São Paulo, SP 25/1/2021 –
Profissões na área de tecnologia prometem dominar as demandas do mercado de trabalho, sendo uma grande aposta para recolocação e mudança de carreira nesta década
O Fórum Econômico Mundial, entidade que reúne líderes e organizações do mundo todo para debater questões econômicas, disponibilizou em outubro do ano passado um relatório que analisa as tendências para o futuro do trabalho com uma visão promissora para aqueles que estão seguindo uma carreira em tecnologia .
No relatório, foi divulgado que as empresas entrevistadas pretendem adotar uma gama de novas tecnologias até o ano de 2025. Dentre as escolhidas, mantêm-se como prioridade Computação em Nuvem , Big Data e e-commerce. Houve um aumento considerável no ramo de criptografia e cibersegurança , além de um crescimento no número de companhias interessadas em adotar automatização e inteligência artificial .
É previsto que tal adoção gere novos cargos e um conjunto diferente de habilidades necessárias para quem trabalha . Acredita-se que até 2025, 85 milhões de ocupações serão substituídas por uma mudança na divisão do trabalho entre máquinas e pessoas, enquanto que 97 milhões de novas tarefas podem surgir dessa nova divisão, considerando máquinas, algoritmos e pessoas.
De acordo com a pesquisa apresentada no relatório, os 20 cargos a seguir estão cotados para um aumento de demanda nos próximos anos. Segundo a lista, 8 deles envolvem diretamente uma pessoa profissional em Tecnologia da Informação :
Cientista e Analista de Dados;
Especialista em Aprendizado de Máquina e IA ;
Especialista em Big Data;
Especialista em Estratégia e Marketing Digital;
Especialista em Processos de Automação;
Profissional em Desenvolvimento de Negócios;
Especialista em Transformação Digital;
Analista de Segurança da Informação ;
Pessoas Desenvolvedoras de Software e Aplicações;
Especialista em Internet das Coisas
Gerente de Projeto;
Gerente de Administração e Serviços de Negócios;
Profissional em Network e Database;
Pessoa Engenheira Robótica;
Pessoa Orientadora Estratégica;
Analista de Gerenciamento e Organização;
Pessoa Engenheira de Fintech;
Pessoa Reparadora de Maquinário;
Especialista em Desenvolvimento Organizacional;
Especialista em Gerenciamento de Riscos.
Dentre os cargos cuja demanda diminuirá nos anos seguintes por conta da automatização da mão de obra e aplicação de inteligência artificial, destacam-se pessoas digitadoras, pessoas encarregadas de contabilidade e pessoas atendentes de Serviço a Clientes.
Em relação às soft skills e hard skills mais essenciais para serem adotadas até 2025, constam:
Pensamento analítico e inovador;
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
Resolução de problemas complexos;
Pensamento Crítico
Criatividade , originalidade e iniciativas;
Liderança e Influência Social;
Uso, controle e monitoramento de Tecnologias;
Programação e Design de Tecnologias;
Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
Inteligência emocional ;
Experiência da pessoa usuária e resolução de erros;
Orientação para clientes;
Avaliação e Análise de Sistemas;
Persuasão e Negociação.
O relatório ainda evidencia que grandes obstáculos para a adoção das novas tecnologias envolvem a falta de pessoas trabalhadoras devidamente capacitadas, a falta de habilidades e competências em cargos de liderança e a inabilidade de atrair talentos com especialização.
Website: http://betrybe.com