Locaweb | Hospedagem de Sites

Neste artigo, vamos falar um pouco da nossa experiência de uso da VPS Locaweb, se ela é, realmente, boa e a melhor opção de hospedagem de sites. Antes de contratar a sua VPS, não deixe de ler o nosso artigo.

Vale lembrar que, não estamos fazendo nenhuma propaganda em relação a empresa. Mas, caso a mesma queira, futuramente, nos dar um desconto em seus serviços, ficaremos felizes.

Desde 2014, somos clientes ou parceiros comerciais da Locaweb. Antes, usávamos os serviços de hospedagem de sites do Terra Empresas. Que por sinal, era ou, ainda, deve ser um excelente serviço. Mas, na época, para podermos incluir mais sites na hospedagem, o custo ficava muito elevado. Por isso, migramos todos os nossos sites para a hospedagem compartilhada Locaweb, que tinha e, ainda tem, um custo benefício mais em conta.

Veja abaixo, em nosso sumário o que você irá encontrar, sobre a VPS Locaweb:

Hospedagem compartilhada Locaweb

Inicialmente, quando contratamos o serviço de hospedagem de sites da Locaweb, em 2014, optamos por usar sua hospedagem compartilhada. De lá para cá, podemos afirmar, com toda a certeza, que nunca tivemos nenhum problema com o uso dos seus serviços. Inclusive, quando houve a necessidade de entrar em contato com suporte, seja ele técnico ou financeiro, sempre fomos bem atendidos e tivemos todas as nossas dúvidas, completamente, esclarecidas. Ponto positivo, também, para o atendimento do Terra Empresas nesse quesito.

VPS Locaweb
VPS Locaweb

Hospedagem VPS Locaweb

Recentemente, migramos todos os nossos sites para a hospedagem VPS Locaweb. A migração ocorreu pelo fato de poder aproveitar melhor alguns recursos, indisponíveis na hospedagem compartilhada.

Mesmo utilizando os serviços de hospedagem de sites da Locaweb, como não poderia deixar de ser, fizemos algumas pesquisas para entender melhor o funcionamento e a qualidade de sua VPS, antes de concretizarmos a contratação.

Em nossas pesquisas, pra variar, ela não conseguiu “agradar nem a gregos e troianos“, mas isso, é normal em qualquer empresa. Como nós, já estamos desde 2014, com a Locaweb, da nossa parte, inegavelmente, existe uma confiabilidade em seus serviços. E, como também sabemos, problemas acontecem, isso é fato. Seja com a Locaweb ou qualquer outra empresa, independente do seu ramo de atividade.

Preços VPS Locaweb

Relativamente, os preços do serviço de hospedagem da VPS Locaweb, são acessíveis. Similares as demais hospedagens, tanto no Brasil como no exterior. A diferença é que fazendo a contratação dos serviços da Locaweb, você terá a possibilidade de efetuar o pagamento através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Preços | VPS Locaweb
Preços | VPS Locaweb

Escolha o melhor plano VPS para você

Em relação a qual plano contratar, há a necessidade de observar vários fatores. Como por exemplo:

  • quantidade de sites;
  • tráfego médio;
  • conhecimentos técnicos;
  • custo benefício;
  • e mais alguns outros fatores.

Falamos isso porque, a Locaweb tem tanto a VPS tradicional como a revenda CPanel. Em relação a revenda CPanel, o custo é maior. Nós, da RHB Informática, optamos pela hospedagem VPS “simples”, onde toda a instalação e configuração, inclusive, o painel de controle da VPS, caso seja necessário, é de nossa responsabilidade.

No início, sinceramente, foi um pouco complexo, pois nesse caso, pela escolha feita por nós, não tínhamos e, não temos ainda, suporte técnico da Locaweb. Ficamos limitados apenas a algumas questões como reinício de servidor e … olhe lá. Na realidade, se a instalação for feita de forma correta, de fato você não irá precisar, mesmo. Inclusive, o painel de controle, foi contratado e instalado à parte. Fizemos testes com inúmeros painéis, e dois que mais agradaram, foram:

Em resumo, fizemos os seguintes passos:

  • contratamos o serviço VPS;
  • fizemos a instalação LAMP na Central do Cliente Locaweb;
  • instalamos o painel de controle para a VPS – na realidade, conforme conhecimentos técnicos, é opcional;
  • bagunçamos o servidor, para não perder o costume. Refizemos todo o processo incontáveis vezes e estamos aqui.

Agora, vamos detalhar um pouco sobre alguns recursos técnicos da hospedagem VPS Locaweb.

HD VPS Locaweb

Em nossos testes, a velocidade média do HD da VPS atingiu os seguintes valores:

[root@teste ~]# dd if=/dev/zero of=teste bs=64k count=16k conv=fdatasync
16384+0 records in
16384+0 records out
1073741824 bytes (1.1 GB) copied, 4.11174 s, 261 MB/s
[root@teste ~]#

A velocidade de 261 MB/s, relativamente, está na média da maioria das hospedagem nacionais e internacionais. Bem como, podemos afirmar também que, inúmeros fatores em nossa hospedagem podem influenciar, para os valores obtidos.

Load VPS

Uma das coisas mais importantes de um servidor é o load. Um servidor sobrecarregado com muitos clientes poderá deixá-lo lento.

Em nossos testes, o load médio fica entre 0.1 e 0.5 na maioria do tempo. Sendo rápido e estável o suficiente para hospedar sites sem problemas.

Uptime (tempo de atividade do servidor)

Uptime VPS
Uptime VPS

Uptime é o tempo que o servidor fica online. Desde a última reinicialização dos servidores da nossa VPS, em nossos testes, atingimos praticamente 100% de uptime. Sabemos que, recentemente, houve um problema nos servidores Locaweb, no período noturno. Ficando indisponível, por mais ou menos, 30 minutos. Em resumo, perfeito.

Calculando o uptime

Para calcular o uptime ou tempo de atividade do servidor, é bem simples, não tem segredo. Ele é calculado com base no número de horas que o servidor está ativo, durante um determinado período de tempo. Tendo como resultado o percentual de atividade naquele período.

Vamos entender melhor: por exemplo, o tempo de atividade anual é calculado da seguinte forma:

Número de horas ou tempo de atividade dividido pelo Número de horas por ano multiplicado por 100

Entendendo passo a passo
  1. O ano tem 365 dias, portanto, em termos de horas, há um total de 8760 horas (365 x 24).
  2. Assim sendo, se houver 4 horas de inatividade por ano, isso significa que há 8756 de tempo de atividade (ou seja, 8760 horas menos 4 horas de inatividade). Então o cálculo seria:
  3. (8756/8760) x 100 = 99,95%. Portanto, neste caso, o tempo de atividade é de 99,95%

Conseguiu entender?

Tempo de Latência

A latência é o atraso, medido em milesegundos, que um pacote de dados leva para chegar de um ponto ao outro. Nesse caso, a latência dos servidores VPS da Locaweb, atingiram 9.879 ms. Valores com toda a certeza, muito bons, principalmente, em se tratar do tráfego de dados de São Paulo para o Rio de Janeiro. Lembrando que, quanto mais distante maior o tempo de latência.

Tempo de download e upload

A velocidade média para o recebimento de um arquivo (download), foi de 586.63 Mbit/s. No caso, ao enviar um arquivo, a média de 64.75 Mbit/s. Simplesmente, excelente.

Conclusão

A VPS Locaweb, até o momento, foi a melhor escolha feita, por nós, para o serviço de hospedagem de sites. Ele é ideal para sites, lojas virtuais, blogs e portais com tráfego de moderado a alto. Lembrando que sites com picos de tráfegos, o ideal é um servidor dedicado.

Em resumo, a VPS Locaweb é muito boa, sendo estável e atende muito bem, no caso, as nossas necessidades. A única exceção é o suporte, pelo plano escolhido há a necessidade de conhecimentos técnicos ou a contratação de um prestador de serviços, que possa fazer a instalação e eventuais manutenções no servidor.

A escolha do servidor VPS demanda do quanto você quer gastar e dos recursos que serão utilizados. Antes de contratar, pesquise, pergunte e tire todas as suas dúvidas. Independente, disso, nós da RHB Informática, podemos afirmar com toda a certeza, que ao utilizar os serviços de hospedagem de sites da Locaweb, em especial, o serviço de VPS, você não irá se arrepender.

Gostou do nosso artigo? Lembre, antes de contratar a sua VPS tire todas as suas dúvidas? Deixe o seu comentário, curta a nossa página e compartilhe nas redes sociais.

2 respostas a “VPS Locaweb é boa? Será que vale a pena contratar?”

  • Legal, gostei do artigo! Estou tendo problemas com hospedagem compartilhada e aqui estou, pesquisando sobre servidores VPS. Gostaria de saber o seguinte: No caso, este site está hospedado no local web? qual plano para saber mais ou menos, a velocidade vai depender do plano que comprar? pois lá tem planos até de quase 300 reais e estou com interesses no de 53,90.

    • Olá!
      Primeiramente, quero deixar bem claro que não recebemos nenhum benefíco da Locaweb, bem como, temos funcionários que trabalham lá. Mas, em relação a sua pergunta, o plano de R$ 53,90, com certeza, atenderá as suas necessidades. Apesar de criticada, a hospedagem Locaweb é excelente. A diferença em relação a VPS é que você terá que configurar “sozinho” do zero, permitindo assim, uma melhor performance. Inclusive, caso você não queira “gastar” com um painel no estilo CPanel ou Plesk, poderá usar o VestaCP, que é totalmente gratuito e muitas configurações são, até mesmo, mais práticas do que os citados anteriormente.

Deixe o seu comentário