Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google

Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google

Atualmente, ter um site na primeira página da busca orgânica do Google é a melhor forma de divulgar a sua marca, prestação de serviço ou o seu negócio na internet. Você ganha credibilidade e um excelente incentivo para gerar visitas gratuitas e atrair um grande tráfego para o seu site, de forma segmentada. Sendo ideal, inclusive, para impulsionar e consolidar a sua marca na web.

Mas, como é possível ter um site nas primeiras posições das pesquisas Google? Bom, se você pesquisou como anunciar e colocar seu site na primeira página do Google sem pagar nada e chegou até nós, é porque podemos ajudar.

Inclusive, para que você possa acompanhar o desempenho da sua página web na internet, em especial, no Google. Clique aqui e saiba como cadastrar o seu site no Google Search Console e enviar a sua página e anunciar sem nenhum custo na internet.

Veja abaixo, o que você irá encontrar neste artigo, para ter êxito e fazer o anúncio do seu site aparecer gratuitamente nas primeiras posições do principal mecanismo de pesquisas da internet.

Porque é importante meu site aparecer na primeira página do Google?

Porque é importante meu site aparecer na primeira página do Google?
Porque é importante meu site aparecer na primeira página do Google?

Você sabia que apesar de ser um desejo de 11 a cada “10” donos de sites, muitos ainda ignoram a pesquisa orgânica na internet? Eles acreditam que o fato de ter um site e, simplesmente, divulgá-lo boca a boca, já está de bom tamanho. Algumas pessoas não se preocupam em realizar a otimização do seu site, por acreditar ser, totalmente, desnecessário. Mas, como você está aqui, com toda a certeza, deve saber que otimizar um site é muito mais do que necessário, é essencial. Principalmente, tratando-se de estar nas primeiras posições Google.

Ter um anúncio e aparecer na primeira página das pesquisas, do Bing, Yahoo e, principalmente, o Google, gratuitamente, é sinônimo de sucesso e de muitas visitas na internet. Esses sistemas de pesquisas online, são as maiores vitrines quando o assunto é “fazer pesquisas na internet“. Vale lembrar, que uma busca orgânica é responsável por mais de 33% dos acessos na web e estar na primeira página, representa 85% do tráfego dos sites.

Geralmente, quando o usuário faz uma pesquisa na internet, poucas vezes ele avança para a segunda página. Imagine então, os sites que estão “mais distantes”, será que eles serão encontrados? Sendo assim, é extremante importante, estar bem posicionado nos resultados das pesquisas orgânicas, com as suas principais palavras chaves.

E, para que a sua página web tenha muitos acessos, ela deve ser encontrada e, consequentemente, ser vista nas primeiras posições dos buscadores. Mas, para que isso aconteça, são necessárias algumas regras que irão lhe auxiliar nesse posicionamento. Mas, como isso é possível?

Tanto o meu site como o site da minha empresa não aparecem no Google, o que é preciso fazer?

Possivelmente, o seu site ou da sua empresa já estão na busca orgânica do Google. Para confirmar de fato, simplesmente, siga os passos abaixo:

  1. Abra o navegador de internet e digite: www.google.com.br;
  2. Na caixa de pesquisa Google, digite: site:www.seusite.com.br e pressione Enter;
Como fazer meu site ou o site da minha empresa aparecer na primeira página do Google
Como fazer meu site ou o site da minha empresa aparecer na primeira página do Google

Caso a sua página seja exibida no resultado de pesquisa, significa, que sim, ela já está no Google. O que falta, na verdade, é otimizá-la para que a mesma seja encontrada pelas suas palavras chaves.

Pode acontecer, também, dela não ser exibida. Nesse caso, haverá a necessidade de “informar” ao Google, que você deseja fazer com que o seu site ou o da sua empresa apareça nos resultados de pesquisas.

Isso, é claro, não significa posicioná-lo na primeira página, apenas cadastrá-lo. Para saber como fazer seu site ou o da sua empresa aparecer no Google, clique aqui e siga o nosso passo a passo e saiba como anunciar no Google gratuitamente.

Nas próximas linhas deste artigo, não esqueça que você terá a fórmula “mágica” de fazer o seu anúncio gratuito na primeira página do Google, podendo inclusive, aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do buscador.

Quanto custa aparecer na primeira página do Google?

Quando falamos em estar presente na internet e aparecer na primeira página do Google, com toda a certeza, vem a seguinte pergunta: “Mas, quanto custa na verdade aparecer na primeira página do Google?“. Na verdade, estar presente nas primeiras posições da busca orgânica do Google, é grátis. De fato, não há nenhum custo para isso.

Para que isso seja possível, você terá que investir os seus melhores esforços de concentração, paciência e tempo. Dessa forma, para alcançar o topo do Google e as suas primeiras posições, o investimento a ser realizado, caso não queira uma consultoria especializada para isso, dependerá de quanto vale o seu tempo e dedicação para fazer seu site estar na primeira página do Google. Nessa caso, acreditamos que você sabe o quanto poderá custar esses esforços, não é mesmo?

Como funciona uma pesquisa no Google

Segundo a Netcraft, existem mais de 900.000.000 de sites. É claro, nem todos abordam o mesmo assunto e, também, não tem a mesma qualidade, seja de conteúdo, layout, performance e etc. Para que o Google possa posicionar um determinado site, simplesmente, ele faz um leilão. Dessa forma, diversos fatores estão envolvidos e você conhecerá alguns deles ao longo da nossa publicação, que poderão colocá-lo em destaque na internet.

Na verdade, temos uma guerra silenciosa travada onde bilhões de sites desejam o mesmo objetivo, alcançar a primeira página do Google e por que não, o primeiro lugar?

Primeira Página do Google: Atualize o seu site sempre

Após os dados acima, você deve fazer estar se perguntando: Existem muitos sites, será que é possível ter um anúncio grátis no Google e estar bem posicionado sem pagar nada? E a concorrência, também fará o mesmo que eu?

A resposta para a primeira pergunta, é “sim”. Em relação a segunda, … Talvez. Mas, então, o que fazer?

Por isso, é importante, sempre efetuar modificações, por menores que sejam, no mínimo a cada 06 meses, sempre verificando o posicionamento nos buscadores. E, a melhor maneira para fazer esse procedimento, é manual, sendo feita por você mesmo.

Existem ferramentas que realizam esse procedimento na web, como a densidade de palavras chaves, posicionamento de uma determinada página de internet para uma palavra chave específica e por ai, vai. Sinceramente, não recomendamos nenhuma. Exceto, as próprias ferramentas do Google, que veremos ao longo do texto. Não seja preguiço (a) e coloque você mesmo (a) a mão na massa, seguindo as nossas dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas.

Quero que o meu site na primeira página do Google, por onde eu começo?

A primeira coisa que você tem que ter em mente é saber por qual ou quais palavras chaves você quer que sua página web fique bem posicionada nas pesquisas Google. Partindo desse princípio, faça você mesmo uma busca, utilizando os termos desejados.

Pesquise e analise os concorrentes para aparecer na primeira página do Google

Com os termos pesquisados, analise como a concorrência “se comporta” nos resultados de buscas, principalmente, os dez primeiros resultados.

Peça aos seus familiares, amigos, enfim, pessoas do seu círculo, que também façam o mesmo que você. Pergunte a elas, quais termos de pesquisa elas poderiam “pesquisar” o seu site. Como assim? Resumindo, isso ajudará a ter uma métrica de quais palavras chaves utilizar no texto do seu artigo ou página do produto.

Explore as seguintes informações dos seus “concorrentes”, dando uma atenção maior para:

  • URL Final – na barra de endereço do navegador
  • Título – a maneira como é exibido no mecanismo de busca;
  • Descrição – da mesma forma que o título;
  • Tempo de carregamento do site – quanto mais rápido o visitante interagir, há grandes possibilidades de melhorar o posicionamento, com mais alguns fatores, é claro;
  • Distribuição do conteúdo interno – Sim, leia o conteúdo dos concorrentes por completo. Analise como está sendo feita a organização. Se há subtítulos, onde as palavras chaves estão aparecendo, links para outros sites como referência, … analise tudo.

A concorrência

Primeira Página do Google – A Concorrência
Primeira Página do Google – A Concorrência

As informações acima são o mínimo que você precisa. Com base nelas, crie o conteúdo do seu artigo, tendo como base seus concorrentes.

Não copie em hipótese alguma nenhum conteúdo já existente. Escreva o texto do seu artigo ou produto da sua loja virtual, normalmente. Faça tudo de forma natural.

Melhores práticas para colocar o seu site nas primeiras posições do Google

Agora, chegou a hora de dar as respostas para as suas dúvidas e ter a sua página bem posicionada nas pesquisas Google. Você irá utilizar as melhores práticas de como colocar o seu site na primeira página do Google e ter mais visibilidade na internet. Não perca tempo, incie agora!

SEO é o ponto de partida para estar nas primeiras posições do Google

SEO – Primeira Página do Google
SEO – Primeira Página do Google

Chegou a hora de você desvendar esse mistério e aprender algumas técnicas e estratégias SEO eficientes, para divulgar e deixar o seu site aparecer na melhor posição, do buscador mais famoso do mundo e “bombar” com muitos acessos na internet e, ainda por cima, sem custo algum.

Alcançar esse feito, pode parecer um mito, mas essa lenda, pode se tornar realidade e não é um “sonho” tão distante. Tudo bem, já sabemos que você está pensando: “De novo, mais um falando sobre o mesmo assunto?” Ok, somos mais um sim, mas, de fato, a RHB Informática está lá, desde 2009, e queremos compartilhar a nossa experiência e o que é necessário para fazer parte desse seleto grupo e triplicar os seus acessos na internet.

Mas, o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) ou, em tradução livre para o bom e velho português, significa: Otimização para os Mecanismos de Buscas. Resumindo, é a arte de melhorar o posicionamento de uma página web, nos resultados da pesquisa orgânica, com o objetivo de fazer um site aparecer na primeira página ou, até mesmo, é claro, no primeiro lugar do Google, gratuitamente.

Os mecanismos de buscas, em sua maioria surgiram no final dos anos 90. O pioneiro deles, foi o Archie, que na verdade, era um sistema de buscas que mantinha em seu índice, uma lista de servidores FTP públicos. Permitindo acessá-lo e baixar conteúdo gratuitamente. Com o passar dos anos, novos buscadores surgiram. Entre eles, podemos destacar o Yahoo Search, Lycos, MSN Search e muitos outros, e, é claro, o Google.

Mas, foi no final dos anos 90 e início dos anos 2000, que o SEO surgiu com força. Naquela época, como hoje, mais do que nunca, os donos de site começaram a ver na internet uma excelente maneira de ganhar dinheiro. Para isso, era necessário posicionar a sua página web, nas primeiras posições dos mecanismos de buscas e, como não poderia de ser, à frente da concorrência.

Diferente de hoje, era “mais fácil“, pois não haviam as “regras” que iremos conhecer a seguir. Pois, antes era fazer um texto e enchê-lo de palavras chaves, publicar na web e estava tudo resolvido. Hoje, na verdade, existem regras “de ouro” que deverão ser seguidas para aparecer na primeira posição do Google gratuitamente.

Em relação ao SEO, temos tanto On-Page, Off-Page e Local. Mas qual a diferença entre eles?

SEO On-Page

SEO On-Page
SEO On-Page

Toda estratégia realizada “internamente” em sua página web é conhecida como SEO-On Page. Onde, podemos destacar a parte estrutural, bem como, as palavras chaves, conteúdo, domínio, endereço das url’s da sua página e muito mais, conforme veremos a seguir:

  • Palavras-Chaves

Defina quais palavras chaves serão relevantes para o seu artigo. O próprio Google possui duas ferramentas online que possibilitam isso:

Utilize palavras de “cauda longa”, ou seja, frases. Inicialmente, são mais “fáceis” de posicionar. Elas possuem tráfego menor, mas com maior potencial de posicionamento no topo das pesquisas. E, naturalmente, as palavras curtas, também, terão um melhor posicionamento a longo prazo.

  • Conteúdo

Ter um excelente conteúdo é vital para estar nas primeiras posições do Google
Ter um excelente conteúdo é vital para estar nas primeiras posições do Google

Escreva o conteúdo do seu artigo, detalhe o máximo possível. O ideal é que o texto do seu artigo deverá ter, no mínimo 500 (quinhentas) palavras, sendo o ideal, no mínimo 1000 (mil) palavras.

Repita a sua palavra-chave, tanto no singular como no plural e os sinônimos dela, pelo menos, 03 vezes ao longo do texto, com base na quantidade de palavras mencionadas anteriormente (500). Faça com seu texto seja exclusivo e único. Evite ser penalizado e banido do índice de pesquisas da internet, por excesso de palavras chaves ou conteúdo repetido.

Inclua no seu artigo, subtítulos relacionados ao seu texto. Faça o texto de cada subtítulo, com no máximo, 300 palavras, se possível. Utilize as hierarquias de cabeçalho.

Em relação aos parágrafos, faço-os de forma curta com no máximo, 150 (cento e cinquenta) palavras.

Utilize a frase ou palavra chave no início do seu artigo, entre as 100 (cem) primeiras palavras, no meio e no final do seu texto. Dessa forma, torna-se mais fácil, o seu artigo ter êxito nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas e aparecer na primeira página ou, até mesmo, no primeiro lugar do Google.

  • Crie um Sumário

Ao criar o seu conteúdo com o uso de subtítulos, facilite a navegação do visitante e crie um índice de navegação, estilo sumário. Isso, com toda a certeza, irá facilitar com que as pessoas possam acessar um determinado assunto em seu artigo, de forma mais prática, sem a necessidade de “rolar a tela”. Inclusive, o próprio Google usa esse formato para exibição nas SERP’s, tornando o conteúdo da sua página muito mais relevante.

Esta mesma página, usa um índice e como você pode perceber na imagem abaixo, o Google faz referência a um dos tópicos presentes no sumário, para exibi-la nos resultados de pesquisa.

Quanto custa parecer na primeira página do Google
Quanto custa parecer na primeira página do Google

E, tudo isso, acontece porque o conteúdo é “grande”, possibilitando posicionar por inúmeras palavras na primeira página. Teste, mude e ouse e chegue ao topo, no primeiro lugar do Google.

  • Título

O título da sua página, deverá ter no máximo, 63 caracteres. Ele será mostrado nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas para o usuário, ao realizar a sua busca. Sendo fundamental ser claro e conciso.

Inclua a sua palavra-chave principal no início. O melhor é escrever o título quando finalizar o seu texto, dessa forma, você terá a certeza  de qual será o assunto principal do seu site ou blog. Lembrando que, para cada página, um título diferente.

  • Descrição

Também visualizada nas pesquisas Google, a descrição será o coração para o sucesso das visitas em seu site. Ela que fará aguçar a curiosidade e o clique do usuário, em seu anúncio, exibindo informações, de forma resumida, da sua página web, bem como, as palavras chaves, pesquisadas.

Faça uma breve descrição do conteúdo que aquela página oferecerá ao usuário. Utilize, entre 140 e 153 toques, incluindo a sua palavra-chave, tanto no singular, plural e sinônimos. Evite usar letras maiúsculas, em excesso. Da mesma forma que o título, para cada página, uma descrição diferente.

  • Domínio

O nome do domínio é muito importante, mas não precisa ter, necessariamente, a sua palavra chave. O importante aqui é seja algo simples e fácil de ser lembrado pelo seu visitante.

  • Url das páginas internas

As urls internas deverão ser escritas com base no título do seu artigo. Ou seja, nela deverá conter a palavra-chave principal do seu conteúdo. Utilizando o formato abaixo:

www.meusite.com.br/minha-pagina

  • Idade do domínio

A idade do domínio não é tão importante para um melhor posicionamento. Mas, quanto maior o tempo de expiração do domínio, melhor posicionado poderá ficar o seu site, em relação ao termo buscado. O Whois, é um local onde você terá informações referentes a um domínio como data de criação, responsável, data de expiração, mudanças de servidor, entre outros.

  • Site responsivo x Site AMP

Um site responsivo se ajusta automaticamente a tela de todos os dispositivos, independente do seu tamanho. Um site AMP (Accelerated Mobile Pages Project), tende a melhorar a velocidade em dispositivos móveis. De forma não oficial, o Google, quer que em pouco tempo, todos os sites tenham a tecnologia AMP.

Você poderá saber se a sua página web é ou não responsiva, acessando o Google Mobile-Friendly Test. Através dessa mesma ferramenta, será possível verificar se existem recursos que estão sendo bloqueados, impedindo o carregamento total dos elementos utilizados em seu site, para análise do Google. Portanto, caso a sua página tenha algo que impeça a visualização adequada, poderá prejudicar o posicionamento dela nas pesquisas Google.

  • Hospedagem

Existem inúmeras empresas e tipos de hospedagem que irão armazenar e disponibilizar o seu conteúdo web. Como tipos de hospedagem temos: compartilhada, VPS, cloud e dedicada, qual a diferença entre elas? Vamos explicar de uma forma bem didática, a diferença entre os tipos de hospedagem:

    • Compartilhada – seria como você morar em um apartamento e não poder remover uma parede, sem o consentimento de todos. Isso, se puder;
    • VPS – imagine você morar em um condomínio fechado. A casa é sua, mas existem certas limitações;
    • Cloud – similar a VPS. Mas, com a ideia de você ter uma casa em cada região específica e estar em todos os locais. Servindo ao mesmo tempo, os seus vizinhos.
    • Dedicada – a casa é sua e você faz o que quiser em qualquer local.

Escolher a hospedagem adequada, poderá garantir o sucesso e a velocidade da sua página web. Neste artigo aqui, você poderá conhecer um pouco da Hospedagem VPS da Locaweb. Mas, é claro, a escolha é sua. Antes de contratar qualquer hospedagem, pesquise e muito. Tire todas as suas dúvidas antes de concretizar a sua contratação. Pois, com certeza, ela será vital para o bom desempenho e performance do seu site.

  • Imagens

O uso incorreto das imagens poderá minar a possibilidade do seu site de estar na primeira página do Google. Ao utilizar imagens, faça o possível para que as dimensões utilizadas sejam a “correta”. Evite redimensioná-las, direto em seu site. Utilize os formatos .jpeg, para fotos e .png para imagens com “poucas” cores, como por exemplo, o logo da sua empresa ou página web.

Uma outra dica também, é utilizar imagens como fundo e usar ícones de redes sociais personalizados, utilizando Font-Awesome, como o objetivo de reduzir recursos do seu servidor de hospedagem, melhorando o desempenho e a velocidade da sua página web.

Não podemos esquecer que as imagens deverão ter um nome, relacionado ao conteúdo do seu artigo. Ao tirar a foto de um produto, por exemplo, ao invés de manter o nome padrão da câmera fotográfica – IMG0001.jpg -, dê um nome relacionado ao seu texto. Se for um produto use: nome-do-produto.jpg.

Use também os atributos HTML, title e alt, para colocar um texto descritivo em sua imagem. Como os mecanismos de buscas ainda não “entendem” uma imagem, o uso desses atributos facilitará a leitura e a compreensão delas nos resultados de pesquisa, podendo apenas com esse detalhe, posicionar melhor o seu site.

Inclusive, o uso dessas tags, também permitirá, caso a imagem não tenha sido carregada de forma adequada em sua página web, que aquele espaço em branco, é referente a uma imagem que não está sendo exibida no momento. E, as mesmas tags, também fará com que a sua página web tenham acessibilidade. Permitindo com que qualquer pessoa possa usar e acessar o seu site.

  • Utilize o cache do navegador

Aproveite sempre o cache do navegador, para elementos estáticos como imagens (.jpeg, .png. gif, …), .pdf, elementos multimídia (áudio e vídeo), .js, .css, … Isso, fará com que o carregamento da sua página seja mais rápido.

  • Estrutura do código do seu site

Estrutura do código HTML
Estrutura do código HTML

Esteja consciente que a estrutura do código que o seu site foi desenvolvido tem impacto em três situações extremamente importantes:

  • velocidade – lembre, quando mais rápido o usuário puder interagir, melhor. Utilize o GTmetrix e monitore a velocidade dele;
  • relevância para os mecanismos de buscas – tenha em mente que o conteúdo do seu artigo seja único e exclusivo e não uma cópia de algo que já existe;
  • acessibilidade – seu site deverá ser compatível com todos os dispositivos de visualização, como por exemplo: notebook, desktop, tablets, iPad, iPhone, smartphone, … Não crie layouts pesados. Evite utilizar muitos recursos visuais, por mais bonitos que sejam, eles deixarão sua página web lenta. Resumindo, seja simples, mas com qualidade. Utilize o PageSpeed e monitore eventuais melhorias de acessibilidade.
  • Criptografia SSL (https:)

Se o seu site capta informações financeiras ou pessoais dos seus visitantes, então, está na hora de utilizar a criptografia SSL para ele. Esse tipo de criptografia demonstra segurança e seriedade para o visitante em sua página web.

Atualmente, o Google vem priorizando sites que usam criptografia SSL. Existem empresas que disponibilizam esse serviço gratuitamente como a Let’s Encrypt, por exemplo.

  • Malwares

Remova malwares e todo o tipo de ameaça que possa ocasionar lentidão e dificuldade de acesso ao seu site.

  • CDN

CDN é uma rede que distribui o conteúdo web em vários servidores, melhorando a velocidade, desempenho e segurança. Principalmente, se o seu site for acessado por pessoas em diversas partes do planeta, com toda a certeza, usar CDN melhorará a performance da sua página web.

Ao escrever o seu artigo, crie links de ligação para outras páginas (links internos) do seu site, como também, para outros sites (links externos). Essa ligação, tem o objetivo de complementar o assunto do seu artigo, como também, facilitar a referência para o usuário, se houver.

Como exemplo, ao longo deste artigo, ao utilizarmos alguns termos, fazemos referência a outros sites e páginas internas da RHB Informática, com os seus respectivos links.

Portanto, ao fazer esse procedimento você enriquece o seu conteúdo, bem como, dá ao visitante da sua página web a possibilidade de visitar outras páginas do seu próprio site. Melhorando inclusive a taxa de rejeição e o tempo médio de permanência em seu site.

  • Taxa de rejeição

A taxa de rejeição nada mais é do que o tipo de ação que o usuário realizou ao pesquisar e acessar a sua página. Como funciona?

Caso o visitante tenha feito uma pesquisa, clicando no seu resultado de busca, entrando no seu site e saindo imediatamente … ponto negativo. Se ele esperou a página carregar, rolou a página e clicou em algum link. Maravilha!

A taxa de rejeição “adequada” varia entre 0% (sonho) e 60%. Para chegar a esses números, crie conteúdo de qualidade e interligue-os.

  • Tempo médio de permanência

Tempo Médio de Permanência – Primeira Página do Google
Tempo Médio de Permanência – Primeira Página do Google

O tempo médio de permanência é o período que o usuário permaneceu em sua página web. Um minuto, é um tempo aceitável, mas dependerá de alguns fatores como:

    • Qtde. de caracteres do conteúdo do seu artigo – conteúdo longo, maior o tempo;
    • Links internos – ligação para outras páginas do seu site, diminui a taxa de rejeição, aumentando o tempo médio do usuário nele.

Crie conteúdos que possam prender a atenção do usuário. Dessa forma, você irá reduzir a taxa de rejeição e aumentará o tempo de permanência.

SEO Off-Page

SEO Off-Page
SEO Off-Page

Inegavelmente, essa ação, no caso, Link Building é a melhor estratégia a curto prazo, de melhorar o posicionamento e fazer como que a sua página web apareça no topo do Google.

Link Building é a estratégia de adquirir apontamentos de outros sites para alguma página do seu próprio site. Isso, pode ser conseguido de inúmeras formas, como por exemplo, através das:

  • redes sociais;
  • web 2.0;
  • fóruns;
  • comentários em outros sites;
  • conteúdo de qualidade;
  • imagens no Pinterest e Flickr;
  • e muito mais.

Não caia na armadilha de adquirir links de forma ilegal e achar que ter muitos de links de outros sites apontando para o seu, irá favorecê-lo. O tempo muda e o algorítimo do Google, também. E, você poderá ser banido do Google, juntamente do sonho de estar na primeira página do buscador. O conteúdo do seu site fará com que tudo aconteça, normalmente.

  • Redes Sociais

Compartilhe o link do seu artigo nas redes sociais. E faça com que as pessoas façam o mesmo, insira links de compartilhamento para a sua página nas redes sociais. Caso não tenha uma página criada nas redes sociais, crie uma (Google+, Twitter, Facebook, Pinterest e outras redes sociais). Dê uma atenção maior ao Google+. O Google e os demais mecanismos de buscas analisam o fator social, como uma métrica para o seu site.

SEO Local

SEO Local
SEO Local

Atualmente, com a explosão do uso dos smartphones, as pesquisas em dispositivos móveis ganharam muita mais importância. Quando realizamos uma pesquisa por um café, restaurante, usando um smartphone, os resultados de pesquisa Google e dos demais mecanismos de buscas, mostram negócios que estão próximos de onde estamos. Isso, chama-se SEO Local.

O SEO Local de forma direta, tem o poder de impulsionar pequenos negócios localmente. Mas, para que isso possa acontecer, esse “pequeno negócio” precisa estar presente na internet, com a sua página web, perfil nas redes sociais ou através do Google Meu Negócio.

  • Google Meu Negócio

Se a sua página de internet é um negócio físico ou virtual, cadastre-o no Google Meu Negócio. O objetivo é exibir a sua marca de forma regionalizada, no Google Maps e na Pesquisa Google, aumentando a sua visibilidade, como dito anteriormente. Inclusive, você poderá exibir conteúdos e atualizações do seu negócio com essa ferramenta.

Ferramentas Google para analise do seu site

Uma vez que você possuí um site, os próprios mecanismos de buscas, como o Bing e o Google, indexam a sua página web na internet. Mas, mesmo sendo feita a indexação, não será possível ser feita nenhuma análise do seu site, caso a sua página web não esteja cadastrada nas ferramentas que, nesse caso, o próprio Google e os demais mecanismos de pesquisas possuem.

Dessa forma, será possível saber a taxa de rejeição, tempo de permanência, página visitadas, termos de pesquisa e muito mais. O Google Webmasters e o Google Analytics são duas ferramentas do próprio Google, que possibilitam extrair essas informações.

  • Google Webmasters

Ferramenta que permite monitorar o desempenho da sua página web, nos resultados de pesquisa. Clique aqui para acessar.

  • Google Analytics

Ferramenta que permite acompanhar inúmeras estatísticas do seu site. Clique aqui para acessar.

Conclusão: Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google

Ter um site na primeira página do Google não é difícil. Seguindo os passos mencionados acima, com toda a certeza, você irá conquistar muitos acessos para a sua página web, gerando um grande tráfego. Otimizar um site é fundamental e para alcançar esse objetivo, nunca a otimização em segundo plano.

Caso, você queira aprender mais a fundo como otimizar um site e aparecer grátis nas primeiras posições do Google, este Curso de SEO irá lhe ajudar a desvendar todos os mistérios. Caso queira, um treinamento SEO in company, este curso para empresas é ideal para auxiliar os seus colaboradores presencialmente.

Esperamos ter ajudado a entender melhor, como funciona o sistema de busca do Google e o que ele prioriza para que você possa ter o seu site no topo dos buscadores e a tão sonhada primeira página do gigante de buscas.

Caso você tenha um site e não sabe por onde começar a melhorar o posicionamento dele ou se deseja ter um, entre em contato com a Consultor SEO BR e solicite um orçamento.

Não esqueça de compartilhar a nossa dica de “Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google” e curtir a nossa página nas redes sociais.