São Paulo, SP 8/2/2021 – Nos dias de hoje, caso sua empresa ainda não tenha um sistema de apoio, ela está correndo sérios riscos de desaparecer
O sistema de informação agrega um controle eficaz e eficiente nas operações, garantindo melhores resultados para as empresas
O conceito de Sistema de Informação de acordo com John Dearden, autor de Management Control Systems (Sistemas de Controle de gestão), constitui um sistema que obtém dados para operações de controle e planejamento de uma empresa. Em síntese, é um sistema que transforma dados de uma empresa em informações organizadas para tomadas de decisões.
Com a utilização de um Sistema de Informação as empresas agregam um controle mais eficaz e eficiente nas operações, garantindo melhores resultados nos empreendimentos, segundo Douglas Nascimento Rehem, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O profissional abordará seis vantagens que um sistema de informação pode trazer para as organizações.
A primeira vantagem alegada pelo profissional é que o sistema pode proporcionar uma melhor organização. “Você provavelmente já entrou em um lugar bagunçado e desorganizado. Qual é a sensação quando procura por algo? Fica nervoso? Agoniado? Já se sentiu assim quando estava olhando para a papelada dos seus negócios? Uma das principais funções de um sistema de informação é o armazenamento dos dados do seu negócio. Existem dezenas de sistemas genéricos, os famosos softwares de prateleira, que desempenham bem essa função, mas só isso nem sempre é o suficiente. Logo, uma solução personalizada deve ser bem pensada para otimizar e melhorar seus processos atuais”, menciona Rehem, pós-graduado em Engenharia de Software com Java Enterprise Edition.
Conforme o profissional de TI, a segunda vantagem é a classificação das informações, que são modeladas para terem respostas rápidas, sempre que forem buscadas no sistema. Desse modo, dá para saber quais produtos são mais vendidos ou quais são as contas a pagar ou a receber, por exemplo. O terceiro benefício do Sistema de Informação é sobre a métrica. “Você sabe quanto tem de conta para pagar esse mês? Sabe quanto tempo leva para executar algum serviço? É muito importante saber como estão indo as coisas, e um sistema bem elaborado pode dizer como está a saúde do seu negócio. Como diz a famosa frase de Peter Drucker, escritor considerado pai da administração moderna: Se você não medir, você não pode gerenciar”, explica Douglas, com forte experiência em desenvolvimento de sistemas web, em arquitetura de sistemas altamente escalável em nuvem e em treinamentos na área de desenvolvimento de software.
A otimização é a quarta dica do especialista. Ele avisa que com as métricas em mãos é hora de utilizar alguma ferramenta, como a matriz BCG ou análise SWOT, para identificar as forças e fraquezas de uma organização (fatores internos) e as ameaças e oportunidade do ambiente de negócios (fatores externos), assim, fica mais viável para tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto.
“Entender seu cliente é a quinta vantagem que o Sistema de Informação pode proporcionar. Com o aumento da concorrência e da quantidade de produtos e serviços que existem hoje, seu negócio só vai prosperar caso seja centrado no cliente, para entregar o máximo de valor possível para ele. Um sistema de informação deve poder proporcionar uma forma de entender o comportamento dos clientes, o que compram, quais serviços consomem e o quanto gastam no seu empreendimento. Logo, tenha um sistema preparado para gerar esse tipo de informação, para apoiar você nas suas estratégias de negócio”, declara Rehem, que também é consultor de tecnologia da informação.
A última vantagem, segundo o tecnólogo, é sobre agregar valor. Ele explica que de acordo com a economia neoclássica o valor de algo varia de pessoa para pessoa a partir da necessidade de que tem em relação a algo. Ou seja, um sistema bem elaborado pode trazer grandes valores, mas nem sempre é fácil de perceber. “Vamos supor que você gasta uma média de 100 reais mensais, com a divulgação de um produto, será que ele vai vender o suficiente? Consultando o sistema, você percebe que a receita gerada desse produto ou serviço nem paga o valor da prospecção, em outras palavras, ele não tem um retorno sobre investimento (ROI) positivo. Logo você decide parar de gastar com isso. Outra forma de agregar valor é nos intangíveis, que são aqueles mais difíceis de medir, mas que mesmo assim podem trazer grandes resultados”, explana Douglas.
“Claro que um sistema ou até mesmo um aplicativo podem ter outros benefícios, mas considero essas as essências para valer a pena para qualquer negócio. Nos dias de hoje, caso sua empresa ainda não tenha um sistema de apoio, ela está correndo sérios riscos de desaparecer. Então busque um especialista para te orientar em como passar por essa transformação digital e se tornar competitivo no mercado”, finaliza Douglas Nascimento Rehem, que possui vasta experiência em desenvolvimento e acompanhamento de métricas de produto de sistemas distribuídos no modelo Software as a Service (SaaS) e em mapeamento e melhorias de processos de desenvolvimento de software.