São Paulo,SP 18/5/2020 – “A falta de informação sobre as alternativas existentes no mercado de crédito para capital de giro faz com que as pequenas e médias empresas procurem as opções”

Empresas que buscam crédito ainda recorrem, em sua grande maioria por falta de conhecimento, apenas aos bancos tradicionais que nem sempre possuem as melhores condições.

Pesquisa online realizada pelo portal ConexaoFinanceira.com.br com 675 pequenas e médias empresas (PMEs) em abril/20, mostra que 77% das PMEs recorrem apenas aos bancos tradicionais quando precisam obter crédito para capital de giro.

Quando falamos de acesso ao crédito apenas 23% das PMEs busca recursos em instituições financeiras “alternativas” como por exemplo fintechs, bancos digitais, FIDCs (fundos de investimento) e cooperativas. E estas alternativas costumam ser mais baratas.

Mas por que só uma parte pequena da empresas busca crédito fora dos bancos tradicionais?

“A falta de informação sobre as alternativas existentes no mercado de crédito para capital de giro faz com que as pequenas e médias empresas procurem as opções mais conhecidas, como os bancos tradicionais” – afirma Simone Serrano, head de operações do Conexão Financeira. De acordo com Simone, “Fintechs e FIDCs são operações relativamente novas e precisam ganhar visibilidade no mercado para atingir novos clientes”.

Além da falta de informações, a baixa concorrência no mercado de crédito empresarial é outro dos fatores que justificam os números da pesquisa. Muitas fintechs e cooperativas optam por direcionar seu crédito às pessoas físicas, com o intuito de diluir o risco de inadimplência. É mais interessante para estas empresas emprestar pouco para muita gente (as pessoas físicas), do que muito para pouca gente (as pessoas jurídicas).

As taxas de juros fora dos bancos tradicionais são mais baixas?

Como as empresas de crédito não tradicionais possuem estruturas mais enxutas de gestão, quando se comprada aos bancos, estas costumam oferecer melhores condições às empresas, quando falamos de taxas de juros. O fato de não possuírem grande número de funcionários e agências bancárias faz com que o custo das operações sejam menor. Além disso, o fato de terem sistemas mais modernos e análises de crédito mais inteligentes, faz com que o risco de crédito seja mais bem analisado. Tudo isso, como resultado, permite uma melhor condição de crédito ao cliente.

Que empresas buscam crédito de capital de giro?

O crédito de capital de giro é um crédito de curto prazo. Normalmente é buscado pelas empresas para atender a demandas como pagamento a fornecedores, despesas com funcionários e compra de insumos para a produção. São créditos com prazos próximos à 12 meses e podem ser solicitados por qualquer porte de empresa, sejam micro, pequenas ou médias.

Como as PMEs devem buscar alternativas de crédito?

O primeiro passo para as PMEs terem acesso à outras alternativas de crédito é fazer uma pesquisa e identificar quais instituições financeiras podem atender sua necessidade. “A empresa precisa saber quanto recurso de curto prazo precisa e qual sua capacidade de pagamento mensal. A partir daí analisar as ofertas de crédito do mercado e identificar qual se encaixa melhor no momento. Nós do Conexão Financeira ajudamos às empresas a entender suas necessidades e encontrar os melhores fornecedores. A consequência disso é uma condição de crédito melhor e uma maior saúde financeira para as PMEs, tão importantes no Brasil” – finaliza Simone.

Sobre o Conexão Financeira:

O portal ConexãoFinanceira.com.br foi criado em setembro de 2018 e aproxima fornecedores de serviços financeiros empresariais a clientes que os necessitem. O portal apresenta diversas opções de serviços e sugere as mais adequadas ao momento da empresa. Todo o serviço é gratuito para quem o utiliza. Mais de 2.500 empresas já aproveitaram os benefícios do portal.

Website: http://www.conexaofinanceira.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *