5/6/2020 –

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho

Uma empresa firma seu legado à sociedade quando trabalha o seu propósito. No caso da Fundação Proamb, é a sustentabilidade, através da gestão ambiental, que rege sua atuação há quase três décadas. São compromissos nos âmbitos social, econômico e ambiental disseminados por suas unidades operacionais, todas elas certificadas, a partir do compromisso com uma política própria de qualidade e meio ambiente. É ela quem baliza a utilização racional dos recursos naturais, protegendo o meio ambiente na busca pela máxima eficiência de todas suas operações. Com isso, busca aumentar o desempeno ambiental e industrial para melhorar a qualidade dos serviços.

São esses os pilares que sustentam essa filosofia de trabalho, permitindo oferecer soluções em todos os setores da gestão ambiental, com uma visão 360° aos clientes: Engenharia, Central de Resíduos, Coprocessamento, Centro de Análises Ambientais e Educação.

A área de Engenharia é o coração da Proamb. Ali são diagnosticados passivos ambientais e apresentadas soluções ao rigor da legislação para a eficiência industrial em áreas como energia, água e efluentes, poluentes atmosféricos, resíduos sólidos e toda a documentação envolvente de licenciamentos ambientais.

A Central de Resíduos, em Pinto Bandeira, opera com certificação ISO 14.001, e recebe para a destinação legal resíduos sólidos perigosos (Classe I) e não perigosos (Classe IIA). Neste ano, a Proamb está investindo R$ 4 milhões para dobrar a capacidade do aterro, que poderá receber até 10 mil m³ de resíduos a cada mês.Outro grande investimento de 2020 está sendo realizado na unidade de Coprocessamento, em Nova Santa Rita, empreendimento certificado pela ISO 9001. Essa unidade é um dos exemplos da capacidade vanguardista da Proamb. A planta pioneira no Estado está recebendo um aporte de R$ 7 milhões em maquinários, modernização de laboratório e ampliação de estrutura física. Ali, a Proamb processa resíduos e os transforma em combustível para a queima em fornos de cimenteiras, eliminando passivos ambientais. Todos os investimentos que a Proamb tem feito decorrem de sua forma de operação – na condição de fundação privada, reaplica em si mesma todos os recursos captados – nesses dois casos, frutos de trabalhos passados.

A análise de águas e efluentes é outro ponto do foco de atuação da Proamb. Reconhecido na Norma ISO/IEC 17.025, o Centro de Análises Ambientais é composto por quatro laboratórios – instrumental orgânica, instrumental inorgânica, físico-química e microbiologia – e, além das análises, realiza um diagnóstico preciso dos resultados gerados, oferecendo soluções e acompanhamento dos problemas.

Fundamental também no processo de construção de uma sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade é o trabalho desempenhado pela área de Educação da Proamb. Cursos, palestras e ensino na pós-graduação fazem parte do escopo desse setor, com destaque para o MBA em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal, qualificação inédita no Rio Grande do Sul, oferecida em parceria com a Esic Business Marketing & School, que está já na segunda turma. É por meio desse braço de atuação que a Proamb evidencia a ciência no FiemaCon, painel de conhecimento e networking da maior feira ambiental do sul do país, a Fiema Brasil, promovida pela Fundação.

São com esses atributos que a Proamb defende o desenvolvimento de um polo ambiental no Estado, reunindo toda cadeia desse segmento a fim de fortalecer a sustentabilidade a partir da entrega de produtos e serviços consonantes com a legislação. É mais segurança para o setor produtivo e para a sociedade, garantindo um (meio) ambiente saudável a todos.

Website: https://www.proamb.com.br/

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *