Entendendo o que é um mecanismo de busca

Um mecanismo de busca ou mecanismo de pesquisa é um software online, que coleta, armazena e organiza todo o conteúdo web (sites) em um banco de dados. Dessa forma, ele permite com que as pessoas, através do seu sistema de busca virtual possam pesquisar:

  • textos;
  • imagens;
  • vídeos;
  • endereços;
  • sites dos mais variados como de:
    • entretenimento;
    • notícias;
    • esportes;
    • culinária;
    • e muito mais.

Geralmente, essas pesquisas são realizadas pelas pessoas ao usar frases ou palavras chaves, relacionadas a um determinado assunto ou site específico, a ser buscado.

Dessa forma, ele fornece uma lista de resultados, em sua SERP (Search Engine Results Pages), classificando por páginas, os sites que “melhor responde” a pesquisa realizada pelas pessoas, permitindo assim, facilitar com que elas possam localizar qualquer tipo de informação desejada, com o uso de termos (palavras ou frases chaves) relacionados a sua busca.

Essa classificação ocorre por inúmeros fatores de posicionamento e os sites que aparecem na primeira página das SERP’S, desses mecanismos de buscas tendem a ter o maior volume de acessos.

O primeiro mecanismo de pesquisa online foi Archie, lançado em 1990. Ele era utilizado para realizar a indexação de arquivos FTP.

Neste artigo, será possível conhecer melhor e saber como tirar proveito dos mecanismos de buscas para realizar as suas pesquisas virtuais. Inclusive, a importância deles para dar mais visibilidade online a sua marca, com o intuito de melhorar as vendas dos seus produtos ou da sua prestação de serviços.

Para facilitar, você poderá navegar no sumário abaixo e ir direto ao assunto desejado:

O que é SERP?

O que é SERP?
O que é SERP?

SERP, é a sigla de Search Engine Results Pages ou, no bom e velho português, Página de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa. Em resumo, é a página que retorna os resultados quando realizamos uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.

Em geral, sites mais otimizados, tendem a ter melhores classificações nas SERP’s. Portanto, a otimização de sites, poderá influenciar de forma positiva no aparecimento de uma página web nas primeiras colocações dos resultados de buscas.

Esse tipo de trabalho, normalmente, é realizado por uma uma agência ou consultoria SEO especializada na melhora no posicionamento de sites nos mecanismos de pesquisas.

Qual é o principal Mecanismo de Busca?

Qual o principal mecanismo de busca?
Qual o principal mecanismo de busca?

Atualmente, o principal e o mais popular Mecanismo de Busca, é o Google. Sua popularidade é tanta nos dias atuais, que 7 a cada 10 pessoas ao redor do mundo, ao pensarem em realizar uma pesquisa online, o primeiro pensamento é: “dar um Google”!

Vale lembrar que isso não significa que ele seja o melhor.

Por que é importante sua marca estar nas primeiras posições dos Mecanismos de Buscas

Por que é importante sua marca estar nas primeiras posições dos Mecanismos de Buscas
Por que é importante sua marca estar nas primeiras posições dos Mecanismos de Buscas

Ter a sua marca nas primeiras posições do Google e dos demais mecanismos de buscas é extremamente importante para ganhar mais visibilidade online para a sua marca.

Dessa forma, é possível aumentar as suas vendas e deixar a sua marca em evidência constante. Inclusive, ao aparecer nas primeiras colocações dos mecanismos de pesquisas online, sua prestação de serviços irá aparecer muito mais.

Como já mencionado anteriormente, são vários os fatores que auxiliam no posicionamento da sua marca nas primeiras posições desses sistemas de buscas e para atingir o topo das pesquisas Google, requer conhecimentos técnicos para conseguir esse objetivo.

Portanto, com toda a certeza, uma consultoria SEO especializada é necessária para alcançar a primeira página do Google.

Pela expertise ter uma agência ou um consultor SEO é de grande valia, pois como o próprio nome diz, um consultor é um especialista em sua área de atuação, conhecendo todos os atalhos para melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de buscas.

Entenda a diferença entre um Mecanismo de Busca, Site de Busca e Diretório Online

Normalmente, é comum relacionarmos um mecanismo de busca a um site de busca ou buscador online ou diretório, na verdade, podemos afirmar que cada um deles, são ferramentas diferenciadas para objetivos distintos, um do outro. Mas como será possível diferenciá-los?

O que é um Mecanismo de Busca?

Um mecanismo de busca é um “índice” online capaz de armazenar todos os sites existentes em um banco de dados, permitindo assim, realizar inúmeras pesquisas.

A classificação de cada um desses sites se dá por termos, conhecidos por frases e/ou palavras chaves, relacionadas ao conteúdo interno de cada página web e de centenas de outros fatores relacionados ao seu domínio principal.

Atualmente, existem centenas de mecanismos de buscas onde podemos destacar os seguintes:

Como é o funcionamento de um mecanismo de pesquisa web?

Um mecanismo de pesquisa web é um sistema de pesquisas online, completo. Sendo dividido em “várias” partes que permitem localizar sites ativos em toda a web, em todos os idiomas disponíveis. Suas divisões principais são:

  • robot – é um programa que realiza uma “varredura” em toda a internet, buscando conexões ativas de sites, através de endereços virtuais, conhecidos como links. Dessa forma, ao encontrar um determinado link, ele registra e envia essas informações para o indexador;
  • indexador – é uma central que processa todas as informações, no caso, links encontrados pelo robot. Portanto, ele recebe os links e os cataloga utilizando inúmeros fatores de posicionamento;
  • banco de dados – o armazenamento de todas essas informações é realizado através de um banco de dados, que no final, recebe as instruções de como mostrar esses links, tendo como base as frases e/ou palavras chaves utilizadas pelo usuário, para realizar a sua pesquisa;
  • programa de busca – essas pesquisas são realizadas através de “programas de buscas”, melhor dizendo, mecanismos de buscas. Na verdade, a função desse sistema de pesquisas online é responder da melhor forma a pesquisa realizada pelo usuário.

O que é um Site de Busca ou Buscador Online?

Um site de busca é um software online que permite ao visitante realizar uma pesquisa por um determinado termo específico e restrito. Dessa forma, podemos dizer que …

  • Buscapé – site comparativo de preços;
  • Mercado Livre – site de busca para compra e venda de inúmeros produtos;
  • Casas Bahia – site de busca varejista;
  • Trivago – site de busca para comparar hotéis;
  • E demais sites similares.

… são sites de buscas com o intuito de permitir uma pesquisa interna, por um determinado termo específico, existente naquele sistema online.

O que é um Diretório Online?

Na verdade, os primeiros mecanismos de buscas foram os diretórios online. Eles eram organizados por tópicos e sendo divididos internamente, por sub-tópicos, relacionados ao tópico principal, seguindo a lógica estrutural abaixo:

Apesar de não ser tão popular, atualmente, os diretórios web são um sistema de pesquisa online, exato. Dessa forma, você evita ter acesso a sites com informações irrelevantes a sua consulta.

A desvantagem desse tipo de sistema em relação ao anteriores é a “lentidão”, em obter a informação desejada. Um dos diretórios mais populares do passado era o Dmoz.

O que é possível pesquisar em um Mecanismo de Busca?

Ao usar um mecanismo de busca é possível pesquisar e localizar qualquer tipo de informação que esteja disponível na internet. Essas informações poderão ser de:

  • textos;
  • imagens;
  • vídeos;
  • endereços;
  • produtos;
  • prestação de serviços;
  • marca;
  • sites específicos;
  • e muito mais.

Inclusive, ao usar um mecanismo de busca, é possível filtrar as informações por idioma, país, data, … Enfim, é possível refinar o máximo a sua pesquisa online.

Como fazer uma pesquisa em um Sistema de Busca Online

Realizar uma pesquisa online em um sistema de busca não tem nenhum segredo. É possível fazê-la tanto em um desktop (computador/notebook) como em um dispositivo móvel.

Existem duas formas de realizar uma pesquisa online. Você poderá pesquisar diretamente no navegador web ou digitar a url preferida do seu mecanismo de busca no navegador, conforme os exemplos abaixo:

Exemplo 1

  1. Abra o seu navegador preferido;
  2. Na barra de endereço do seu navegador, digite o termo da pesquisa desejado, como por exemplo: “como aparecer gratuitamente na primeira página do google” e pressione Enter;
Como fazer uma pesquisa em um Sistema de Busca Online
Como fazer uma pesquisa em um Sistema de Busca Online

Exibindo os resultados de buscas

Após realizar o procedimento anterior, serão exibidos vários resultados referente a sua intenção de pesquisa. Em geral, você irá visualizar 10 (dez) resultados de sites por página, onde cada site visualizado terá:

  • Título – exibe de forma sucinta o objetivo da página;
  • Descrição – resumo da página;
  • URL – mostra o endereço da página.
O que é SERP?
Resultados sendo exibidos

Para acessar algum dos resultados exibidos, apenas clique no título/url do site, automaticamente, você será redirecionado ao site com o conteúdo pesquisado.

Exemplo 2

  1. Abra o seu navegador preferido;
  2. Na barra de endereço do seu navegador, digite o mecanismo de busca desejado, como por exemplo: “www.google.com.br” e pressione Enter;

    Digitando o seu mecanismo de busca
    Digitando o seu mecanismo de busca
  3. Na caixa de pesquisa, digite o termo desejado, como por exemplo: “como aparecer gratuitamente na primeira página do google” e pressione Enter;

    Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google
    Como aparecer gratuitamente na primeira página do Google
  4. Para acessar algum dos resultados exibidos, é só seguir o modelo do exemplo 1.

Aprenda como melhorar as suas pesquisas nos mecanismos de buscas

Saber como pesquisar corretamente usando os mecanismos de buscas é essencial para ter êxito nos resultados de buscas. Por isso, separamos algumas dicas de como melhorar as suas pesquisas online.

Ao realizar as suas pesquisas será possível usar símbolos ou palavras nas pesquisas com o objetivo de obter uma maior precisão. Ao usar o Google, por exemplo, ele irá ignorar pontuações que não correspondem ao termo da pesquisa desejado.

Melhorando suas pesquisas online

  • Pesquisar em mídias sociais

Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais. Por exemplo: @twitter.

  • Pesquisar um preço

Coloque $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

  • Pesquisar hashtags

Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: #tbt

  • Excluir palavras da pesquisa

Coloque – antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

  • Pesquisar uma correspondência exata

Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, “prédio mais alto do mundo”.

  • Pesquisar dentro de um intervalo de números

Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

  • Combinar pesquisas

Coloque “OR” entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.

  • Pesquisar um site específico

Coloque “site:” antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

  • Pesquisar sites relacionados

Coloque “related:” antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

  • Ver a versão em cache do Google de um site

Coloque “cache:” antes do endereço do site.

Os exemplo acima foram retirados da própria página Ajuda da Pesquisa Google – Refinar pesquisas na Web.

Todos os mecanismos de pesquisas online exibem o mesmo resultado?

Cada mecanismo de pesquisa utiliza o seu próprio algoritmo, portanto, cada um deles poderá retornar em sua SERP, resultados distintos, um do outro.

Os próprios sistemas de buscas online poderão avaliar inúmeros aspectos para exibir uma determinada consulta, como por exemplo:

  • localização do usuário;
  • sites mais preferidos pelos usuários;
  • últimas pesquisas realizadas pelos usuários;
  • e vários outros fatores.

Enfim, cada mecanismo de busca trabalha por conta própria, tendo uma programação complexa, na hora de exibir os resultados da pesquisa realizada pelo usuário.

Conclusão: Mecanismo de Busca: O que você precisa saber

Os mecanismos de buscas são sistemas de pesquisas online onde, através deles é possível realizar qualquer tipo de pesquisa, independente do seu objetivo.

Melhor ainda, se você tem uma empresa e deseja dar maior visibilidade a sua marca, aparecer nas primeiras posições dos resultados de buscas irá potencializar a sua prestação de serviços e alavancando a venda dos seus produtos. Para isso, ter uma consultoria SEO é extremamente importante para que isso possa ser possível.

Deixe o seu comentário