Mobilegeddon: O que mudou com o novo algoritmo de pesquisas do Google?

Muita coisa aconteceu após as mudanças que o Google realizou em seu algoritmo de pesquisas, conhecido como Mobilegeddon. Para entendermos melhor, a gigante de buscas da internet, começou a priorizar sites que são compatíveis com dispositivos móveis, nas pesquisas feitas pelos usuários.

Algumas pessoas diziam que nada mudaria, outras diziam que iria demorar para acontecer, mas o fato é que muita coisa mudou sim, com o novo algoritmo Mobilegeddon. O algoritmo melhorou a experiência do usuário ao fazer a sua pesquisa utilizando o Google, pois ao fazer a busca desejada, o Google informa ao usuário se o site é ou não compatível com dispositivos moveis, com o texto, “Para mobile” ou “Mobile”,  conforme a imagem abaixo:

Pesquisa Google para dispositivos móveis
Pesquisa Google para dispositivos móveis | Foto: Reginaldo Henrique

Mas, o que mudou? E aquela teoria de que um site com conteúdo relevante aparece nas primeiras posições do Google? A ideia permanece a mesma, a única diferença é que quando o usuário fizer a sua pesquisa utilizando um dispositivo móvel, os resultados serão um pouco diferentes daqueles obtidos, quando a pesquisa é realizada através de um desktop.

Sites e aplicativos (OLX, Mercado Livre, Facebook, entre outros), feitos para dispositivos móveis ou compatíveis terão preferência nas primeiras páginas do Google.

Você poderá perceber que ao realizar a sua pesquisa, muitos sites que você estava acostumado a ver nas primeiras páginas sumiram e outros, é claro, entraram. Caso não haja sites compatíveis as páginas de empresas, produtos e serviços que estão nas redes sociais ou em aplicativos, ganharam ou, ainda, ganharão, as primeiras posições do Google.

Agora, vai uma dica para você que tem um site e percebeu que ele despencou de posição nos resultados de buscas do Google. Utilize as redes socias, Facebook, Twitter, Google+, …, sites de anúncios online, Kekanto, Hotfrog, Vivalocal, OLX, entre outros, para promover a sua empresa ou o seu negócio.

Ao utilizar alguns dos sites acima ou similares, siga as seguintes regras abaixo:

  • Nome da empresa: O nome da sua empresa;

Obs.: Caso o site não disponha de uma opção como título, utilize o campo Nome da Empresa para adicionar o título com as palavras chaves da sua empresa. Exemplo: Cursos de Informática Online | RHB Informática

  • Titulo: Caso haja a opção, insira o título com as palavras chaves da sua empresa. Exemplo: Cursos de Excel Online | RHB Informática;
  • Descrição/Resumo: Descreve de forma sucinta, todas as atividades, serviços ou produtos que a sua empresa comercializa.

 

Seguindo os passos acima, acreditamos que você poderá voltar a ser encontrado na internet, mesmo sem ter o seu site bem posicionado nas pesquisas do Google e o Mobilegeddon não fará tanto estrago na sua divulgação na internet.

Tem dúvidas se o seu site é compatível com dispositivos móveis? Visite o teste de compatibilidade de dispositivos móveis do Google e saiba se o seu site é compatível.

Caso sua empresa ou você queira ter um site compatível com dispositivos móveis, entre em contato conosco, clicando aqui.

Esperamos ter ajudado. Fiquem a vontade e deixem os seus comentários.

Deixe o seu comentário