Quando fazer um Wipe Data ou Wipe Cache Partition em seu smartphone?

Antes de explicarmos do porque fazer Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset) ou Wipe Cache Partition em seu smartphone Android, iremos explicar a diferença desses dois procedimentos para que seja possível entender melhor a necessidade de uso de cada um.

Ambas as opções estão armazenas no Recovery Mode do seu smartphone.

O que é Recovery Mode?

O Recovery Mode é uma partição independente do sistema utilizado para a instalação de custom roms em sistemas Android. Inclusive, é uma opção que é utilizada para “recuperar” um smartphone Android ou iOS (iPhone) com problemas. Vale lembrar que cada fabricante de aparelho Android tem um método diferente de acesso a essas configurações.

Para saber como entrar no Recovery Mode do seu smartphone, o link Android Recovery tem os passos de acesso para cada fabricante. Acesse o menu abaixo e navegue rapidamente até o assunto desejado.

O que é Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset)?

O Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset) é um procedimento utilizado para restaurar as configurações originais de fábrica de um smartphone. Esse procedimento irá apagar todos os dados do aparelho – imagens, fotos, vídeos, dados e aplicativos. Sendo similar, podemos dizer assim, a formatação de um computador.

Quando usar o Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset)?

Antes de fazer um Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset) faça um backup de todos os dados do seu smartphone, pois esse procedimento, como mencionado anteriormente, irá remover todas as informações armazenas nele e deve ser usado com cautela. Seu uso, é indicado para aparelhos que:

  • apresentam erros e bugs constantes em aplicativos;
  • travam com frequência e apresentam lentidão fora do normal;
  • está infectado por vírus;
  • não liga completamente, travando na tela de início.

Lembre-se que ao realizar o procedimento acima haverá a necessidade de realizar um backup em seu smartphone.

O que é Wipe Cache Partition?

O Wipe Cache Partition, ao contrário do Wipe Data, removerá apenas a memória cache do aparelho, no caso, os dados temporários. Dessa forma, nenhum dado do aparelho como imagens, vídeos e aplicativos serão removidos. É uma limpeza menos agressiva que ajudará a aumentar o espaço da memória disponível em seu smartphone.

Quando usar o Wipe Cache Partition?

Para usar o Wipe Cache Partition “não há a necessidade” de realizar um backup em seu aparelho. Pois, como mencionado anteriormente, ele irá liber espaço de memória cache em seu smartphone. Mas, por segurança, é recomendado fazer sim o backup do seu aparelho. Esse procedimento é indicado para:

  • aparelhos que receberam atualizações;
  • bateria drenando rapidamente;
  • liberar espaço na memória do seu smartphone.

Conclusão: Quando fazer Factory Reset ou Wipe Cache Partition em seu smartphone?

Se você perceber que a “saúde” do seu smartphone não está muito boa, com travamentos, lentidões, bateria drenando rapidamente, com certeza, chegou a hora de realizar um dos processos acima.

E você gostou do nosso artigo “Quando fazer Wipe Data ou Wipe Cache Partition em seu smartphone?“. Já precisou realizar algum desses procedimentos para recuperar, instalar custom rom ou limpar o cache do seu smartphone? Encontrou alguma dificuldade? Compartilhe a sua experiência conosco e não esqueça de fazer o compartilhamento deste artigo e curtir as nossas redes sociais.

Deixe o seu comentário