Black Friday Brasil 2017: 5 dicas para planejar as suas compras e não ser enganado

Black Friday Brasil

A Black Friday Brasil 2017 acontecerá no dia 24 de novembro, sendo uma excelente oportunidade para economizar na compra de smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros, entre outros, com até 80% de desconto.

Mas, o que é a Black Friday?

A Black Friday Brasil surgiu em 2010, sendo uma versão tupiniquim da Black Friday ou Sexta-Feira Negra americana. Tanto no Brasil como nos Estados Unidos, ela também acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Sendo que a americana ocorre no dia de Ação de Graças, na 4ª sexta-feira, do mês de novembro.

A Black Friday no Brasil

Segundo levantamento do Google, o crescimento estimado do varejo online para este ano é entre 15% e 20%, com faturamento de R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet. Em 2016, o faturamento foi de R$ 1,9 bilhão.

A mesma pesquisa também informa que 68% dos brasileiros desejam realizar alguma compra na Black Friday.

Black Friday Brasil: Tudo pela metade do dobro do preço

Mesmo com promoções atrativas, a Black Friday Brasil enfrenta alguns problemas com descontos maquiados “para cima” e promoções inexistentes. Onde você compra “tudo pela metade do dobro do preço”, em lojas varejistas ou pela internet.

Em 2013, a Revista Forbes, ironizou o evento brasileiro como sendo o “Dia da Fraude”. Confira o link da matéria, veiculada no UOL.

Black Friday Brasil: Como não ser enganado

Para evitar problemas na Black Friday, vamos listar algumas dicas básicas para você que deseja adquirir algum produto e economizar alguns trocados de fato. Confira abaixo:

  • Faça uma lista dos itens desejados e pesquise o produto, principalmente, o valor do mesmo em diversas lojas, com no mínimo duas semanas de antecedência;
  • Evite efetuar compras em lojas ou sites desconhecidos. Caso a compra seja pela internet, verifique a veracidade do site e da empresa que você está adquirindo o produto online;
  • Evite abrir emails desconhecidos oferecendo um determinado produto por um valor muito abaixo do mercado. Nessa época, os golpistas fazem muito isso;
  • Evite horários de “pico”, geralmente, o horário entre às 00:00 e 01:00, quando inicia a Black Friday é um dos piores horários.
  • Acesse o site do Reclame Aqui e verifique a reputação da empresa que você irá adquirir o seu produto. Avalie os comentários positivos e negativos das empresas participantes.

Bom, é isso. Boas compras para você!