Campinas – SP 5/11/2020 –

ONU prevê que o planeta terá 10 bilhões de pessoas concentradas em centros urbanos em 2050.
Desafio do agronegócio: produzir mais com menos recursos naturais.
Tecnologias e soluções Bosch para semear inovação e colher eficiência

O mundo está se transformando rapidamente e, com isso, aumenta a importância de tornar os setores, como o do agronegócio, ainda mais eficientes. Um levantamento feito pela ONU prevê que o planeta terá quase 10 bilhões de pessoas cada vez mais concentradas em centros urbanos até 2050. Dados também apontam que, para atender essa demanda populacional, serão necessários 60% a mais de comida, 50% a mais de energia e 40% a mais de água.

Visto esse cenário desafiador, o agronegócio brasileiro tem um papel-chave no que refere-se atender à crescente necessidade mundial. Para isso terá que investir ainda mais no uso de metodologias e inovações que aumentem à produção de alimentos e insumos agrícolas ao mesmo tempo que utiliza os recursos naturais, como água, energia e terra, de forma eficiente.

A base para alcançar isso necessariamente passa pela tecnologia. A conectividade, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) implementadas em máquinas, sistemas e plataformas estão entre as soluções que possibilitarão que o campo produza mais, melhor e com menos. Um exemplo é a Solução de Plantio Inteligente desenvolvido pela Bosch para automatizar plantadeiras. A inovação permite otimizar a distribuição de sementes de acordo com a fertilidade e curvas do solo, além de realizar corte de linhas para evitar a sobreposição e consequente desperdício de sementes, o que proporciona melhor utilização da área plantada e aumenta o potencial de produtividade do agricultor.

Outro ponto fundamental quando se fala em sustentabilidade no setor é o uso de defensivo agrícolas. A Bosch desenvolveu uma solução que permite que o agricultor pulverize herbicida apenas onde realmente é necessário. Para que isso ocorra de forma precisa, câmeras com algoritmos de IA detectam linhas de culturas e identificam as ervas daninhas na área de cultivo.

Entre os maiores benefícios da Solução de Pulverização Inteligente estão: proteção ao meio ambiente, menor incidência do uso de defensivos agrícolas, evita que a terra crie resistência a herbicidas, diminui os custos para o produtor e aumenta a qualidade dos alimentos. Por meio do seu consolidado know-how tecnológico em sensores, serviços e software, a Bosch possui amplo portfólio e desenvolvimentos e soluções o que a torna uma parceira ideal para as atividades agropecuárias do Brasil. Saiba mais em Soluções Bosch para o campo.

Website: https://www.bosch-press.com.br/pressportal/br/pt/news/

Deixe o seu comentário