5 motivos para aprender a utilizar o Excel

Aprender Excel: 5 bons motivos para você aprender a usar o Excel

Inegavelmente, existem inúmeros motivos para aprender como fazer planilhas no Excel, sabia? Já parou para pensar qual o seu nível de habilidade na ferramenta?

Apesar de haver divisões como:

Na verdade, ele é um programa único, não havendo divisões. O que existe, de fato, são níveis de conhecimentos distintos. Até porque, é possível uma pessoa conhecer fórmulas e funções simples, mas, dominar ferramentas avançadas do aplicativo. Tudo, com certeza, depende das necessidades de uso do Excel.

Todos nós sabemos da importância, atualmente, do Microsoft Excel no mercado de trabalho. Inclusive, com toda a certeza, uma pessoa qualificada no uso de planilhas eletrônicas terá um diferencial a mais em sua recolocação no mercado de trabalho ou, até mesmo, em uma projeção profissional.

Pode parecer até estranho, mas muitas pessoas têm receio de usá-lo, usando adjetivos como: “ele é complicado”, “somente pessoas inteligentes podem usá-lo”, “eu não sou bom em matemática” e muitos outros. Tudo isso, com o objetivo de fugir do aplicativo.

Por isso, neste artigo, você irá conhecer 5 motivos que deverão ser levados em conta, ao aprender criar planilhas no Excel. E, é claro, saberá se vale a pena ou não usar o aplicativo.

Mas, o que é Microsoft Excel?

O Microsoft Excel é um aplicativo projetado para criar planilhas e executar cálculos matemáticos, com o uso de suas fórmulas aritméticas. Inclusive, ele possui funções internas que permitem realizar inúmeras instruções. Através dele, também, é possível criar gráficos e trabalhar com informações em formato de tabelas.

Ele foi lançado em 1985, na época, para a plataforma Mac, da Apple, sendo desenvolvido por Doug Klunder.

Na época, o seu surgimento tinha o objetivo de fazer frente ao Lótus-1-2-3, que ganhava espaço no mercado. Que na época foi uma das primeiras planilhas eletrônicas a usar uma interface intuitiva, com o uso de menus e o clique do mouse. Inclusive, sendo o pioneiro no uso de nomes, intervalos e na automatização das planilhas, com o uso de macros.

Atualmente, com recursos que incluem uma interface intuitiva e inúmeras ferramentas de cálculo, construção de gráficos e relatórios, o Microsoft Excel é um dos principais aplicativos para computadores no mundo. Sendo ideal para o uso tanto para pessoas físicas como empresas. Dessa forma, elas poderão obter informações para análises comerciais e financeiras, rapidamente.

Excel no mercado de trabalho

Mais do que um software, hoje o Excel faz parte do dia a dia de uma empresa. Estando presente em 95% das empresas, ao redor do mundo. Ter conhecimentos, independente do seu grau, é vital, tanto para quem deseja uma recolocação no mercado de trabalho, ou, até mesmo, uma projeção profissional.

Dessa forma, aprender a fazer planilhas, de fato, tornou-se uma obrigação. Até porque, o aplicativo é amplamente utilizado em inúmeras áreas do mundo corporativo como:

  • Administrativa
  • Financeira
  • Logística
  • Marketing
  • Vendas
  • Controles Estatísticos
  • Engenharia e Qualidade
  • Profissionais Liberais
  • Micro e Pequenos Empresários
  • E muitas outras.

Portanto, ao aprender como usar o Excel será possível criar inúmeras planilhas com o uso de métodos e técnicas avançadas que permitirão fazer:

  • Fluxo de Caixa;
  • Controle de Pedidos;
  • Contabilidade completa;
  • Cálculos de Preços;
  • Estoque;
  • Cotação;
  • Controle Financeiro Pessoal;
  • Controle de Combustível;
  • Controle de Prestação de Contas;
  • Controle de Estoque;
  • Auditoria;
  • Folha de Pagamento;
  • Controle de Ponto;
  • Controle de Horas Extras;
  • e muito mais.

Tudo isso, será possível com a flexibilidade que o aplicativo possuí. Portanto, ao usá-lo será possível automatizar inúmeras tarefas, com o objetivo de ganhar tempo e dar maior dinamismo as suas planilhas.

5 motivos para aprender a usar o Excel

Uma vez que você aprendeu que existem níveis de habilidades diferentes, bem como a importância do Excel no mercado de trabalho, chegou a hora de conhecer 5 motivos para aprender como usar essa fantástica ferramenta.

  1. Liderança

O Microsoft Excel é o aplicativo mais utilizado no mundo. Atualmente, é muito difícil encontrar uma empresa que não o utilize. Saber utilizá-lo é uma das habilidades mais solicitadas no mercado de trabalho e agrega muito valor em seu currículo.

  1. Facilidade de uso

Uma das maiores virtudes é que ele permite resolver situações complexas em questão de segundos. Inclusive, ele possui uma grande quantidade de ferramentas, no qual podemos personalizá-las com base em nossas necessidades. Com um mínimo de tempo e esforço, ele pode fazer mágica.

  1. Flexibilidade

Há muito tempo o Excel deixou de ser uma simples planilha de cálculo para se tornar um dos aplicativos mais versáteis que podemos encontrar. Fora o fato de podermos utilizá-lo para fazer cálculos, é possível classificar, filtrar, buscar, comparar, fazer projeções, gráficos e muito mais. Apesar de não ser o correto, algumas empresas, acabam utilizando o Excel, inclusive, como um banco de dados.

  1. Compatibilidade

É possível exportar e importar as informações da planilha em diversos formatos. A maioria dos softwares de gestão empresarial, também, tem a capacidade de “trabalhar” em conjunto com o Excel.

  1. Solidez

Desde o Excel 2.0 para Windows, criada em 1987, ele está cada vez mais completo, prático e amigável. A cada nova versão, ele ganha novas ferramentas e funcionalidades, consolidando como o aplicativo mais utilizando ao redor do mundo.

Conclusão – Por quê aprender Excel?

Com toda a certeza, hoje o Microsoft Excel é o principal aplicativo para computador. Inclusive, o seu uso não se resume a dispositivos de mesa. Portanto, mesmo que seja um dispositivo móvel, como um smartphone, você conseguirá usá-lo.

Como ele está presente na maioria das empresas, inegavelmente, ter conhecimentos, mesmo que sejam básicos no aplicativo, será um diferencial para você. Pois, ele é usado em pequenas, médias e grandes empresas. E o mercado de trabalho, mais do que nunca, exige sim, conhecimentos no software, principalmente, para quem busca uma recolocação profissional.

E você, utiliza o Excel no seu dia a dia? Conhece as principais ferramentas que podem ajudar a facilitar o seu trabalho? Veja também, “07 dicas no Excel para melhorar a sua produtividade ao fazer planilhas“.

Gostou do nosso artigo, “Aprender Excel: 5 bons motivos para você aprender a usar o Excel“. Deixe o seu comentário, curta a nossa página e compartilhe nas redes sociais.

Quer fazer um curso de Excel e tem dúvidas na escolha? Saiba “Como escolher o melhor curso de Excel para você“.

Deixe o seu comentário