Mito de posicionamento Google

Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google

Atualmente, ter um site na primeira página da busca orgânica do Google é a melhor forma de divulgar a sua página web. Você ganha credibilidade, sendo um incentivo para gerar visitas gratuitas, atraindo um grande tráfego para o seu site. Sendo ideal para impulsionar e consolidar a sua marca na internet.

Mas, como é possível ter um site nas primeiras posições das pesquisas Google? Bom, se você pesquisou como anunciar e colocar seu site na primeira página do Google sem pagar nada e chegou até nós, é porque podemos ajudar.

Veja abaixo, o que irá encontrar para ter êxito e fazer o anúncio do seu site aparecer gratuitamente nas primeiras posições do principal mecanismo de pesquisas da internet.

Porque é importante meu site aparecer na primeira página do Google?

Você sabia que apesar de ser um desejo de 11 a cada “10” donos de sites, muitos ainda ignoram a pesquisa orgânica na internet? Eles acreditam que o fato de ter um site e, simplesmente, divulgá-lo já está de bom tamanho. Algumas pessoas não se preocupam com a otimização de sites, por acreditar ser totalmente, desnecessário. Mas, como você está aqui, é fato que otimizar um site é muito mais do que necessário. Principalmente, tratando-se de estar nas primeiras posições Google.

Ter um anúncio e aparecer na primeira página das pesquisas, do Bing, Yahoo e, principalmente, o Google, gratuitamente, é sinônimo de sucesso e de muitas visitas na internet. Esses sistemas de pesquisas online, são as maiores vitrines quando o assunto é “fazer pesquisas na internet“. Vale lembrar, que uma busca orgânica é responsável por mais de 33% dos acessos na web e estar na primeira página, representa 85% do tráfego dos sites.

Geralmente, quando o usuário faz uma pesquisa na internet, poucas vezes ele avança para a segunda página. Imagine então, os sites que estão “mais distantes”, será que eles serão encontrados? Sendo assim, é extremante importante, estar bem posicionado nas pesquisas, com as suas principais palavras chaves.

E, para que a sua página web tenha muitos acessos, ela deve ser encontrada e, consequentemente, ser vista nas primeiras posições dos buscadores. Mas, para que isso aconteça, são necessárias algumas regras que irão lhe auxiliar nesse posicionamento. Mas, como isso é possível?

SEO é o ponto de partida para estar nas primeiras posições do Google

Chegou a hora de você desvendar esse mistério e aprender algumas técnicas SEO eficientes, para divulgar e deixar o seu site na melhor posição, do buscador mais famoso do mundo e “bombar” com muitos acessos na internet e, ainda por cima, sem custo algum.

Alcançar esse feito, pode parecer um mito, mas essa lenda, pode se tornar realidade e não é um “sonho” tão distante. Tudo bem, já sabemos que você está pensando: “De novo, mais um falando sobre o mesmo assunto?” Ok, somos mais um sim, mas, de fato, a RHB Informática está lá, desde 2009, e queremos compartilhar a nossa experiência e o que é necessário para fazer parte desse seleto grupo e triplicar os seus acessos na internet.

Como funciona uma pesquisa no Google

Segundo a Netcraft, existem mais de 900.000.000 de sites. É claro, nem todos abordam o mesmo assunto e, também, não tem a mesma qualidade, seja de conteúdo, layout, performance e etc. Para que o Google possa posicionar um determinado site, simplesmente, ele faz um leilão. Dessa forma, diversos fatores estão envolvidos e você conhecerá alguns deles ao longo da nossa publicação, que poderão colocá-lo em destaque na internet.

Primeira Página do Google: Atualize o seu site sempre

Após os dados acima, você deve fazer estar se perguntando: Existem muitos sites, será que é possível um anúncio grátis no Google e estar bem posicionado sem pagar nada? E a concorrência, também fará o mesmo que eu?

A resposta para a primeira pergunta, é “sim”. Em relação a segunda, … Talvez. Mas, então, o que fazer?

Por isso, é importante, sempre efetuar modificações, por menores que sejam, no mínimo a cada 06 meses, sempre verificando o posicionamento nos buscadores. E, a melhor maneira para fazer esse procedimento, é manual, sendo feita por você mesmo.

Existem ferramentas que realizam esse procedimento na web, como a densidade de palavras chaves, posicionamento de uma determinada página de internet para uma palavra chave específica e por ai, vai. Sinceramente, não recomendamos nenhuma. Exceto, as próprias ferramentas do Google, que veremos ao longo do texto. Não seja preguiço (a) e coloque você mesmo (a) a mão na massa, seguindo as nossas dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas.

Quero que o meu site na primeira página do Google, por onde eu começo?

SEO – Primeira Página do Google
SEO – Primeira Página do Google

A primeira coisa que você tem que ter em mente é saber por qual ou quais palavras chaves você quer que sua página web fique bem posicionada nas pesquisas Google. Partindo desse princípio, faça você mesmo uma busca, utilizando os termos desejados.

Pesquise e analise os concorrentes para aparecer na primeira página do Google

Com os termos pesquisados, analise como a concorrência “se comporta” nos resultados de buscas, principalmente, os dez primeiros resultados.

Peça aos seus familiares, amigos, enfim, pessoas do seu círculo, que também façam o mesmo que você. Pergunte a elas, quais termos de pesquisa elas poderiam “pesquisar” o seu site. Como assim? Resumindo, isso ajudará a ter uma métrica de quais palavras chaves utilizar no texto do seu artigo.

Explore as seguintes informações dos seus “concorrentes”, dando uma atenção maior para:

  • URL Final – na barra de endereço do navegador
  • Título – a maneira como é exibido no mecanismo de busca;
  • Descrição – da mesma forma que o título;
  • Tempo de carregamento do site – quanto mais rápido o visitante interagir, há grandes possibilidades de melhorar o posicionamento, com mais alguns fatores, é claro;
  • Distribuição do conteúdo interno – Sim, leia o conteúdo dos concorrentes por completo. Analise como está sendo feita a organização. Se há subtítulos, onde as palavras chaves estão aparecendo, links para outros sites como referência, … analise tudo;

A concorrência

Primeira Página do Google – A Concorrência
Primeira Página do Google – A Concorrência

As informações acima são o mínimo que você precisa. Com base nelas, crie o conteúdo do seu artigo, tendo como base seus concorrentes.

Não copie em hipótese alguma nenhum conteúdo já existente. Escreva o texto do seu artigo ou produto da sua loja virtual, normalmente. Faça tudo de forma natural.

Melhores práticas para colocar o seu site nas primeiras posições do Google

Agora, chegou a hora de dar as respostas para as suas dúvidas e ter a sua página bem posicionada nas pesquisas Google. Você irá utilizar as melhores práticas de como colocar o seu site na primeira página do Google e ter mais visibilidade na internet. Não perca tempo, incie agora!

  • Palavras-Chaves

Defina quais palavras chaves serão relevantes para o seu artigo. O próprio Google possui duas ferramentas online que possibilitam isso:

Utilize palavras de “cauda longa”, ou seja, frases. Inicialmente, são mais “fáceis” de posicionar. Elas possuem tráfego menor, mas com maior potencial de posicionamento no topo das pesquisas.

  • Conteúdo

Escreva o conteúdo do seu artigo, detalhe o máximo possível. Seu texto deverá ter, no mínimo 500 palavras, sendo o ideal, acima de 2000.

Repita a sua palavra-chave, tanto no singular como no plural e os sinônimos dela, pelo menos, 03 vezes ao longo do texto, com base na quantidade de palavras mencionadas anteriormente (500). Faça com seu texto seja exclusivo e único. Evite ser penalizado e banido do índice de pesquisas da internet, por excesso de palavras chaves.

Inclua no seu artigo, subtítulos relacionados ao seu texto. Faça o texto de cada subtítulo, com no máximo, 300 palavras, se possível. Utilize as hierarquias de cabeçalho.

  • Título

O título da sua página, deverá ter no máximo, 63 caracteres. Esse título é o que será mostrado nos mecanismos de buscas para o usuário, ao realizar a pesquisa. Sendo fundamental ser claro e conciso. Inclua a sua palavra-chave principal no início. O melhor é escrever o título quando finalizar o seu texto, dessa forma, você terá a certeza  de qual será o assunto principal do seu site ou blog. Lembrando que, para cada página, um título diferente.

  • Descrição

Também visualizada nas pesquisas Google, a descrição será o coração para o sucesso das visitas em seu site. Ela que fará aguçar a curiosidade e o clique do usuário, em seu anúncio, exibindo informações, de forma resumida, da sua página web, bem como, as palavras chaves, pesquisadas.

Faça uma breve descrição do conteúdo que aquela página oferecerá ao usuário. Utilize, entre 140 e 153 toques, incluindo a sua palavra-chave, tanto no singular, plural e sinônimos. Evite usar letras maiúsculas, em excesso. Da mesma forma que o título, para cada página, uma descrição diferente.

  • Domínio

Sinceramente, é indiferente.

  • Url das páginas internas

As urls internas deverão ser escritas com o título do seu artigo. Ou seja, nela deverá conter a palavra-chave principal do seu conteúdo. Utilizando o formato abaixo:

www.meusite.com.br/minha-pagina

  • Idade do domínio

A idade do domínio não é tão importante para um melhor posicionamento. Mas, quanto maior o tempo de expiração do domínio, melhor posicionado poderá ficar o seu site, em relação ao termo buscado. O Whois, é um local onde você terá informações referentes a um domínio como data de criação, responsável, data de expiração, mudanças de servidor, entre outros.

Ao criar o conteúdo do seu artigo, facilite a referência para o usuário, se houver. Crie links internos e externos para publicações que possam complementar a sua própria. Como exemplo, ao longo desse artigo fazemos referência a outros páginas de internet e os seus respectivos links.

    • Links Internos – ligação do conteúdo da sua página para uma outra do mesmo domínio;
    • Links Externos – similar a anterior, mas faz referência a links de outros domínios.

Não caia na armadilha de adquirir links de forma ilegal e achar que ter muitos de links de outros sites apontando para o seu, irá favorecê-lo. O tempo muda e o algorítimo do Google, também. E, você poderá ser banido do Google, juntamente do sonho de estar na primeira página do buscador. O conteúdo do seu site fará com que tudo aconteça, normalmente.

  • Taxa de rejeição

A taxa de rejeição nada mais é do que o tipo de ação que o usuário realizou ao pesquisar e acessar a sua página. Como funciona?

Caso o visitante tenha feito uma pesquisa, clicando no seu resultado de busca, entrando no seu site e saindo imediatamente … ponto negativo. Se ele esperou a página carregar, rolou a página e clicou em algum link. Maravilha!

A taxa de rejeição “adequada” varia entre 0% (sonho) e 60%. Para chegar a esses números, crie conteúdo de qualidade e interligue-os.

  • Tempo médio de permanência

Tempo Médio de Permanência – Primeira Página do Google
Tempo Médio de Permanência – Primeira Página do Google

O tempo médio de permanência é o período que o usuário permaneceu em sua página web. Um minuto, é um tempo aceitável, mas dependerá de alguns fatores como:

    • Qtde. de caracteres do conteúdo do seu artigo – conteúdo longo, maior o tempo;
    • Links internos – ligação para outras páginas do seu site, diminui a taxa de rejeição, aumentando o tempo médio do usuário nele.

Crie conteúdos que possam prender a atenção do usuário. Dessa forma, você irá reduzir a taxa de rejeição e aumentará o tempo de permanência.

  • Redes Sociais

Compartilhe o link do seu artigo nas redes sociais. E faça com que as pessoas façam o mesmo, insira links de compartilhamento para a sua página nas redes sociais. Caso não tenha uma página criada nas redes sociais, crie uma (Google+, Twitter, Facebook, Pinterest e outras redes sociais). Dê uma atenção maior ao Google+. O Google e os demais mecanismos de buscas analisam o fator social, como uma métrica para o seu site.

  • Site responsivo x Site AMP

Um site responsivo se ajusta automaticamente a tela de todos os dispositivos, independente do seu tamanho. Um site AMP (Accelerated Mobile Pages Project), tende a melhorar a velocidade em dispositivos móveis. De forma não oficial, o Google, quer que em pouco tempo, todos os sites tenham a tecnologia AMP.

Você poderá saber se a sua página web é ou não responsiva, acessando o Google Mobile-Friendly Test. Através dessa mesma ferramenta, você poderá verificar se existem recursos que estão sendo bloqueados, impedindo o carregamento total para análise do Google, dos elementos utilizados em seu site.

  • Hospedagem

Existem inúmeras empresas e tipos de hospedagem que irão armazenar e disponibilizar o seu conteúdo web. Como tipos de hospedagem temos: compartilhada, VPS, cloud e dedicada, qual a diferença entre elas? Vamos explicar de uma forma bem didática, a diferença entre os tipos de hospedagem:

    • Compartilhada – seria como você morar em um apartamento e não poder remover uma parede, sem o consentimento de todos. Isso, se puder;
    • VPS – imagine você morar em um condomínio fechado. A casa é sua, mas existem certas limitações;
    • Cloud – similar a VPS. Mas, com a ideia de você ter uma casa em cada região específica e estar em todos os locais. Servindo ao mesmo tempo, os seus vizinhos.
    • Dedicada – a casa é sua e você faz o que quiser em qualquer local.

Escolher a hospedagem adequada, poderá garantir o sucesso e a velocidade da sua página web.

  • Imagens

O uso incorreto das imagens poderá minar o seu site de estar na primeira página do Google. Ao utilizar imagens, faça o possível para que as dimensões utilizadas sejam a “correta”. Evite redimensioná-las. Utilize os formatos .jpeg, para fotos e .png para imagens com “poucas” cores, como por exemplo, o logo da sua empresa ou página web.

Uma outra dica também, é utilizar imagens como fundo e usar ícones de redes sociais personalizados, utilizando Font-Awesome, como o objetivo de reduzir recursos do seu servidor, melhorando o desempenho e a velocidade da sua página web.

  • Utilize o cache do navegador

Aproveite sempre o cache do navegador, para elementos estáticos como imagens (.jpeg, .png. gif, …), .pdf, elementos multimídia (áudio e vídeo), .js, .css, … Isso, fará com que o carregamento da sua página seja mais rápido.

  • Estrutura do código do seu site

Esteja consciente que a estrutura do código que o seu site foi desenvolvido tem impacto em três situações extremamente importantes:

  • velocidade – lembre, quando mais rápido o usuário puder interagir, melhor. Utilize o GTmetrix e monitore a velocidade dele;
  • relevância para os mecanismos de buscas – tenha em mente que o conteúdo do seu artigo seja único e exclusivo e não uma cópia de algo que já existe;
  • acessibilidade – seu site deve ser compatível com todos os dispositivos de visualização, como por exemplo: notebook, desktop, tablets, iPad, iPhone, smartphone, … Não crie layouts pesados, evite utilizar muitos recursos visuais, por mais bonitos que sejam, eles deixarão sua página web lenta. Resumindo, seja simples, mas com qualidade. Utilize o PageSpeed e monitore eventuais melhorias de acessibilidade.
  • Criptografia SSL (https:)

Se o seu site capta informações financeiras ou pessoais dos seus visitantes, então, está na hora de utilizar a criptografia SSL para ele. Esse tipo de criptografia demonstra segurança e seriedade para o visitante em sua página web.

  • Malwares

Remova malwares e todo o tipo de ameaça que possa ocasionar lentidão e dificuldade de acesso ao seu site.

  • CDN

Utilize uma CDN. Que é uma rede que distribui o conteúdo web em vários servidores, melhorando a velocidade, desempenho e segurança.

  • Google Webmasters

Ferramenta que permite monitorar o desempenho da sua página web, nos resultados de pesquisa. Clique aqui para acessar.

  • Google Analytics

Ferramenta que permite acompanhar inúmeras estatísticas do seu site. Clique aqui para acessar.

  • Google Meu Negócio

Se a sua página de internet é um negócio físico ou virtual, cadastre-o no Google Meu Negócio. O objetivo é exibir a sua marca de forma regionalizada, no Google Maps e na Pesquisa Google, aumentando a sua visibilidade. Inclusive, você poderá exibir inúmeros conteúdos com essa ferramenta.

Conclusão

Ter um site na primeira página do Google não é difícil. Seguindo os passos mencionados acima, com toda a certeza, você irá conquistar muitos acessos para a sua página web, gerando um grande tráfego. Otimizar um site, é fundamental e para alcançar esse objetivo, nunca deixe de otimizá-lo.

Esperamos ter ajudado a entender um pouco melhor, como funciona o sistema de busca do Google e o que ele prioriza para que você possa ter o seu site nas primeiras posições dos buscadores e a tão sonhada primeira página do gigante de buscas.

Caso você tenha um site e não sabe por onde começar a melhorar o posicionamento dele ou se deseja ter um, entre em contato conosco, clicando aqui e solicite um orçamento.

Não esqueça de compartilhar a nossa dica de “como colocar o seu site na primeira página do Google” e curtir a nossa página nas redes sociais.