Tecnologia educativa e o seu uso na educação

Tecnologia educacional e o seu uso na educação

A tecnologia educacional, popularmente conhecida como informática educativa ou educacional, utiliza ferramentas e recursos tecnológicos no ambiente escolar como material de apoio ao professor.

A evolução da tecnologia trouxe consigo vários benefícios em todo o mundo. Além de aumentar a eficiência, transformou o mundo em uma aldeia global e facilitou o acesso à informação. O setor da educação também não foi deixado para trás, aproveitando o profundo recurso da tecnologia.

O uso da tecnologia da informação na educação tornou-se mais do que uma opção, uma obrigação. Para uma aprendizagem eficaz, os responsáveis do setor da educação encontraram formas de integrar o uso da tecnologia da informação nos processos de aprendizagem do dia-a-dia.

Acesso ao material de aprendizagem

A internet está cheia de muito material didático que o aluno pode acessar e usar para complementar o que for provido na sala de aula. Existem e-books, guias de revisão e documentos de exames anteriores que estão disponíveis na internet e os estudantes podem tirar proveito destes para melhorar sua base de conhecimento. Muitas instituições de ensino fornecem computadores e acesso à internet para que os alunos possam utilizar esses recursos.

Aprendizado contínuo

No mundo moderno, você não precisa estar na sala de aula para aprender. O uso da tecnologia da informação na educação possibilitou que os alunos continuassem aprendendo, independentemente de onde estivessem. Professores podem enviar tarefas aos alunos e eles podem preenchê-las e enviá-las mesmo sem entrar fisicamente nas salas de aula, e assim o aprendizado nunca precisa parar. Os alunos podem continuar aprendendo mesmo quando estão em casa. Isso aumentou muito a eficiência no setor educacional.

Compartilhamento de conhecimento

Por meio de fóruns de discussão on-line, os alunos podem compartilhar conhecimento, participar de debates intelectuais e, em geral, aprender uns com os outros. O uso da tecnologia da informação na educação tornou basicamente possível que estudantes de todo o mundo se reunissem e compartilhassem experiências, independente da distância geográfica.

A tecnologia da informação na educação também fez com que os alunos desenvolvessem uma apreciação da diversidade cultural e, por sua vez, criassem um mundo mais tolerante e unificado.

Uso de recursos multimídia como auxiliares de aprendizagem

O uso da tecnologia da informação na educação tornou possível aos professores ensinar os alunos com muito mais facilidade. Usando materiais multimídia, os alunos podem desenvolver uma melhor compreensão dos tópicos que estão sendo ensinados. Agora é muito mais fácil realizar demonstrações e colocar algum aspecto prático na teoria ensinada em sala de aula. Os alunos com dificuldade de assimilar o conteúdo, agora, têm a oportunidade de conversar com aqueles que haviam aprendido o que foi ensinado inicialmente nas aulas.

Ensino à distância

Para se adaptar a uma população em mudança com demandas únicas, as instituições de ensino empregaram o uso da tecnologia da informação na educação para atender a essa nova demografia. Cursos on-line permitiram que a maioria da população empregada e jovem voltasse às aulas e obtivesse certificados de segundo grau ou adicionais. É possível frequentar uma faculdade no exterior sem sair do seu país de origem e em sua própria conveniência.

Registro adequado

É possível manter os registros dos alunos de maneira mais sistemática e segura usando a tecnologia. Diferentemente do passado, quando os registros costumavam ser mantidos manualmente e havia muitos casos de arquivos perdidos, a incorporação da tecnologia da informação na educação possibilitou a manutenção segura e adequada de registros. A recuperação de informações tornou-se, portanto, muito mais fácil.