O que é o Google BERT?

O Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) é a inteligência artificial das buscas Google, que tem o objetivo de compreender de forma mais humana e natural as pesquisas realizadas pelos usuários em seu sistema de buscas.

Nos EUA, o BERT começou a operar no sistema de pesquisa Google em 25 de outubro de 2019 e no dia 09 de dezembro, do mesmo ano, em escala mundial, em outros 70 (setenta) idiomas, inclusive, o Português (Brasil).

O que muda nas pesquisas com o Google BERT

Sempre que sai uma nova atualização no algoritmo do sistema de pesquisas Google a comunidade SEO no mundo inteiro fica em polvorosa.

Na verdade, a atualização do Google BERT tem a intenção de entender melhor o que usuário está pesquisando.

Dessa forma palavras chaves como: “banco no jardim” ou “banco de jardim” ou “banco para jardim” tem a mesma intenção. Ou seja, mostrar nos resultados de pesquisas da internet, banco para decorar o seu jardim.

Um outro exemplo, até dias atrás era comum realizarmos a seguinte pesquisa no Google: “apontador de mão”. Para algumas pessoas o significado poderia ser apontador de lápis para outras, é a pessoa responsável por realizar levantamentos e registros em uma obra.

Portanto, ao pesquisarmos “apontador de mão”, hoje, com o novo algoritmo Google BERT, o sistema de buscas consegue entender que deverá trazer resultados relacionados a apontador de mão de obra.

Inclusive, se fizermos uma simples pesquisa como: “estacionar na rua”, o BERT irá mostrar nos resultados de pesquisas regras do que é permitido ou não para realizar esse procedimento.

Google BERT e as preposições

Em relação ao uso das preposições, possivelmente, o o algoritmo Google BERT ficará mais inteligente e humano. Dessa forma termos como:

Isso, fará com que alguns segmentos de produtos ou serviços tenham uma melhor visibilidade e uma exibição nos resultados de pesquisas mais parecida com a linguagem humana.

Com a nova atualização BERT preciso mudar o conteúdo do meu site?

Preciso mudar a minha estratégia SEO com o Google BERT?
Preciso mudar a minha estratégia SEO com o Google BERT?

Não. Não haverá a necessidade de realizar nenhuma mudança em seu site. Na verdade, a nova atualização Google BERT deixará as buscas feita pelo usuário mais humana. Portanto, você irá manter o conteúdo da sua página web da forma que está.

É claro que, talvez, alguns sites percam posições em alguns termos de buscas e outros, consequentemente, melhorem a visibilidade. Mas, isso, efetivamente, só irá acontecer nas próximas semanas, pois será o tempo de estabilizar o novo algoritmo aqui no Brasil.

Portanto, podemos afirmar que a comunidade SEO não precisa ficar preocupada com essa nova atualização que ocorreu no Brasil, no último dia 09 de dezembro de 2019.

Quer saber mais sobre SEO?

Para saber mais sobre SEO a RHB Informática tem este Curso de SEO com aulas online ao vivo, direto com o especialista e consultor SEO.

Dessa forma você irá conhecer como o algoritmo do Google e dos demais mecanismos de buscas funcionam, como também, irá aprender como otimizar um site e melhorar a visibilidade de uma página web nos resultados de pesquisas da internet.

Inclusive, este curso é um excelente oportunidade para que você tenha uma nova profissão a de consultor e especialista SEO. Mais do que um curso, uma consultoria SEO de otimização de sites.

Considerações finais: Google BERT

Gostou do nosso artigo, “O que é Google BERT?“. Seu site foi afetado nos resultados de pesquisas da internet? Deixe o seu comentário, curta a nossa página e compartilhe nas redes sociais.

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe o seu comentário