São Paulo, SP 15/9/2020 –

Diferentemente do que muitos pensam, a conquista do cliente não acontece antes da venda. Com isso em mente, Camila Eskenazi, sócia-fundadora da Gráfica Online Eskenazi, divide estratégias para fidelização

Um estudo realizado por Philip Kotler, consultor de marketing americano, mostrou que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que fidelizar quem já acompanha a marca há algum tempo.

Diante desta afirmação, corporações se deparam com um ponto de atenção: o que é preciso para que novos clientes não sejam temporários? Entre as muitas opções, está o investimento no marketing.

Segundo o relatório “Forrester Research”, empresas consolidadas devem investir de 6% a 12% de seu faturamento líquido no marketing digital. Ainda assim, é preciso lembrar que existem outras modalidades da estratégia que não devem ser deixadas de lado.

Marketing de relacionamento

De modo geral, o marketing digital se resume ao que pode ser feito com intermédio da internet: e-mails, gestão de redes sociais e, claro, conteúdos. Porém, será que apenas isso é suficiente?

Camila Eskenazi, sócia-fundadora da Gráfica Online Eskenazi, diz que não. “Não podemos deixar o tradicional de lado. Ele é pioneiro e funciona muito bem”, comenta. Para a empreendedora, é muito importante investir em materiais gráficos, por exemplo.

“Ter cartões de visitas e flyers trazem a impressão de uma corporação séria. Estes itens marcam presença em reuniões e eventos, são indispensáveis. Além disso, apoiam a identidade visual da marca e seus desdobramentos”, aponta.

Outro ponto muito importante é a atenção com o pós-vendas. Para Camila, nesse momento a união do marketing digital e tradicional resulta na combinação perfeita para criar o modelo ideal de marketing de relacionamento.

“Muitos acreditam que, após um contrato fechado com a marca, o cliente está ganho. E é aí que mora o engano: é preciso dar atenção a ele, principalmente nos primeiros meses, quando o produto ou serviço pode não atender a expectativa logo de cara”, comenta.

Por esse motivo, é muito importante caprichar no contato. E-mails e pesquisas para feedback são indispensáveis, mas, mais uma vez, é preciso ir além do digital.

“Mandar um recado bastante pessoal funciona muito bem. Nesse sentido, os materiais impressos são ideais: podemos contar com folders e flyers. Outra opção interessante são materiais promocionais, como calendários, por exemplo. Com muita imaginação, as opções para tornar esse contato especial são infinitas”, finaliza.

Apoio especializado

Com parque próprio e mais de 60 anos de tradição, a Gráfica Online Eskenazi, grande gráfica Web to Print do Brasil, oferece base para que seus clientes coloquem no papel seus planos e objetivos em tempo hábil, com frete grátis para todo o Brasil.

Entre as especialidades, estão a impressão de cartões de visita , catálogos, livros, flyers e folders institucionais, garantindo um portfólio completo para identidade gráfica, apresentações, reuniões e viagens corporativas. Saiba mais: www.lojagraficaeskenazi.com.br

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

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