Como conseguir novos seguidores reais no Instagram

Como conseguir seguidores e curtidas reais no Instagram e impulsionar o seu perfil

Você quer saber como conseguir novos seguidores e curtidas reais para o seu Instagram, não é mesmo? Pode ter certeza, eu posso lhe ajudar. Até imagino o que você está pensando: “Como alguém que mal tem seguidores em suas redes sociais poderá me a ajudar?

De fato, não querendo ficar desanimado, a quantidade de seguidores e curtidas em nossas redes sociais, não é lá essas coisas. Sendo sincero, até o presente momento, nunca foi o nosso objetivo termos uma grande quantidade de seguidores em nossas redes sociais. Mas, independente disso, à partir de hoje, queremos também, conseguir inúmeros seguidores em nossas redes sociais e ensinar você, a ter o mesmo sucesso em suas redes sociais e, principalmente, obter inúmeras curtidas, compartilhamentos e seguidores reais no Instagram.

Navegue em nosso sumário e saiba como conseguir seguidores no Instagram.

Por que podemos ajudar você a ter sucesso no Instagram? Melhor dizendo, eu posso!

Eu, sempre fui um entusiasta da tecnologia e acompanhei de perto a “evolução da internet“, principalmente, na década de 90, até os dias atuais. No final daquela década, tive o meu primeiro contato virtual para a divulgação do meu negócio.

Na época, utilizei sites hospedados nos saudosos HPG, do portal Ig e, também, no V10. Os acessos gerados em meus sites, eram oriundos dos mecanismos de pesquisas Yahoo! Cadê?, de propriedade do Yahoo e, posteriormente, o Google. Esses e outros buscadores sempre foram os carros-chefes para a divulgação dos meus sites, gerando um volume interessante de visitas virtuais. Ao longo do tempo, consegui entender como os sistemas de pesquisas na internet funcionam, possibilitando manter os meus sites nas primeiras posições do Google, permanentemente.

Em resumo, com toda a certeza, posso lhe garantir que com as minhas dicas será possível ter sucesso, e você irá aprender como conseguir seguidores, curtidas e compartilhamentos no Instagram ou em qualquer outra rede social, impulsionando o seu perfil pessoal ou do seu negócio.

Já usei a mídia impressa

Mídia Impressa
Mídia Impressa

Naquele mesmo período, como não tinha redes sociais, fiz muito uso da mídia impressa. Fiz anúncios em jornais, revistas. Distribui panfletos, e, como não poderei de ser, emporcalhei a cidade de São Paulo, colando cartazes nos postes. Todos esses meios de divulgação, sempre alcançaram o meu público alvo e me deram retorno. Talvez, você não acredite, mas panfletos distribuídos de mão em mão e os cartazes colados nos postes, foram as mídias que me deram mais retorno e, ambas, ainda hoje, tem baixo custo, acredita?

As redes sociais atualmente e o seu público alvo

Atualmente, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. E o Instagram, hoje, é de suma importância em termos de visibilidade de “impacto”. Caso, você tenha um site, blog, loja virtual, portal ou um negócio, independente do segmento, torna-se ainda mais importante. Pois, através do Instagram, ao conseguir novos seguidores, você poderá estabelecer a sua marca não só na internet, mas mundialmente, junto ao seu público-alvo, é claro.

Diferentemente, das mídias impressas que comentei anteriormente, as redes sociais são o caminho mais rápido de encontrar o perfil e o público alvo desejado. Já as mídias impressas, funcionam como um sorteio, tal como as pesquisas do Google.

Mas, o que é Instagram?

O Instagram é uma rede social para o compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários. Inclusive, com a possibilidade de compartilhá-los em outras redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

Em 2012, o Facebook adquiriu o Instagram por aproximadamente 1 bilhão de dólares.

No passado, o Instagram era era uma rede social, vamos dizer assim, sem nenhum atrativo. Você postava uma foto, aplicava um filtro nela, compartilhava com algumas dezenas de pessoas e pronto. Diferente de hoje, com inúmeros recursos e ferramentas para a sua publicação.

Atualmente, segundo o site Statista, o Instagram tem 1 bilhão de usuários ativos por mês. É um belo número, não é mesmo? Isso, significa que na pior das hipóteses, um usuário acessa a rede social, pelo menos, 01 (uma) vez por mês. O Brasil, é o segundo país na lista com o maior número de usuários ativos.

Por que eu preciso conseguir seguidores no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo, entre todas as faixas etárias. Ter um perfil – nome dado aos usuários da rede social – e sabendo divulgá-lo corretamente dará a você a possibilidade de ter uma propaganda gratuita na internet, alcançando milhares de pessoas ao redor do mundo.

Por ser uma rede social com grande apelo visual, ao utilizar imagens, fica “fácil” trabalhar o seu perfil, a sua marca, produto ou página web. Dessa forma, ao utilizar uma imagem e um texto de impacto, são grandes as chances da sua publicação viralizar na internet, ou seja, ter um destaque jamais imaginado por você. Por isso, quero ajudar você a aprender como conseguir novos seguidores no Instagram.

Evolução do Instagram
Evolução do Instagram

E as demais redes sociais?

É claro, que temos outras redes sociais, como o Facebook, Twitter, Google+ e muitas outras. E, não podemos nos esquecer, principalmente, das pesquisas realizadas através do Google. Todos elas são importantes para fortalecer a sua marca.

Mas, como dito anteriormente, hoje, nenhuma outra rede social tem o poder que o Instagram possui de engajamento das pessoas, fazendo com que elas participem realmente das suas publicações. Em relação ao buscador Google, que não é uma rede social e sim um mecanismo de pesquisas na internet, se você tiver um negócio somente terá a visibilidade adequada estando nas primeiras posições das pesquisas realizadas na web, através dele. Tenha mais visibilidade na internet e saiba como colocar o seu site na primeira página do Google.

Compreendido a importância das redes sociais, em especial, o Instagram. Agora, você irá saber como conseguir novos seguidores no Instagram, com o objetivo de estabelcer o seu perfil social ou de negócio, nessa que é uma das redes sociais, mais ativas do Brasil e do mundo.

Como é exibido o conteúdo do Feed do Instagram para os seus seguidores?

O conteúdo do Feed é exibido de forma diferente, para cada perfil do Instagram. São levadas inúmeras situações como:

  • tempo que o usuário permanece conectado na rede. Quanto maior o tempo, mais conteúdo novo ele recebe;
  • interação com um determinado perfil ou postagem. Se o usuário do Instagram tem o costume de interagir com tudo em relação a cursos de Excel, então, ele receberá mais conteúdo sobre Excel e cursos. Caso ele esteja seguindo muitos perfis relacionados a SEO – Otimização de Sites, então, ele receberá mais conteúdo sobre esse assunto. Inclusive, pode acontecer de haver usuários seguindo os mesmos perfis, mas com engajamentos diferentes. Nesse caso, o Feed de conteúdo será diferente para cada um deles.

Não compre e não use nenhuma ferramenta para conseguir seguidores no Instagram

Existem inúmeras ferramentas de automação e empresas que prometem conseguir seguidores no Instagram, rapidamente. Talvez, você já tenha ouvido falar ou, até mesmo, conhecido algum perfil que utilizou ferramentas de automação ou, simplesmente, comprou seguidores.  Com sinceridade, vai um conselho: Fuja! Não caia nessa!

O blog da Camila Porto, diz muito sobre isso afirmando que é: FURADA!

Quer saber o por quê? É bem simples. Você não terá seguidores comprometidos com o seu perfil. E sim, simplesmente, um “volume morto”, que apenas lhe dará quantidade e nenhuma participação em suas postagens. Eu, particularmente, não vejo a necessidade de ter excesso, apenas para chamar a atenção “de ninguém”, por não haver participação nenhuma desses “seguidores”.

Eu, mesmo, tenho clientes que possuem uma quantidade imensa de seguidores, tanto no Facebook como no Instagram. Sabe o que acontece? Todas as postagens feitas, em ambas as redes sociais, não conseguem passar de 02 (duas) dezenas de curtidas. Sabe por quê? Simplesmente, eles compraram seguidores, apenas para fazer número, acreditando ser uma “excelente” estratégia. Ao meu modo de ver, uma estratégia para ver o Navio Fantasma, só pode. Esse tipo de estratégia de como conseguir novos seguidores no Instagram, com toda a certeza, não vale a pena.

Inclusive, o Instagram está “vigiando” de perto essas ferramentas e os perfis que utilizam essas práticas. Podendo dar ao seu perfil, o título de Spammer e, consequentemente, bloquear os acessos a ele. Muitos não acreditam, mas existem muitos perfis bloqueados por esses motivos. Então, cuidado. Que avisa, amigo é!

Mas o que é um Spammer?

Spammer no Instagram
Spammer no Instagram

Spammer são pessoas ou aplicativos que enviam emails ou mensagens, com a finalidade de obter vantagem ilícita (é isso, mesmo), sem a autorização do receptor.

Continuando o porque de não usar seguidores “volume morto” no seu Instagram

Quer um exemplo real que existe muito no Instagram?

Vamos supor que o seu perfil no Instagram tenha 10.000 (dez mil) seguidores. Você faz uma publicação de impacto e tcharam … você passa despercebido, com 01 (uma) ou 02 (curtidas), nenhum compartilhamento ou comentário. Hum! Será que não tem algo de errado nisso?

No mínimo, com toda a sinceridade, você deveria receber pelo menos, 200 curtidas. Mais, uma dezena de comentários e compartilhamentos, contando, inclusive, via Direct (mensagem privada). Detalhe: esses números não são inventados, são reais. A maioria das redes sociais, em especial, Twitter, Instagram e o Facebook, utilizam um algoritmo que pode ou não tornar viral a sua publicação, dependendo de alguns fatores que você conhecerá a seguir.

Evite o uso de métodos “rápidos”

Como foi dito, anteriormente, evite a compra de seguidores ou programas de automação. Uma outra coisa também, para ficar registrado, são os seguintes métodos a serem evitados:

  • As hashtags #f4f (follow for follow), #sdv (sigo de volta) ou #followm2e (siga-me), nos comentários de perfis de celebridades;
  • Seguir e mais tarde deixe de seguir os perfis populares;
  • Curtir inúmeras fotos de perfis populares.

Nenhum desses métodos agregarão engajamento em seu perfil. Apenas fará você ter mais “volume morto” e não conseguirá obter seguidores reais no Instagram.

Saiba usar corretamente o seu perfil e consiga novos seguidores

O seu perfil no Instagram é o cartão de visitas para atrair novos seguidores. Será através dele que as pessoas poderão conhecer você. Nunca deixe o seu perfil sem uma foto. Se for pessoal use a sua próprio foto. Caso seja de negócios, use a marca da sua empresa.

Não esqueça de escrever uma bio que possa chamar a atenção das pessoas. Caso você tenha um site, não esqueça de colocá-lo em sua bio. Se não tiver, use a url de alguma outra rede social. Dessa forma, você irá conseguir novos seguidores no Instagram, usando o seu perfil.

Entendendo o algoritmo do Instagram para conseguir visibilidade nas sua publicações e conseguir novos seguidores

Algoritmo do Instagram
Algoritmo do Instagram

Como conseguir seguidores no Instagram engajados com base em seus interesses

Lembra quando falamos sobre as ferramentas e empresas que prometem novos seguidores? Um dos critérios utilizados pelo algoritmo do Instagram, é sem dúvida alguma, o interesse que os seus seguidores tem pelas suas postagens. Ou seja, ao fazer publicações quanto mais um seguidor curtir, compartilhar e comentar, mais ele receberá conteúdo do seu perfil. Caso isso não aconteça, o algoritmo do Instagram deixará aquele seguidor praticamente sem acompanhar as suas publicações.

Não sendo chato, mas reforçando o que já foi dito: não adquira automações para o seu perfil no Instagram, isso é prejudicial. Ao invés de ajudar, irá atrapalhar e muito.

Como conseguir curtidas no Instagram marcando os seus seguidores

Sempre que possível, marque os seus seguidores ao fazer uma nova postagem. O objetivo de fazer isso, nada mais é de dizer que há algo novo em seu perfil e induzir que ele tenha algum tipo de ação. Caso aconteça dele reagir positivamente as suas publicações como: curtir, compartilhar, comentar … Dessa forma, ao fazer isso e com o passar do tempo, o Instagram irá exibir o seu conteúdo para esses seguidores, mesmo quando você não os marcar.

Entendendo a entrega da sua postagem no Instagram

Quando fazemos uma publicação no Instagram, por exemplo, em um perfil que tem 10.000 (dez mil) seguidores o que o algoritmo dele faz: simplesmente, entrega aleatoriamente, aquele conteúdo de texto/imagem, para ser exibido para 10% (1.000 – mil) dos seguidores do seu perfil.

Caso, nas duas primeiras horas, a sua publicação tenha uma boa aceitação entre esses primeiros mil seguidores. Nesse caso, podemos dizer, 2% de curtidas, alguns compartilhamentos e comentários. O que irá acontecer: ela será exibida para todos os demais seguidores do seu perfil. Isso, também, vale para o Facebook. Se acontecer dessa postagem não atingir esses números, simplesmente, ela será esquecida e não aparecerá na timeline dos seguidores do seu perfil.

Entendendo a entrega da sua postagem
Entendendo a entrega da sua postagem

E quando eu entregava panfleto para o meu negócio

Lembram que eu havia dito que entregava panfletos para o meu negócio? Então, naquela época eu entrega nas minhas “horas vagas”. Escolhia uma determinada região e saia para entregar de mão em mão. Porta do metrô, terminal de ônibus, semáforos, ruas com um grande fluxo de pessoas, enfim, precisava de “gente”.

Entregava uma média de 1000 panfletos por dia. Fazia isso, uma ou duas vezes na semana. Sabe qual era a média do meu retorno imediato? Era de 1,5% e o meu retorno a curto prazo, chegava a 7%. Mesmos com esses números, estava excelente, pelo meu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Como conseguir aumentar o tempo de visualização nas postagens

Similar ao que o Google faz para posicionar melhor as páginas web, o Instagram também leva em conta, e muito, o tempo de visualização que as suas postagens tiveram. Resumindo, quanto maior o tempo que as pessoas visualizaram a sua publicação, maior será o público que o Instagram entregará a sua publicação. Ao fazer suas postagens no Instagram, considere as seguintes dicas:

  • publique uma imagem que possa gerar impacto. Geralmente, fotos de pessoas felizes, animais, crianças, paisagens, são uma excelente escolha. Se possível, acrescente um texto nas imagens, caso seja um perfil de negócios e conclua com uma excelente legenda;
  • use e abuse dos vídeos, sempre. Isso não significa que o Instagram irá dar prioridade, mas aumentará o tempo de visualização da sua publicação.

Esses pequenos passos, de fato, ajudarão a aumentar o tempo de visualização em suas postagens e permitirão que ela seja vista por um número maior de seguidores, gerando o envolvimento dos mesmo. Mas, não é apenas isso. Ainda tem mais. Continue lendo.

Usando #hashtag de forma correta no Instagram

Uso da #Hashtags no Instagram
Uso da #Hashtags no Instagram

Use e abuse das #hashtags. Ao publicar, utilize elas relacionadas a sua postagem e evite utilizar #hashtags que não nem nada a ver com a sua postagem. Não caia nessa de usar #hashtags populares. Ou seja, eu quis dizer que se você postar a foto de uma cachorro, utilize a hashtag #cachorro e não #gato. Caso contrário, todas as suas fotos relacionadas a cachorro, aparecerão no Feed como #gatos. É o algoritmo do Instagram!

Usando #hashtag de uma marca ou produto

Usar #hashtags de marcas é uma melhores formas de chamar a atenção dos seus seguidores atuais e dos futuros. Como exemplo:

#camisaspolo #camisascolombo #calçalege #celularbarato #calçainsta #modafeminina

Usando #hashtag de um local específico

Para localidades, o uso de #hashtags chamam uma atenção maior, sabia? Então, para você conseguir ganhar novos seguidores usando #hashtags, o procedimento é similar ao anterior, conforme os exemplos abaixo:

#sãopaulo #riodejaneiro #london #japan #italy #centrosp #pelourinho

Interagindo com os seus seguidores no Instagram

Ao fazer uma postagem e receber um comentário, lembre-se: “Responda o comentário“. Não deixe o seu seguidor sem uma ação sua. Isso, com toda a certeza, irá auxiliar para que futuramente, suas publicações possam atingir um número maior de pessoas e, consequentemente, ter inúmeras ações nelas. Dessa forma, você também irá conseguir ganhar novos seguidores no Instagram.

Ganhando novos seguidores para o seu negócio ou perfil pessoal com sorteios no Instagram

Se você tem um perfil pessoal no Instagram e, principalmente, de negócios e quer alavancar as suas publicações. Simplesmente, sorteie brindes, ofereça prêmios e produtos aos seus seguidores e ganhe novos seguidores reais com essas ações no Instagram. Peça a eles para compartilhar, curtir e comentá-las, para participar. Dessa forma, as chances de você ter uma postagem viral, serão enormes.

Publique regularmente para conseguir novos seguidores no Instagram

Não se esqueça de publicar regularmente as suas postagens para conseguir novos seguidores no Instagram. Lembra aquela publicação antiga? Publique-a novamente. Não tenha medo.

O Instagram exibe apenas o link na sua Bio. Mas, para contornar esse problema, você poderá usar o Linktree e adicionar inúmeros links ao seu perfil. Seu uso é bem simples, a única diferença é que ao clicar no link gerado pela ferramenta, será aberta uma nova janela ou aba, com os seus respectivos links.

Linktree
Linktree

E, não se esqueça de realizar uma estratégia SEO de sucesso para o seu site, que impulsionará o ganho de novos seguidores no Instagram, com certeza.

Evite seguir determinados perfis

Você quer conseguir seguidores reais para o seu perfil no Instagram, não é mesmo? No início de sua jornada na rede social, evite seguir os seguintes tipos de perfis:

  • perfis privados e com pouco ou nenhum conteúdo;
  • perfis sem imagem;
  • perfis seguindo muito mais pessoas do que sendo seguido (esse é o meu caso, aqui, de momento – que coisa).

Siga determinados perfis

No tópico anterior, dissemos para você não seguir determinados perfis, certo? Agora, vamos dar a dica de quais perfis são ideais para você seguir no momento. Inclusive, nesses mesmos perfis, você deverá fazer o trabalho de formiga. Seguindo novos perfis, curtindo suas fotos e comentando. São eles:

  • perfis do seu setor de atuação;
  • perfis com muitos seguidores;
  • perfis com bastante atividade;
  • perfis públicos.

Como conseguir seguidores no Instagram engajados

Instagram para o seu negócio
Instagram para o seu negócio

Se você tem um negócio e deseja ter novos seguidores e, o melhor, engajados com o seu produto ou marca do seu negócio. O melhor que você tem a fazer é:

  • seguir perfis do mesmo ramo de atividade do seu negócio;
  • curtir e comentar as publicações deles;
  • ao receber curtidas e comentários em suas publicações, retribuía comentando. Mesmo que seja um simples “Obrigado!”.
  • seguir os seguidores desses perfis;
  • a cada nova publicação feita, enviar mensagem Direct a esses novos seguidores;
  • não entrar em discussão com o seu perfil de negócios em assunto polêmicos. Se você tem uma perfil pessoal, atrelado ao seu negócio, vale a mesma regra.

Melhore o seu perfil pessoal e consiga novos seguidores no Instagram

Você tem um perfil pessoal e quer ganhar mais curtidas no Instagram ou seguidores engajados com as suas postagens, não é mesmo? A regra, é mais simples do que para o perfil de negócios, sabia? Vamos a elas:

  • publique excelentes imagens extraordinárias;
  • crie uma legenda de impacto;
  • igual a regra para o perfil de negócios, ao receber curtidas e comentários em suas publicações, retribuía comentando. Mesmo que seja um simples “Obrigado!”;
  • envie também mensagem Direct;
  • marque os seus seguidores a cada nova postagem;

Use o Instagram Stories e ganhe novos seguidores

O Instagram Stories é similar ao Snapchat. Através dele, você poderá gravar vídeos curtos ou tirar fotos com o tempo de expiração de 24 horas. Em resumo, o conteúdo publicado no Instagram Stories, ficará um dia inteiro e, posteriormente, ficará inacessível para os demais seguidores. Ele é uma ótima alternativa para divulgar promoções e cupons de desconto com data de validade.

Crie um conteúdo épico na sua legenda

Sabemos que o Instagram é um rede social com apelo visual, voltada para imagens. Mas, nem por isso, você deve esquecer da parte escrita do seu conteúdo. Use o local da legenda para criar um conteúdo épico, impressionante sobre as suas fotos. Se você tem dúvidas de como escrever melhor para a internet, visite o link, em destaque.

Faça Guest Post no Instagram

Guest Post
Guest Post

Guest Post é a prática de escrever e publicar artigos em sites ou blogs de outras pessoas e empresas. O dono da página web ou perfil do Instagram cede o espaço e os convidados promovem o seu conteúdo, com grandes chances de viralizar. Já imaginou “ceder” a legenda do seu Instagram para alguém? Pense nisso, é algo valioso que merce ser explorado permanentemente, sabia?

Acompanhe a concorrência (perfil negócios) no Instagram

Nunca é demais saber o que a concorrência está fazendo para conseguir curtidas e seguidores no Instagram. Não deixe de analisar a concorrência. Vejo quais caminhos ela está trilhando. Aprenda com ela e entenda como chegar ao sucesso e ter um engajamento forte por parte dos seus seguidores.

Faça vídeos ao vivo

Uma estratégia que não pode ser dispensada para ganhar curtidas no Instagram e, principalmente, seguidores. É fazer vídeos ao vivo. Esse tipo de conteúdo, com toda a certeza, dará a seu perfil, um envolvimento rápido dos seus seguidores em sua publicação.

Faça perguntas aos seus seguidores

É isso mesmo. Faça perguntas na legenda das suas fotos. Dessa forma, você incentiva os seus seguidores a responder, melhor dizendo, comentar a sua publicação. Mas não esqueça de interagir com eles, dando continuidade as respostas. Sem dúvida alguma é uma excelente estratégia para impulsionar os comentários do seu conteúdo no Instagram.

Defina um horário para postar

Defina horários no Instagram
Defina horários no Instagram

Antes de você definir um horário fixo para as sua publicações, primeiramente, teste diversos horários de postagens. Depois, analise qual é horário de maior engajamento dos seus seguidores. Se possível, defina três períodos distintos, manhã, tarde e noite, para fazer as suas publicações. E, as faça diariamente.

Defina um horário para responder os comentários

Fazer uma postagem é importante. Mas, responder aos comentários recebidos na postagem, tem uma importância maior, sabia? Isso, fará com que você se aproxime dos seus seguidores, “dizendo a eles o tão importante eles são”. E, é claro, eles mesmo irão retribuir suas novas postagens curtindo, comentando e compartilhando. Pode ter certeza disso.

Da mesma forma, que você definiu um horário para fazer a sua publicação, defina também, um horário para responder. Use o mesmo horário das suas publicações ou algum outro, no formato: manhã, tarde e noite. Mas, primeiro, não esqueça de analisar qual horário você possui o maior tráfego de comentários em suas postagens. E, estabeleça de forma fixa esse horário.

Mas, como conseguir novos seguidores no Instagram e ter sucesso no meu perfil?

Para que você possa conseguir ter novos seguidores reais no seu perfil do Instagram e ter visibilidade nas suas publicações, a receita é simples. Não tem segredo. Você precisará de dedicação e seguir as seguintes regras:

  • uma imagem vale mais do que mil palavras. Publique uma imagem que chame a atenção dos seus seguidores;
  • faça uma legenda que descreva da melhor forma possível a sua imagem. Conte uma história;
  • faça pesquisa no Instagram para localizar o seu público alvo. Pesquise interesses comuns e siga essas pessoas;
  • defina um horário para as suas publicações e respostas dos comentários;
  • ao receber comentários e curtidas em sua publicação, retribuía, respondendo ao comentário ou fazendo uma pergunta. Não deixe de interagir;
  • promova sorteios. Faça parcerias;
  • use e abuse do Instagram Stories e ganhe muitas curtidas;
  • faça vídeos curtos. Faça os seus seguidores permanecerem o maior tempo possível, em sua publicação no Instagram;
  • se for um perfil de negócios, fique longe de assuntos polêmicos;
  • gere visitas para o seu site, caso tiver, inserindo o link dele na bio ou fazendo uso do Linktree;
  • análise a concorrência;
  • siga perfis famosos;
  • esteja presente sempre no Instagram

Conclusão – Como conseguir novos seguidores no Instagram

Aprender como conseguir seguidores no Instagram não é complicado, e o melhor, ganhar seguidores reais. O que você irá precisar é se dedicar para alcançar o seu objetivo.

Planeje as suas ações e tenha seguidores dispostos a contribuir com o seu perfil. Faça com que eles sejam fieis, seus parceiros.

Dê a eles o que eles querem, um conteúdo rico e de qualidade que farão com que eles, divulguem a sua publicação, podendo alcançar muito mais seguidores e curtidas.

Com todas essas dicas e com o seu esforço, com toda a certeza, acontecerá o inverso. As pessoas irão te seguir, espontaneamente.

E, o principal objetivo você conquistou: ganhou novos seguidores no Instagram e fortaleceu a sua marca nessa, que é uma das maiores redes sociais, do momento.