Como usar a função Procv do Excel com duas planilhas

Planilha para download: Como usar a função Procv do Excel com duas planilhas

Olá, pessoal!

Hoje vamos aprender como usar a função Procv do Excel com duas planilhas.

Finalidade da função Procv

A finalidade da função Procv é procurar uma informação na vertical, que está em um intervalo de células e retornar o resultado associado a essa informação na horizontal.

Entendendo um pouco mais a função Procv

Como assim? Vamos ao exemplo:

Temos uma Pasta de Trabalho no Excel e nela, tenho duas planilhas, uma de Clientes e a outra de Agendamentos. O objetivo da planilha Agendamentos, como o próprio nome diz, é agendar uma consulta médica para um determinado cliente.

O procedimento será assim:

Deveremos ter em mente o que estamos procurando. Quando nós digitarmos na célula A4 da planilha Agendamentos uma determinada Identificação, no caso, C01. A função Procv, irá percorrer a planilha Clientes, com a finalidade de procurar a Identificação C01, uma vez que ela for localizada, exibirá as informações da linha da Identificação C01, informadas dentro da função Procv, que no caso são:

  • Cliente (Carla Xavier);
  • Convênio (Convênio A);
  • Telefone (11 930901741);
  • Email (carla_xavier@procv.com.br).

Obrigatoriamente, as informações acima, deverão estar associadas a Identificação, digitada anteriormente.

Na mesma célula, A4, digitaremos uma outra Identificação, C05, e todas as informações associadas a essa Identificação, também serão exibidas.

  • Cliente (Manoel Miranda);
  • Convênio (Convênio C);
  • Telefone (11 900067115);
  • Email (manoel_miranda@procv.com.br).

Agora, mãos à obra!

Apagando as informações da planilha e numerando as células

Vamos apagar as informações do intervalo de células de A4 até E4, da planilha Agendamentos, para iniciarmos o nosso aprendizado.

Clicaremos na planilha Clientes e antes de utilizarmos a função Procv, vamos numerar as células da linha 02, de 01 (coluna Identificação) até 10 (coluna Email), no caso, temos 10 colunas, na planilha Clientes. Essa numeração facilitará o uso da função Procv e permitirá que possamos saber em qual coluna, numericamente falando, uma determinada informação, está localizada.

Dando um nome ao intervalo de células para facilitar o uso da função Procv

Feito isso, vamos selecionar o intervalo de células de A4 até J23, da mesma planilha. Clicaremos na Caixa de Nome, no canto superior esquerdo e digitaremos Dados, pressione Enter. Dados será o nome do intervalo de células, que iremos utilizar daqui a alguns instantes, para pesquisar o que desejamos encontrar, facilitar o entendimento e o uso da função Procv.

Numerando as células para entendermos melhor a Função Procv

Agora, vamos clicar na planilha Agendamentos e numerar as células da linha 02, seguindo a mesma numeração, existente na planilha Clientes:

A2 -> 1 (Identificação)

B2 -> 2 (Cliente)

C2 -> 3 (Convênio)

D2 -> 9 (Telefone)

E2 -> 10 (Email)

O que nós fizemos até agora, foi associar a mesma numeração de colunas, que nós temos na planilha Clientes, na planilha Agendamentos. Como não iremos recuperar as demais colunas da planilha Clientes, elas não foram numeradas na planilha Agendamentos e nem as colunas da própria planilha Agendamentos, foram numeradas.

Fazendo o Procv na prática

Agora, sim, a tão esperada função Procv. Vamos clicar na célula A4 da planilha Agendamentos e digitarmos a Identificação C01. Na célula B4, da mesma planilha, digitaremos a seguinte função:

=procv(A4;Dados;2;0)

Podemos perceber que a função Procv, possui quatro parâmetros:

  • valor_procurado (Identificação);
  • matriz_tabela (Dados);
  • núm_índice_coluna (Cliente);
  • procurar_intervalo (0 ou Falso = Correspondência exata, ou seja, traga exatamente aquilo que estamos procurando);

Entendendo o que o Procv fez

O que nós fizemos, “traduzindo para o português”, foi isso: “Excel, quando eu digitar alguma coisa, na célula A4 (Identificação), no caso C01, da planilha Agendamentos, faça uma busca no intervalo de células que eu demos o nome de Dados e traga a 2ª coluna (Cliente), que está associada ao valor digitado na célula A4.

O valor zero, ao final da função Procv, significa que a função, trará exatamente aquilo que está sendo procurado. Em uma outra vídeo-aula, estaremos conhecendo melhor essa instrução. Pressione Enter.

Para as demais células, a função, será similar ao que fizemos anteriormente, conforme o exemplo abaixo:

Na C4: =procv(A4;Dados;3;0), para exibir o Convênio;

Na D4: =procv(A4;Dados;9;0), para exibir o Telefone;

Na E4: =procv(A4;Dados;10;0), para exibir o Email;

Finalizando o uso do Procv

Para finalizar, vamos selecionar o intervalo de células de B4 até E4 e utilizar o recurso de autopreenchimento do Excel, clicando no canto inferior da célula E4 e arrastando até a célula E9, para preenchermos o restante da planilha, automaticamente. Inicialmente, ocorrerá erros, pelo simples fato de não termos nenhuma Identificação associada a função Procv. Inclusive, esse erro, poderá ser omitido combinando outras funções do Excel. Em breve, teremos uma vídeo-aula abordando esse assunto, também.

Agora, para finalizar, vamos digitar, no intervalo de A5 até A9, algumas Identificações que estão localizadas na planilha Clientes, para podermos concluir o nosso “Agendamento de Clientes”.

Nada impede que sejam digitados outros valores existentes na planilha Clientes, diferentes dos que temos abaixo:

A5 -> C05

A6 -> C10

A7 -> C06

A8 -> C15

A9 -> C07

Bom, é isso. Espero que tenham gostado e compreendido o uso da função Procv.

Curtam a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/rhbauladeinformatica

Siga a nossa página no Google + https://plus.google.com/+RhbinformaticaBr

Siga a nossa página no Twitter https://www.twitter.com/rhbinformatica

Inscreva-se em nosso canal no Youtube http://www.youtube.com/c/RhbinformaticaBr

Muito obrigado, até a próxima!

Deixe o seu comentário