Como trabalhar com marketing digital e ganhar dinheiro

Uma das maravilhas do marketing digital para o profissional que atua nele é não precisar estar fisicamente alocado em nenhum lugar. Talvez, por isso, ganhe força no imaginário das pessoas uma profissão em que é possível ganhar dinheiro enquanto se está em casa cuidando dos filhos, viajando ou fazendo qualquer outra atividade paralela que seja um sonho em sua vida. Isso, claro, é muito mais presente na imaginação do que realidade de fato.

Nesses tempos de confinamento, no entanto, todos nós fomos apresentados à necessidade imprescindível de estar online para podermos continuar nossos negócios.

Talvez por isso milhares de pessoas estejam de uma hora para a outra querendo colocar em prática o seu negócio online. Entretanto, só estar online, no entanto, não é suficiente. É essencial saber como trabalhar com marketing digital e, assim, fazer com que seu negócio seja encontrado e continuar ganhando dinheiro mesmo em tempos de quarentena.

O que é marketing digital

O marketing digital é o nome dado a um conjunto de ações e técnicas de divulgação destinadas a aumentar a visibilidade do seu negócio online.

Da mesma forma que no mundo analógico, no digital só é lembrado quem também é visto. No mundo online você também precisa conquistar o seu espaço para atrair público e poder vender o seu produto, serviço, etc ou, até mesmo, monetizar a sua audiência de alguma forma.

Desta maneira, saber como trabalhar com marketing digital passa a ser essencial para o seu sucesso online e independência financeira.

Mostre o seu produto as pessoas certas

Em uma analogia simples, uma loja na Avenida Paulista que vai receber muito mais olhares e visitantes do que uma loja em uma rua de um bairro pequeno. Não significa que a loja de bairro não irá sobreviver, mas cada uma tem uma estratégia diferente para atrair o seu tráfego.

Se você tiver uma loja que venda equipamentos para esqui, não faz sentido colocá-la na movimentada Avenida Paulista. Mesmo que tenha alguém ali interessado em esquiar, muito provavelmente você venderá mais numa cidade muito menor localizada no topo de uma montanha e próxima a um parque onde as pessoas praticam esqui.

Dentro do marketing digital é a mesma coisa. Estar linkado em um site muito acessado que mostra seu conteúdo para centenas de milhares de pessoas pode não ser tão assertivo quanto estar com seu conteúdo em um site do seu ramo de atuação.

Da mesma forma, estar ranqueado na primeira página do Google para uma palavra do seu ramo, por exemplo Marketing Digital, pode não ser tão benéfica para as suas vendas quanto estar em uma palavra de fundo de funil com menos buscas, mas já mais relacionada com um momento de decisão, como por exemplo: como trabalhar com marketing digital.

Tudo depende do seu objetivo e do público que você quer alcançar. Tenha isso em mente!

Por que as empresas estão apostando no marketing digital

O movimento de aprender como trabalhar com marketing digital e apostar nele para ter ganhos não é de hoje.

Os primeiros conteúdos sobre o assunto começaram a ganhar força em 2008/2009, mas precisar exatamente quando esse termo surgiu é difícil.

O grande boom no marketing digital Brasil foi provavelmente a partir de 2010 quando grandes empresas começaram a se preparar para o turn around rumo ao digital e observar as vantagens de estar online. O analógico passou a ser passado.

A migração de certa forma é natural. Com cada vez mais pessoas usando a internet, maior é a audiência que você vai encontrar online e mais vai chamar a atenção dos anunciantes.

Recentemente, praticamente ⅔ do mundo foram colocados em isolamento e isso, com certeza, acendeu uma luz em todos: não dá mais pra ficar de fora da internet.

Como escolher o seu nicho e observar tendências

Até determinado ponto da minha carreira, eu utilizava o marketing digital em favor de quem estava me contratando. Estudava muito questões como SEO e marketing de conteúdo e produzia textos para as empresas com as quais trabalhava.

Mas ao trabalhar para outros, havia sempre uma dúvida remanescente: “legal, meu trabalho dá resultado para os outros, mas e para mim mesmo, será que eu consigo chegar lá?”. Resolvi, então, me aventurar pelo empreendedorismo e criar meus próprios blogs utilizando o marketing de conteúdo como linha central para atrair tráfego. Vou até recomendar aqui alguns livros de empreendedorismo para você que pensa em iniciar nessa jornada.

Como eu trabalho com marketing, a ideia natural seria escrever sobre o marketing digital. Acontece que como há milhares de copywriters fazendo a mesma coisa, enfrentar essa competição iria custar centenas de horas de produção de conteúdo, otimização e divulgação. Vejamos, por exemplo, o nível de dificuldade desse termo em um software bem conhecido, o Sem Rush:

Tendência do termo Marketing Digital no Brasil
Tendência do termo Marketing Digital no Brasil

É possível perceber um grande volume de pesquisas em relação ao termo marketing digital. Dessa forma, é possível afirmar que a dificuldade para um bom posicionamento é bem grande.

A minha recomendação para você trabalhar com marketing digital

Nesse ponto, caso você ainda esteja tentando criar o seu blog e buscando um nicho, a minha recomendação é a seguinte: busque temas da sua vida que você gostaria de escrever sobre.

No meu caso, pensei em vários assuntos que tenho proximidade, um deles o poker. Mas tentar renquear para a palavra poker me consumiria milhares de horas para conseguir algum resultado. Então, minha estratégia foi ir pelas beiradas.

Um dos textos que obtive sucesso e que foram um dos primeiros a ranquear bem e começar a trazer tráfego para meu blog foi o que usei a palavra chave Ferramentas de Poker. Esse texto com essa palavra chave aparentemente ignorado pelos maiores sites concorrentes do meu nicho é responsável por me trazer cerca de 200 acessos mensais.

Pode parecer pouco, mas quando você usa uma estratégia similar para outros 10 textos, já são 2000 acessos mensais. Para 100 textos, você tem 20 mil acessos por mês. Só com palavras chaves ignoradas pelos outros grandes sites. Assim, você vai construindo seu tráfego, capturando emails dos seus visitantes e criando o seu relacionamento com eles.

Nesses textos você eventualmente pode monetizar com links de afiliado e, portanto, começar a lucrar com o seu site.

Essa é uma das formas que eu encontrei de como trabalhar com marketing digital.

Note que é preciso também calibrar as expectativas. Isso leva tempo. Geralmente, você vai começar a ver os resultados após 6 meses, quando os mecanismos de busca começam a considerar o seu site relevante. Mas pode demorar até 2 anos para você começar a ganhar mais dinheiro.

Por isso, aprender como otimizar o seu site para os mecanismos de buscas é vital para o seu sucesso online. Neste curso de SEO você aprenderá a posicionar a sua página web nas primeiras posições do Google.

Após você conseguir o tráfego para movimentar os seus canais, há diversas maneiras de ganhar dinheiro online. Abaixo, vamos mostrar 9 maneiras para você monetizar o seu site ou blog.

9 maneiras de ganhar dinheiro com o marketing digital

  1. Divulgar a sua empresa ou serviço

Provavelmente a primeira maneira de ganhar dinheiro com o marketing digital seja atrair tráfego para seu site e nele apresentar os serviços que você ou sua empresa fornecem. Não tem muito mistério, o seu site é um cartão de visitas e seus produtos são oferecidos nele.

  1. Vender cursos

A possibilidade de ter acesso ao mundo inteiro cria a possibilidade de ensinar qualquer coisa com um custo muito baixo. Existem centenas de plataformas, como o Allura, nas quais milhares de criadores de conteúdo vendem cursos sobre os mais variados temas. Até mesmo cursos de como fazer cursos.

Com centenas de milhares de pessoas querendo aprender a fazer muitas coisas diferentes, é muito possível ganhar dinheiro vendendo cursos.

  1. Marketing de Afiliados

Marketing de afiliados consiste em divulgar e promover produtos ou serviços de outras pessoas ou de outras empresas através dos seus canais de comunicação e ganhar uma comissão por isso. Geralmente, há um link ou cupom que consegue atribuir uma venda a quem a originou. Esse tipo de canal de aquisição tem se tornado muito popular por ter um viés de performance embutido.

Como as empresas sabem geralmente qual o seu custo de aquisição de clientes, fica fácil estabelecer uma comissão para os parceiros de seus programas de afiliado. O afiliado sabendo quanto vai ganhar e a taxa de conversão padrão sabe quanto vai faturar em média em relação aos gastos que ele tiver com a promoção daquele produto, possibilitado bons ganhos para os dois lados.

  1. Banners

Talvez uma das primeiras manifestações de tentativa de rentabilizar os negócios no meio online. Você basicamente aluga um espaço publicitário por um preço fixo ou por um valor relacionado a um custo por clique previamente pré-estabelecido. Tem caído em desuso, mas ainda é relevante.

  1. Google Adsense

Esse é o serviço de publicidade oferecido pelo Google. Você se cadastra na plataforma e, após aprovado, pode instalar um pixel para receber anúncios em uma determinada área de seu site. Geralmente você irá ganhar por impressões ou cliques.

A administração da exibição dos anúncios é totalmente gerida pelo Google e ela geralmente estará enviando para o leitor do seu site propagandas que tenham relação com o perfil que ele possui no mundo online.

  1. Anúncios no Youtube

Quando você publica vídeos no Youtube você pode escolher monetizá-los e isso é feito através dos anúncios que vem antes ou durante a exibição dos vídeos.

  1. Publieditoriais

Muitos blogueiros monetizam seu sites vendendo espaço na forma de publiposts. Geralmente, o dono do site cobra um valor fixo pela publicação do texto e recebe um briefing para a criação de conteúdos. Posteriormente ele adapta o conteúdo ao formato que adota em seu site e publica. Esse tipo de texto geralmente possui uma marcação “publieditorial’.

  1. Ecommerce

Você pode atrair uma audiência para a sua loja online onde será possível vender inúmeros produtos. Não se esqueça de focar em seu público alvo corretamente quando estiver montando sua estratégia de divulgação. Aqui a analogia da loja de esqui que usei lá em cima faz todo sentido. Não adianta você trazer milhões de usuários para seu ecommerce se eles não querem consumir o seu produto. Procure trazer tráfego relacionado ao que está vendendo.

  1. Venda de Consultoria

É muito comum a venda de consultoria através da internet. Muitos profissionais liberais utilizam seus blogs para exporem suas opiniões sobre diversos temas da área. Eventualmente alguém que está procurando na internet sobre aqueles temas vai encontrá-lo e alguns deles precisarão de seus serviços. Assim, a venda de consultorias online é um método bem interessante de ganhar dinheiro online.

Conclusão

Seja qual foi a razão que te levou a buscar como trabalhar com marketing digital e como ganhar dinheiro online, algo muito importante é calibrar as suas expectativas.

Se você quiser criar o seu negócio online, muito provavelmente ele não irá virar o seu maior canal de aquisição de clientes da noite para o dia.

Além disso, como aprender sempre é bom, este curso de marketing digital, poderá te orientar a criar as melhores estratégias digitais para a sua futura marca.

Mas com muito estudo e trabalho todos chegamos lá!

Sobre o autor

Rafael Hertel é empreendedor online, espera ajudar a todas as pessoas a tomarem as melhores decisões em suas escolhas de livros. Adora escrever crônicas. É jornalista, apaixonado pelo mundo dos livros, por tecnologia, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing.

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Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

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