Mito de posicionamento Google

Se você pesquisou como ter um site, loja virtual ou blog na primeira página do Google gratuitamente e chegou até nós, é porque podemos ajudar.

Ter um site na primeira página do Google é sinônimo de sucesso e de muitas visitas.

Mas, para que isso aconteça, são necessárias algumas regras que irão lhe auxiliar a aparecer gratuitamente nas primeiras posições do principal mecanismo de buscas. Como isso é possível?

Chegou a hora de você, dono de site, desvendar esse mistério e aprender algumas técnicas SEO eficientes, que farão o seu site aparecer no topo do buscador mais famoso do mundo e “bombar” com muitos acessos.

Alcançar esse feito, pode parecer um mito para a maioria dos donos de sites, mas essa lenda, pode se tornar realidade e não é um “sonho”, tão distante. Tudo bem, já sabemos que você está pensando: “De novo, mais um site sobre o mesmo assunto?” Ok, somos mais um sim, mas, de fato, a RHB Informática está lá, desde 2009, e queremos compartilhar a nossa experiência e o que é necessário para fazer parte desse seleto grupo.

Você perceberá que algumas regras para aparecer na primeira página do Google, são o oposto do que você já viu por ai.

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Exemplo de posicionamento na primeira página do Google

Atualmente, a RHB Informática, está na primeira página do Google utilizando inúmeros termos de buscas, como:

  • “aula informática online”
  • “aula particular excel”
  • “aula particular wordpress”
  • “curso excel empresas”
  • “curso excel in company”

Bom, não vou listar todas, mas, acima, são alguns termos de buscas que nos fazem estar no topo do Google.

Abaixo, estamos colocando um exemplo de uma de nossas principais palavras chaves: “aula particular de excel” que é um dos “termos mais importantes” da nossa empresa e você perceberá que aparecemos na primeira página do Google e, que de fato, podemos ajudá-lo (a), sim.

Termo pesquisado na primeira página do Google

Um pequeno resumo do que você encontra fazendo uma busca no Google do nosso site, pelo termo apresentado acima:

Exemplo do termo pesquisado na primeira página do Google
Exemplo do termo pesquisado na primeira página do Google

Rolagem infinita Google? Saiba quais os impactos no SEO aqui.

Você pode perceber que o termo “aula particular de Excel”, está contido no título (início), na url e na descrição da página de resultados do Google. Mas, como isso é possível? O primeiro passo é analisar como o Google exibe a concorrência nos resultados de buscas, principalmente, na primeira página. No decorrer do texto, vamos saber como analisar a “concorrência”.

Sonho de consumo: Primeira página do Google

Estar nas primeira página dos mecanismos de buscas, como o BingYahoo e, principalmente, o Google, é uma desejo de 11 a cada “10” donos de sites. Esses buscadores, são as maiores vitrines, quando o assunto é “fazer pesquisas na internet“.

Para que o seu site tenha muitos acessos, ele deve ser encontrado e, consequentemente, ser visto nas primeiras posições do Google, ou seja, na primeira página.

Geralmente, quando o usuário faz uma pesquisa no Google, poucas vezes ele avança para a segunda página, tradicionalmente conhecida como túmulo da internet, do resultado do termo que foi pesquisado. Imagine então, os sites que estão em páginas mais distantes, será que eles serão encontrados? Sendo assim, é extremante importante, um site estar no topo das pesquisas dos mecanismos de buscas, com as principais palavras chaves do seu site.

Segundo a Netcraft, existem mais de 900.000.000 de sites. É claro, os sites existentes não abordam o mesmo assunto e, também, não tem a mesma qualidade, seja de conteúdo, layout, performance e etc. Para que o Google possa localizar um determinado site, simplesmente, ele faz um leilão, onde diversos fatores estão envolvidos e você conhecerá alguns deles ao longo da nossa publicação, que poderão colocar o seu site na primeira página do Google.

Atualize o seu site sempre

Após os dados acima, você deve fazer estar se perguntando: Existem muitos sites, será que é possível estar bem posicionado nos mecanismos de buscas sem nenhum custo? E a concorrência, também fará o mesmo que eu?

A resposta para a primeira pergunta, é “sim”. Em relação a segunda, … Talvez. Mas, então, o que fazer?

Por isso, é importante, se você já tem um site, seja empresarial ou particular, sempre efetuar modificações, por menores que sejam, no mínimo a cada 06 meses, sempre verificando o posicionamento nos buscadores. E, a melhor maneira para fazer esse procedimento, é manual, sendo feita por você mesmo.

Existem ferramentas que realizam esse procedimento na internet, como a densidade de palavras chaves, posicionamento de um determinado site para uma palavra chave específica e por ai, vai. Sinceramente, não recomendamos nenhuma. Exceto, as próprias ferramentas do Google, que veremos ao longo do texto. Não seja preguiço (a) e coloque você mesmo (a) a mão na massa, seguindo os exemplos abaixo.

Quero melhorar o posicionamento do meu site no Google, por onde eu começo?

A primeira coisa que você tem que ter em mente é saber por qual ou quais palavras chaves o seu site deverá ficar bem posicionado nos mecanismos de buscas. Partindo desse princípio, faça você mesmo uma pesquisa no Google, utilizando os termos desejados.

Pesquise e analise os concorrentes

O objetivo de você fazer uma pesquisa no Google utilizando, as suas palavras chaves, é analisar os 30 primeiros resultados da busca, com ênfase, aos 10 (dez) primeiros.

Peça aos seus familiares, amigos, enfim, pessoas do seu círculo, que também façam o mesmo que você. Pergunte a elas, quais termos de pesquisa elas poderiam “buscar” o seu site. Como assim? Resumindo, isso ajudará a ter uma métrica de quais palavras chaves utilizar no conteúdo do seu site.

Explore as seguintes informações do site dos seus “concorrentes”, dando uma atenção maior para:

  • URL Final – na barra de endereço do navegador
  • Título – a maneira como é exibido no mecanismo de busca;
  • Descrição – da mesma forma que o título;
  • Tempo de carregamento – quanto mais rápido o visitante interagir, há grandes possibilidades melhorar o posicionamento, com alguns mais alguns fatores, é claro;
  • Distribuição do conteúdo interno – Sim, leia o conteúdo dos concorrentes por completo. Analise como está sendo feita a organização. Se há subtítulos, onde as palavras chaves estão aparecendo, links para outros sites como referência, … analise tudo;

A concorrência

As informações acima são o mínimo que você precisa. Com base nelas, crie o seu conteúdo, tendo como base seus concorrentes.

Não copie em hipótese alguma nenhum conteúdo deles. Escreva o seu conteúdo normalmente. Faça tudo de forma natural.

Seu site na primeira página do Google: Melhores práticas

Agora, chegou a hora de dar as respostas para suas dúvidas. Utilize as melhores práticas para aparecer na primeira página do Google e dos demais buscadores. Não perca tempo, incie agora!

  • Palavras-Chaves

Defina quais palavras chaves  serão relevantes para o seu artigo. O próprio Google possui duas ferramentas online que possibilitam isso:

Utilize palavras de “cauda longa”, ou seja, frases.

  • Conteúdo

Escreva o conteúdo do seu artigo, detalhe o máximo possível. Seu texto deverá ter, no mínimo 500 palavras, sendo o ideal, 2000. Repita a sua palavra-chave, tanto no singular como no plural e os sinônimos dela, pelo menos, 03 vezes ao longo do texto, com base na quantidade de palavras mencionadas anteriormente (500). Faça com seu texto seja exclusivo e único, não copie conteúdo existente de ninguém, pois o seu site correrá sérios riscos de ser penalizado.

Inclua no seu conteúdo, subtítulos relacionados ao seu texto. Faça o conteúdo de cada subtítulo, se possível, com no máximo, 300 palavras. Isso auxiliará no posicionamento para a primeira página do Google.

  • Título

O título da sua página, deverá ter no máximo, 63 caracteres. Esse título é o que será mostrado nos mecanismos de buscas para o usuário, sendo fundamental ser claro e conciso. Inclua a sua palavra-chave principal no início. O melhor é escrever o seu título quando finalizar o seu conteúdo.

  • Descrição

Também visualizada nos mecanismo de buscas, a descrição será o coração para o sucesso das visitas em seu site. Ela que fará aguaçar a curiosidade e o clique do usuário. Faça uma breve descrição do conteúdo que aquela página oferecerá ao usuário. Utilize, entre 280 e 312 toques, incluindo a sua palavra-chave, tanto no singular, plural e sinônimos. Evite usar letras maiúsculas. Utilize somente se necessário.

  • Domínio

Sinceramente, é indiferente.

  • Url das páginas internas

As urls internas deverão ser escritas com o título do seu artigo. Ou seja, nela deverá conter a palavra-chave principal do seu conteúdo.

  • Idade do domínio

A idade do domínio não é tão importante para posicionar o seu site na primeira página do Google. Mas, quanto maior o tempo de expiração do domínio, melhor posicionado, poderá ficar o site, em relação ao termo buscado. O Whois, é um local onde você terá informações referentes a um domínio como data de criação, responsável, data de expiração, mudanças de servidor, entre outros.

  • Links Internos e Externos

Ao criar o conteúdo do seu site, facilite a referência para o usuário, se houver. Crie links internos e externos para publicações que possam complementar a sua própria. Como exemplo, ao longo desse artigo fazemos referência a outros sites e os seus respectivos links.

    • Links Internos – ligação do conteúdo da sua página para uma outra do mesmo domínio;
    • Links Externos – similar a anterior, mas faz referência a links de outros domínios.

Não caia na armadilha de achar que ter uma quantidade de links de outros sites apontando para o seu, irá favorecê-lo. O tempo muda e o algorítimo do Google, também.

  • Taxa de rejeição

A taxa de rejeição nada mais é do que o tipo de ação que o usuário realizou ao pesquisar e acessar o seu site. Como funciona?

Caso o visitante tenha feito uma pesquisa no Google, clicando no seu resultado de busca, entrando na página do seu site e saiu imediatamente … ponto negativo. Se ele esperou a página carregar, rolou a página e clicou em algum link. Maravilha!

A taxa de rejeição “adequada” varia entre 0% (sonho) e 60%. Para chegar a esses números, crie conteúdo de qualidade e interligue-os.

  • Tempo médio de permanência

O tempo de permanência é o período que o usuário ficou no seu site. Um minuto, é um tempo aceitável, mas dependerá de alguns fatores como:

    • Qtde. de caracteres do conteúdo – conteúdo longo, maior o tempo;
    • Links internos – ligação a outras páginas do seu site, diminui a taxa de rejeição, aumentando o tempo médio do usuário no site.

Crie conteúdos que possam prender o usuário, reduzindo a taxa de rejeição e a aumentando o tempo de permanência no site. Faça textos de sucesso e esteja na primeira página do Google, rapidamente.

  • Redes Sociais

Compartilhe o link do seu artigo nas redes sociais. E, faça com que as pessoas façam o mesmo, insira links de compartilhamento para a sua página nas redes sociais. Caso não tenha uma página criada nas redes sociais, crie uma (Google+, Twitter, Facebook, Pinterest e outras redes sociais). Dê uma atenção maior ao Google+.

  • Site responsivo x Site AMP

Um site responsivo se ajusta automaticamente a tela de todos os dispositivos, independente do seu tamanho. Um site, AMP (Accelerated Mobile Pages Project), tende a melhorar a velocidade do seu site em dispositivos móveis. De forma não oficial, o Google, quer que em pouco tempo, todos os sites tenham a tecnologia AMP.

Você poderá saber se o seu site é ou não responsivo, acessando o Google Mobile-Friendly Test. Através dessa mesma ferramenta, você poderá verificar se existem recursos do seu site que estão sendo bloqueados, impedindo o carregamento total para análise do Google, dos elementos utilizados em seu site.

  • Hospedagem

Existem inúmeras empresas e tipos de hospedagem que irão armazenar e disponibilizar o seu site na internet. Como tipos de hospedagem temos: compartilhada, VPS e dedicada, qual a diferença entre elas? Vamos explicar de uma forma bem didática, a diferença entre os tipos de hospedagem:

    • Compartilhada – seria como você morar em um apartamento, bater um prego na parede e incomodar a todos que estão próximos a você;
    • VPS – imagine você morar em um condomínio fechado. A casa é sua, mas não pode fazer o que quiser, pois atrapalhará a todos ao seu redor;
    • Dedicada – a casa é sua e você faz o que quiser.

Escolher a hospedagem adequada, poderá garantir o sucesso e a velocidade do seu site.

  • Imagens

O uso incorreto das imagens poderão reduzir as suas chances de aparecer na primeira página do Google. Ao utilizar imagens no seu site, faça o possível para que as dimensões utilizadas sejam a “correta”. Evite redimensionar a imagem e utilize os formatos .jpeg, para fotos e .png para imagens com “poucas” cores, como por exemplo, o logo da sua empresa.

Uma outra dica também, é utilizar imagens como fundo e usar ícones de redes sociais personalizados, com Font-Awesome, como o objetivo de reduzir recursos, melhorando o desempenho e a velocidade do seu site.

  • Utilize o cache do navegador

Aproveite sempre o cache do navegador, para elementos estáticos como imagens (.jpeg, .png. gif, …), .pdf, elementos multimídia (áudio e vídeo), .js, .css, … Isso, fará com que o carregamento da sua página seja mais rápido.

  • Estrutura do código do seu site

Esteja consciente que a estrutura do código que o seu site foi desenvolvido tem impacto em três situações extremamente importantes:

  • velocidade – lembre, quando mais rápido o usuário puder interagir, melhor. Utilize o GTmetrix e monitore a velocidade do seu site;
  • relevância para os mecanismos de buscas – tenha em mente que o conteúdo do seu artigo seja único e exclusivo e não uma cópia de algo que já existe;
  • acessibilidade – seu site deve ser compatível com todos os dispositivos de visualização, como por exemplo: notebook, desktop, tablets, iPad, iPhone, smartphone, … Não crie layouts pesados, evite utilizar muitos recursos visuais, por mais bonitos que sejam, eles deixarão o seu site mais lento. Resumindo, crie sites simples e utilize o PageSpeed e monitore eventuais melhorias de acessibilidade para o seu site.

No dia 21 de abril de 2015, o Google lançou o algoritmo, Mobilegeddon. A finalidade é identificar sites compatíveis com dispositivos móveis, priorizando o posicionamento desse tipo de tecnologia nas buscas.

  • Criptografia SSL (https:)

Se o seu site capta informações financeiras ou pessoais dos seus visitantes, então está na hora de utilizar a criptografia SSL para o seu site. O Google atualmente dá preferência para sites que utilizam o endereço https para o posicionamento na primeira página. Esse tipo de criptografia mostra segurança e seriedade para o site visitado.

  • Malwares

Remova malwares e todo o tipo de ameaça que possa ocasionar lentidão e dificuldade de acesso ao seu site. Saiba como remover malwares, aqui.

  • CDN

É uma rede que distribui o conteúdo do seu site, melhorando a velocidade, desempenho e segurança.

  • Google Webmasters

Ferramenta que permitirá monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa com o Google Search Console. Clique aqui para acessar.

  • Google Analytics

Ferramenta que permitirá acompanhar inúmeras estatísticas do seu site. Clique aqui para acessar.

  • Google Meu Negócio

Se o seu site é um negócio físico ou virtual, cadastre-o no Google Meu Negócio, clicando nesse link. O objetivo é exibir a sua marca de forma regionalizada, no Google Maps e na Pesquisa Google, aumentando a sua visibilidade. Inclusive, você poderá exibir inúmeros conteúdos com essa ferramenta.

Esperamos ter ajudado a entender um pouco melhor, como funciona o sistema de busca do Google e o que ele prioriza para que você possa ter o seu site nas primeiras posições dos buscadores e a tão sonhada primeira página do gigante de buscas.

Caso você tenha um site e não sabe por onde começar a melhorar o posicionamento dele ou se deseja ter um, entre em contato conosco, clicando aqui e solicite um orçamento.