Fortaleza, CE 6/8/2020 – Essa é a via que nos permite agora mostrar O Cearense Revelado. Para isso, o apoio de cientistas na pesquisa foi fundamental.
O instituto Myra Eliane lançou obra com pesquisa inédita sobre a origem do cearense. A obra “O Cearense Revelado: uma jornada via DNA desvenda nossa ancestralidade” .
O Instituto Myra Eliane lançou nesta semana o livro “O Cearense Revelado: uma jornada via DNA desvenda nossa ancestralidade”. A obra, de autoria do professor e jornalista Luís Sérgio Santos, é uma continuidade ao ensaio “O Cearense”, do professor e ex-governador, José Parsifal Barroso, publicado em 1969, e reeditado em 2017.
Com prefácio do empresário e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, “O Cearense Revelado” mostra, através da pesquisa inédita GPS-DNA Origins Ceará, o padrão genético da composição do cearense. A análise genética foi realizada no Laboratório DDC, em Ohio (EUA), a partir de amostras colhidas em todo o Ceará.
“Essa é a via que nos permite agora mostrar O Cearense Revelado. Para isso, o apoio de cientistas na pesquisa foi fundamental, notadamente a metodologia desenvolvida pelo professor Eran Elhaik e seu time, que criaram o algoritmo GPS — Geographic Population Structure (Estrutura Geográfica da População), método que permite o rastreamento genético ancestral a partir de amostras de DNA. Essa nova escalada parece-nos somente o início de uma grande revolução na história da humanidade, notadamente no campo da Medicina Molecular”, ressalta Igor Queiroz Barroso.
Desenvolvido em 14 capítulos, o livro traz os temas: A gênese de O Cearense; Diálogos com Gilberto Freyre; Visões do Ceará; O “cabeça-chata”; A evolução humana; Rastreamento genético via DNA; Os grupos genéticos do cearense; A análise de Eran Elhaik; Fennoscandia e a Era Viking; África Ocidental, entreposto escravagista; América Central, conexão norte-sul; País Basco, o sangue ferve; Arábia: judeus, sírios e libaneses e A fala de algumas amostras.
O livro “O Cearense Revelado: uma jornada via DNA desvenda nossa ancestralidade” está a venda na sede do Instituto Myra Eliane, localizada na Av. Desembargador Moreira, 2120, sala 504, Aldeota, Fortaleza/Ce; e através do WhatsApp (85) 99412-3827.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane, fundado em 2016 com base em Fortaleza (CE), atua no fomento à educação infantil, com base nos valores humanos. Na frente editorial, já são quatro obras lançadas: a reedição do livro “O Cearense” (Parsifal Barroso), “Olga Barroso – Na vanguarda da vida” (Juarez Leitão), “Parsifal – Um intelectual na política” (Luís Sérgio Santos) e a reedição de Pequena História do Ceará (Raimundo Girão).
Website: http://www.myraeliane.org/