São Paulo, SP 18/3/2021 –

Como reflexo de um poder de aquisição restrito do perfil de consumidor médio brasileiro, maioria dos compradores on-line decide por parcelar suas compras.

As facilidades de compras que os cartões de crédito e os estabelecimentos comerciais oferecem, seja no meio físico ou digital, estão agradando cada vez mais os consumidores.

É certo que tanto em lojas físicas quando virtuais, existem as opções de compras de produtos em até 12x sem juros. Algumas, inclusive, oferecem até mais parcelas como possibilidade. Esta prática está cada vez melhor aceita pelos consumidores, ocasionando, inclusive, o crescimento no parcelamento de aquisições por cartão.

Atualmente, o Brasil atingiu a marca de 75% dos consumidores, que possuem cartão de crédito, parcelando as suas compras, segundo o Datafolha. Parcelar bens duráveis, como carros e eletrodomésticos, é um comportamento normal há bastante tempo, entretanto, a prática está cada vez mais comum até para itens mais baratos.

Ainda segundo os dados da pesquisa do Datafolha, encomendada pela ABRANET (Associação Brasileira de Internet), somente 16% das pessoas entrevistadas possuem condições de comprar bens duráveis sem a opção de parcelamento.

A prática pode ser justificada por dois motivos: o parcelamento torna possível a compra de itens mais caros; e, ao parcelar, o consumidor pode fazer compras de maior volume.

O segundo ponto justifica o crescimento das compras parceladas em itens de menor valor. Ao invés de gastar R$ 75,00 em um item, o consumidor está tendencioso a comprar três itens de R$ 75,00 e pagar em 3 parcelas.

As possibilidades de compras parceladas sem juros potencializaram o comportamento do consumidor que foi confirmado pela pesquisa do Datafolha.

Certamente, também pode-se atribuir à pandemia um crescimento nas compras por cartão de crédito, em maior volume e, consequentemente, parceladas em várias vezes sem juros.

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