Fake News: O que você precisa saber

Em tempos de redes sociais e comunicadores instantâneos é inevitável receber mensagens que:

  • algum famoso que morreu  ou disse algo;
  • um “x” político afirmou algo;
  • que o Brasil será tomado pelos militares;
  • que uma determinada religião faz isso ou aquilo;
  • Enfim, o que não falta são boatos e “fake news” das mais variadas.

O que é Fake News?

Fake News são boatos ou notícias falsas distribuídas ou compartilhadas em redes sociais, comunicadores instantâneos, televisão, rádio ou jornal impresso. O objetivo desse tipo de conteúdo é trazer desinformação as pessoas, obtendo lucro financeiro, político ou marketing pessoal.

Não compartilhe notícias falsas

Em tempos de intolerância racial, política e de gênero, passando por crise política, financeira e social, o que mais temos no Brasil, são boatos, vindos de várias partes.

Para evitar que você compartilhe fake news nas redes sociais e nos comunicadores instantâneos, vamos relacionar alguns cuidados que você deve tomar, antes de compartilhar qualquer informação, por mais bombástica e realista que seja:

  1. Antes de apertar o dedo no botão compartilhar, verifique a fonte da informação. Não queira ter o status de gerador de pânico ou de informação falsa;
  2. Utilize algum mecanismo de busca, como por exemplo o Bing ou o Google, para verificar se tal informação existe;
  3. Acesse os grandes sites e portais de notícias, com o objetivo de confirmar os fatos. Os sites abaixo, são um bom começo para verificar tal informação:
  4. Em tempos de intolerância política e religiosa, não é porque você recebeu um áudio, texto ou imagem que aquilo é verdade. Por mais que você possa discordar de um partido, religião ou político, jogue limpo.
  5. Se você perceber que aquela informação é falsa, “grite”, informando as demais pessoas que aquela publicação não é verdadeira. Caso você tenha compartilhado a informação e percebeu que não era real, avise as pessoas. É melhor reconhecer o erro, do que persistir.

Seguindo os passos acima, você ajudará as pessoas a evitar compartilhar informações falsas e discernir o certo do errado. Fazendo cm que todos ganhem com essa atitude. Não compartilhe “Fake News”, mas compartilhe a nossa publicação.

Deixe o seu comentário