser corrigido, faça-o;
  • remova textos ou palavras desconexas;
  • organize melhor as suas ideias. Defina um subtítulo para cada assunto diferente em seu artigo;
  • não esqueça de usar palavras de transição, sinônimos e tenha um dicionário, para lhe auxiliar;
  • utilize imagens para destacar o texto do seu artigo. Principalmente, logo após cada subtítulo.

Escreva uma excelente descrição para o artigo do seu produto em sua loja virtual

  • escreva uma introdução que demonstre a importância daquele produto. A Avon, por exemplo, tem um dos seus produtos, no caso, o batom, onde ela dá a seguinte descrição, sobre ele: “Cobertura completa dos lábios sem escorrer e de fácil aplicação. Sensação de lábios sempre hidratados“. Acredito que, para o público feminino, seja uma maravilha, para aguçar a compra.
  • faça uma descrição que informe todas as características daquele produto, como por exemplo:
    • cores;
    • tamanho;
    • peso;
    • quantidade, …
  • use palavras que possam “dar um impacto”, em seu cliente virtual ao acessar o seu e-commerce.

Aguce a curiosidade do seu leitor, cliente e do Google pelo seu artigo

  • crie uma excelente meta descrição, para os mecanismos de buscas. Use perguntas e respostas para ter êxito. Atente-se que, você só poderá escrever até 152 caracteres, incluindo os espaços. O blog Cura Verde, por exemplo, usa como descrição nos mecanismos de buscas uma pergunta, aumentando a sua curiosidade pelo artigo sobre mosquitos, como no exemplo abaixo. Afinal, quem é que gosta de ser incomodado por mosquitos?

Descrição de impacto para os mecanismos de buscas e o seu leitor virtual
Descrição de impacto para os mecanismos de buscas e o seu leitor virtual
  • faça um título épico, sucinto, descrevendo com clareza o objetivo do seu artigo. Existem limitações de caracteres, nesse caso, 63 (sessenta e três) é o máximo. Sendo o ideal para ser visualizado nos mecanismos de buscas, em especial, o Google. O próprio blog, Cura Verde, faz isso, com muito sucesso. Você notou que são apenas dois ingredientes para afastar os mosquitos da sua casa. Maravilha, não é mesmo?

Utilize as redes sociais

As redes sociais vieram para ficar e uma grande fatia das pessoas que acessam a internet, estão nas redes sociais. Por isso, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais e reforce o engajamento do público, junto ao seu artigo.

Esteja sempre presente nas redes sociais. Crie páginas, grupos, compartilhe e, também, comente o seu próprio artigo. Tudo isso, irá favorecer com que outras pessoas venham a fazer o mesmo. Inclusive, é uma excelente forma de você conseguir mais seguidores e curtidas no Instagram, por exemplo.

Conclusão: Como escrever um artigo para o seu blog WordPress

Com toda a certeza, para que você possa escrever um excelente artigo para a internet e agradar o público do seu blog, loja virtual ou site. Não é complicado, os passos a serem realizados são simples.

Seguindo eles corretamente, será possível impulsionar as suas vendas online e, o melhor de tudo, gerar tráfego orgânico para a sua página web.

É claro, que existem sim, algumas regras, como as que foram mencionadas ao longo deste artigo que ajudarão o seu blog a ter sucesso na internet. A receita é, sim, eficiente, e permitirá extrair o máximo para que a sua publicação tenha êxito e uma grande repercussão na web.

Mas, às vezes, pode ser que você não esteja confortável para escrever. Sendo assim, ler bons livros, com toda a certeza, irão lhe ajudar com o passar do tempo em sua escrita. Invista neles!

Caso você tenha um site e seus artigos não causaram o impacto desejado, este curso de SEO, com aulas online ao vivo, pode ser o que faltava para impulsionar as suas publicações.

E você, já escreveu algum artigo para o seu blog? Acha ou achou complicado? Conte-nos um pouco da sua experiência.

Gostou do nosso artigo, “Como escrever um artigo para o seu blog WordPress“. Deixe o seu comentário, curta a nossa página e compartilhe nas redes sociais.