Rio de Janeiro, RJ 28/8/2020 –
O objetivo é reduzir perdas e custos para tornar a indústria mais competitiva em um cenário de crise
A maior parte das indústrias possuem uma infinidade de materiais no chão de fábrica e no almoxarifado. Esses materiais não são baratos já que, segundo especialistas, na verdade eles são boa parte do patrimônio da empresa.
Especialmente em tempos de novo coronavírus, onde segundo o IBGE, milhares de pequenas empresas foram afetadas, o controle de materiais se tornou fundamental para que empresários possam controlar os gastos e reduzir os custos da produção.
Pensando nisso, o engenheiro e empresário Thiago Leão montou um conjunto de passos que gestores de indústrias precisam seguir para otimizar a gestão de materiais na produção.
De acordo com Thiago, as indústrias precisam melhorar seus processos de forma contínua para se manterem competitivas no mercado. Entre os benefícios de uma boa gestão de materiais, estão:
-Não faltar materiais para a produção
-Reduzir a perda de materiais no estoque e almoxarifado
-Reduzir o tempo gasto para requisitar e entregar materiais
-Reduzir o excesso de estoque
-Redução de custos
-Aumento da margem de lucro
-Aumento na produtividade
-Aumento da satisfação dos clientes
Para alcançar esses resultados, o engenheiro recomenda que o gestor siga os passos:
1. Identificar todos os materiais utilizados na indústria: para começar a organizar, é preciso conhecer de fato a indústria. É necessário fazer uma listagem com todos os materiais utilizados pela empresa.
2.Classificar os materiais: a segunda etapa é criar uma classificação com código para cada material e assim organizá-los por categorias.
3.Gestão do estoque: de acordo com Thiago, o gestor deve organizar o seu estoque para que seja um ambiente limpo e organizado.
4.Cuidar da qualidade: para o quarto passo, o engenheiro recomenda uma inspeção de qualidade nos materiais para verificar se estão dentro da qualidade necessária para a produção. Nessa etapa é necessário verificar também as datas de validade caso o negócio utilize materiais perecíveis.
5.Planejar as próximas compras: para fechar, é necessário planejar com antecedência as próximas compras da empresa, para que sejam feitas com os melhores fornecedores e na quantia certa para a produção.
Para colocar os passos em prática, o engenheiro recomenda que a empresa utilize um software ERP com capacidade de gerenciar materiais, como o Nomus ERP Industrial: https://www.nomus.com.br/erpindustrial/
Para ler a entrevista completa, basta acessar: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/gestao-de-materiais/
Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/gestao-de-materiais/