São Paulo 8/6/2020 – Entenda os critérios para escolher o serviço mais adequado.

Os serviços de streaming de TV permitem o acesso a muitos dos canais de TV favoritos transmitidos pela Internet. E a mensalidade é provavelmente muito menor do que a da empresa de TV a cabo.

O avanço da tecnologia certamente transformou os hábitos de consumo no mundo todo. Com a democratização de pacotes de internet e serviços de streaming como o Netflix e o Amazon prime, a relação das pessoas com os conteúdos de programas, séries, filmes e documentários foi transformada completamente.

Pouca gente lembra como era o televisor na época de sua avó ou de seu tataravô. A geração de hoje não deve ter a mínima idéia talvez do que era ter um televisor de seletor redondo, dependendo de uma antena de elementos pendurada nas alturas pra conseguir encontrar recepção analógica.
Hoje só perde o capítulo da novela ou aquela partida importante de esporte quem ainda não conseguiu se desvencilhar do passado. O mundo mudou! A era televisiva deu um grande salto para o futuro e a televisão hoje pode ser acessada no bolso ou necessaire.

Serviços de streaming on demand

Antes de mais nada, é necessário explicar como funciona essa tecnologia, que permite ao usuário assistir ao que quiser, de onde estiver conectado.
O conteúdo de áudio e/ou vídeo é inicialmente compactado e armazenado em um servidor como um arquivo. O termo “on demand” significa “sob demanda”: um usuário pode solicitar que o servidor envie conteúdo de áudio e/ou vídeo quando quiser, não dependendo de grades de exibição com horários fixos. Não é necessário baixá-los na íntegra no PC para reproduzi-los: os dados recebidos são descomprimidos pelo codec e reproduzidos alguns segundos após o início da recepção.

Vantagens e desvantagens do streaming

Os serviços de streaming de TV permitem o acesso a muitos dos canais de TV favoritos transmitidos pela Internet. E a mensalidade é provavelmente muito menor do que a da empresa de TV a cabo. No lugar de uma caixa de cabo, a conexão é feita por um aplicativo na smart TV ou algum outro dispositivo de acesso disponível na região de cada pessoa. Também é possível assistir em casa ou em diferentes trajetos, usando um smartphone ou tablet, e claro, usando o bom e velho PC por um navegador de internet.
Estes serviços têm muitos benefícios: sem mais taxas de cabo e a obrigação de estar fixo em um ponto, por exemplo. Mas a economia pode ser superada por outras desvantagens, como taxas de internet, restrições de DVR, buffering e falta de coisas para assistir, especialmente esportes ao vivo. E, assim como televisão por cabo, os custos destes serviços estão já ficando cada vez mais caros.

Como escolher o melhor pacote de streaming?

A escolha aqui no Brasil ainda não é muito vasta, mas ainda assim vale algumas considerações que podem ser feitas para atender preferências pessoais. Cada pacote oferece um mix diferente de canais, portanto, o primeiro passo deve ser escolher um serviço que transmita a programação essencial para cada pessoa. Nesse caso, o essencial podem ser os canais locais, e nem todo serviço oferece o pacote completo.
Os melhores pacotes de internet permitem a gravação e reprodução de programas, como um cabo tradicional ou DVR por satélite, mas eles geralmente vêm com restrições. Depois, há o problema de multistream. Se o assinante quiser assistir a mais de um programa ao mesmo tempo, por exemplo, na TV da sua sala de estar e em uma TV no quarto, ou na TV principal e em um tablet, ele deve garantir que o pacote que contratou tem fluxos simultâneos suficientes.

Pacotes de internet para streamings

Os serviços de streaming no Brasil não param de crescer. A facilidade de ver aquilo que deseja em tempo real, sem sequer precisar fazer o download ou sair de casa pra alugar aquele filme de sua escolha tornou-se um atrativo cuja demanda aumenta na velocidade da internet. Mas é justamente a velocidade da internet que pode ser seu maior obstáculo na aquisição desse tipo de serviço.
O mais famoso e mais rico em material disponível no serviço de streaming hoje no Brasil é a Netflix, mas não é o único. Já é possível considerar conhecer alguns outros que ingressam nesse mercado competitivo e que, em breve, certamente criarão igualdade de opções para seus usuários terem dor de cabeça para escolher. Alguns nomes que já são opção aqui no Brasil:

Net Movies, Amazon Prime, HBO Go, Crackle, Oldflix, Spcine Play, Philos, Afroflix, DramaFever, Curiosity Stream, SnagFilms, Classics Cinema Online, Looke, MUBI, entre outros. No quesito on demand, vale citar também os serviços do Telecine Play ou Google Play (ambos com boa disponibilidade de filmes de sucesso).
Os requisitos de streaming para conteúdo da Internet dependem principalmente de dois fatores: o conteúdo e a qualidade. O streaming de áudio de baixa qualidade requer muito menos largura de banda do que o streaming de vídeo de alta definição. A velocidade da largura de banda é geralmente medida em Megabits por segundo, ou Kilobits por segundo, que são expressos como Mbps ou Kbps. Um Mbps é o mesmo que 1.000 Kbps.

Os requisitos de largura de banda para streaming de vídeo dependem da qualidade do vídeo. A definição padrão, ou SD, requer menos largura de banda do que alta definição ou HD. Se a conexão com a Internet tiver menos que a largura de banda recomendada, ela poderá resultar em vídeos confusos, quadros ignorados ou atrasos.

O YouTube, por exemplo, recomenda uma largura de banda de pelo menos 0,5 Mbps para transmitir seus vídeos. A resolução mais baixa no YouTube é de 426×240 pixels ou 240p. Para transmitir vídeos com resolução mais alta, como filmes, programas de TV e eventos ao vivo, o YouTube recomenda pelo menos 1 Mpbs. A Netflix tem um requisito mínimo de 0,5 Mbps para obter qualquer vídeo e recomenda que a velocidade de Internet seja de pelo menos 1,5 Mbps para obter uma experiência satisfatória.
A Netflix também recomenda 3,0 Mbps para qualidade SD, 5,0 Mbps para qualidade HD e 25 Mbps para obter qualidade Ultra HD ou 4K.

No Brasil, há uma infinidade de prestadores de serviços, principalmente muitos regionais, que oferecem pacotes diversos de conexões e a variação de preço é enorme entre uma região e outra.

Website: https://melhoresofertas.net/

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *