São Paulo, SP 20/11/2020 – “Mantivemos viva a possibilidade de se viajar virtualmente pelo Japão por meio de muitas histórias compartilhadas e acessíveis pelo universo online”

Com o turismo afetado, instituições culturais ganham ainda mais relevância nos ambientes físico e digital, no papel de levar informação sobre diferentes lugares do mundo para quem ama viajar

O mundo segue enfrentando grandes desafios frente à crise do novo coronavírus e um dos setores mais impactados nos últimos meses é o do turismo que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), registrou uma queda de 70% nas viagens internacionais realizadas nos oito primeiros meses do ano em relação a 2019, o que representa 700 milhões a menos de chegadas de turistas em todo o mundo, e um grande impacto na rica troca cultural que somente uma viagem entre culturas pode proporcionar.

Segundo a organização, a expectativa para 2021 não é de plena recuperação até 2022, mesmo pós-vacina. Dado que se confirma pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), que prevê um retorno lento e gradual do setor no país, mesmo apostando em uma volta inicial de viagens no território nacional. Assim, a demanda dos apaixonados por viagens pelo mundo vem sendo suprida por diferentes formas de entretenimento cultural, seja um bom filme, documentários e até mesmo exposições de arte que possam alimentar a fome de informação sobre outras culturas.

Atendendo a esse propósito, instituições culturais e museus de arte são uma ótima opção para viajar por diferentes culturas sem precisar sair do país e até mesmo, sair de casa. A Japan House São Paulo, instituição localizada na Avenida Paulista, que nasceu em 2017 com objetivo de apresentar diferentes vertentes da cultura japonesa para seus visitantes, promove em sua sede física e canais digitais (site, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), uma programação de intensa imersão cultural pelo Japão, enaltecendo em detalhes diferentes áreas que compõem suas raízes e tradições. “Procuramos estabelecer uma ponte que conecte todos que nos visitam presencial ou digitalmente, como se estivessem fazendo um tour pelo Japão. A intenção é aproximar cada um, da forma mais completa possível, da gastronomia, artes, conceitos e tradições deste país que é tão rico”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da instituição.

Durante a pandemia, a instituição nipônica investiu ainda em seu departamento de comunicação digital e criou o projeto #JHSPOMOLINE, para ampliar o acesso a essa rede de conexões entre os países e chegar a mais pessoas que desejam conhecer em detalhes a cultura japonesa. “Mantivemos viva a possibilidade de se viajar virtualmente pelo Japão por meio de muitas histórias compartilhadas e acessíveis pelo universo online. E na ocasião da reabertura inauguramos a mostra Japonésia, que é uma verdadeira imersão pelas paisagens do arquipélago”, completa Natasha, que se refere à mostra com 73 fotografias do jovem Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes do cenário atual no Japão.

O trabalho do fotógrafo exposto no segundo andar da sede física, revela as particularidades e diversidade de paisagens e de cultura, levando o observador a uma verdadeira viagem de expedição pelo Japão, mesmo em tempos de pandemia. Viagem que se faz possível também com a ajuda da internet, já que a programação da instituição contempla encontros guiados pela equipe de educativo destacando os elementos e temas presentes no trabalho do fotógrafo, por meio de um olhar mais atento para algumas das fotografias presentes na exposição. Para participar do encontro “Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa” que acontece no próximo dia 21, às 14h, é necessária inscrição no site da Japan House São Paulo.

O Japão segue com restrições para a entrada de turistas no país, mas não faltam oportunidades para conhecer a cultura do país. A cidade de São Paulo guarda alguns dos principais pontos que representam a forte relação entre os dois países e, por isso, a instituição anuncia a ação “Caminhos Brasil – Japão”, promovida como forma de celebrar o importante Tratado de Amizade Brasil-Japão que chega à marca dos 125 anos agora em 2020 e reforça a integração entre as comunidades japonesas que imigraram para o país.

segue com restrições de visitação em locais turísticos e, em São Paulo, alguns dos principais pontos que representam a forte relação entre os dois países, ajudará a realizar mais um passeio pela cultura japonesa e será destaque da ação “Caminhos Brasil-Japão”, promovida pela instituição como forma de celebrar o importante Tratado de Amizade Brasil-Japão que chega à marca dos 125 este ano e reforça a integração entre as comunidades japonesas que imigraram para o país. Na ocasião, diversos elementos da cultura nipônica serão exaltados, em seis roteiros divididos em Gastronomia, Esporte, Atualidades, Artes, Cultura e Memórias Brasil – Japão. Com transmissão ao vivo pela internet a viagem levará todos por marcos importantes da cidade como o bairro da Liberdade, o Parque da Aclimação e o Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera e Parque da Aclimação, no dia 06 de dezembro, a partir das 10h.

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo
Horário: das 11h às 17h
Entrada livre e gratuita

Para informações e reserva online antecipada: Link! Agendamento https://agendamento.japanhousesp.com.br/

JAPAN HOUSE São Paulo está presente também nas redes sociais:
Link! Site https://www.japanhousesp.com.br/
Link! Facebook https://www.facebook.com/JapanHouseSP/
Link! Instagram https://www.instagram.com/japanhousesp/
Link! Twitter https://twitter.com/japanhousesp
Link! YouTube https://www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Website: https://www.japanhousesp.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *