O agronegócio brasileiro alcançou US$ 9,9 bilhões (R$ 52,36 bilhões) em exportações em fevereiro. O índice de quantum teve redução de cerca de 12%, enquanto o índice de preço das exportações avançou cerca de 7%. A carne de frango teve recorde para os meses de fevereiro, com registro de 372 mil toneladas e US$ 726 milhões (R$ 3839,45 milhões).

Os principais compradores do frango brasileiro foram a China, a Arábia Saudita, o Japão e os Emirados Árabes Unidos. Na  avaliação dos analistas da SCRI/Mapa, o Brasil consegue obter recordes nos embarques desta proteína por não ter registro de casos de gripe aviária, diante do cenário mundial.

Além do frango, as culturas do milho, celulose, farelo e óleo de soja também tiveram destaque nas exportações no segundo mês do ano. No acumulado do ano, as exportações brasileiras do agronegócio alcançaram recorde para o primeiro bimestre: US$ 20,1 bilhões.

A carne bovina, por sua vez, teve desempenho desfavorável por conta de elementos como a redução internacional do preço e diminuição do volume exportado. Recentemente, as exportações para a China foram temporariamente suspensas por conta do caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) comunicado à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) no dia 22 de fevereiro. 

Para Nelson Siqueira, presidente da franquia Galo Zé – rede de fast-food que atua com mais de 60 unidades franqueadas no país -, os resultados alcançados pelo agronegócio brasileiro no mês de fevereiro demonstram o potencial de crescimento do hábito de consumo pela carne de frango, que cresce no Brasil e no mundo a cada dia.

“A carne de frango vem ganhando mercado há algum tempo. Hoje, a média de consumo é de 75Kg anual por habitantes no Brasil e, segundo pesquisas, esta será a carne mais consumida do país, ultrapassando a carne bovina”, afirma Siqueira.

A carne de frango é a segunda proteína mais consumida no Brasil (94%), atrás apenas do ovo (96%), e à frente das carnes suína (80%), bovina (79%) e de peixe (65%), de acordo com um levantamento encomendada pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) ao Ceap (Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado). Segundo a pesquisa, 98,5% dos lares consomem algum tipo de proteína animal. 

Para o presidente da franquia Galo Zé, a carne de frango vem ganhando cada dia mais espaço por se tratar de uma carne saudável e prática para fazer na correria do dia a dia. Além disso, o preço do frango é atrativo, o que faz desta proteína um dos carros-chefe do agronegócio brasileiro”, diz ele.

Para mais informações, basta acessar: https://www.galozebrasil.com.br/

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