Como remover Atajitos, Hao123, Websearch e Navegaki, manualmente

Como remover Atajitos, Hao123, Websearch, Navegaki e outros sequestradores de navegadores
Como remover Atajitos, Hao123, Websearch, Navegaki e outros sequestradores de navegadores

Não é nada agradável abrir o seu navegador de internet e se deparar com aquela página “chata” do Atajitos, Hao123, Websearch, Navegaki ou outras páginas indesejadas. Isso acontece, porque alguns programas foram instalados, com a “nossa permissão” ao acessar um determinado site ou, principalmente, quando estamos efetuando a instalação de algum software em nosso Computador ou Notebook e não temos a “paciência” de lermos todas as instruções de instalação. Ai, vem a dor de cabeça.

O que são?

Atajitos, Hao123, Websearch, Navegaki e outros, são sequestradores de navegadores, o que eles fazem? Eles são programas maliciosos que tem por finalidade colher os seus dados pessoais com o objetivo de “vendê-los” a terceiros. Fazendo com que o seu computador fique lento, trazendo anúncios para melhorar o desempenho do seu computador e, assim, infestar a sua máquina de mais aplicativos indesejados.

Procedimento de remoção

  • No Google Chrome acesse Ferramentas-Configurações-Extensões, localize a extensão desejada e clique em Remover do Chrome (Lixeira). Reinicie o navegador;
  • No Mozilla Firefox acesse Ferramentas-Extensões, localize a extensão desejada e clique em Excluir. Reinicie o navegador.

Feitos alguns dos procedimentos acima, abra o Internet Explorer e acesse Ferramentas-Opções da Internet-Avançadas e clique em Redefinir. Isso fará com que o seu navegador volte para a configuração “Padrão”, removendo todas as extensões.

Lembre-se, sempre ao fazer os procedimentos acima, configure novamente a sua página inicial no navegador, seguindo os passos abaixo:

  • Google Chrome – Ferramentas-Configurações-Incialização-Configurar páginas-Adicionar uma nova URL, digite o site desejado e clique em Ok.
  • Firefox – Ferramentas-Opções-Geral-Página Inicial. Digite a URL desejada e clique em Ok.
  • Internet Explorer – Ferramentas-Opções da Internet-Geral-Homepage. Insira a URL desejada e clique em Aplicar e depois em Ok.

Caso tenha algum software de limpeza e que possa melhorar o desempenho do seu PC, utilize-o em seguida. Nós recomendamos o CCleaner.

  • Na falta do software, siga os passos abaixo:
  • Acesse Meu Conputador e com o botão direito do mouse, Disco Local (C:);
  • Propriedades;
  • Limpeza de Disco;
  • Na janela que surgir, será efetuada uma análise. Uma outra surgirá, marque todas as opções e clique em Ok e aguarde a conclusão de limpeza da ferramenta;
  • Reinicie o seu PC.

Pronto, todas as extensões maliciosas foram removidas do seu computador. Lembrando que, para evitar novas instalações indesejadas, tome cuidado com o conteúdo acessado através do seu navegador e, principalmente, ao instalar softwares faça uma leitura de todos os passos de instalação.

Deixe o seu comentário