Rio de Janeiro 14/7/2020 – Muitas pessoas ouvem siglas como EPI ou EPC e não se preocupam em descobrir o que elas significam

A segurança dos colaboradores é um elemento fundamental na execução das atividades de uma empresa. Por isso, Pedro Ghiatã reforça a necessidade da compreensão do que são os equipamentos de proteção individual.

EPI é uma sigla fundamental para a área de segurança do trabalho. Isso porque os equipamentos de proteção individuais são importantes para diversos tipos de empresas. No entanto, seu papel é especialmente relevante quando o tópico é o setor de energia.

Para Pedro Ghiatã, sócio-diretor da Infotec Brasil, é necessário que empresários da área compreendam a natureza desse papel. “Muitas pessoas ouvem siglas como EPI ou EPC e não se preocupam em descobrir o que elas significam”, explica o especialista. “Mas, para um empresário dessa área, é obrigatório entender melhor esse conceito.”

Exemplos de equipamentos de proteção individuais seriam capacetes, luvas, protetores auriculares, protetores faciais, cintos de segurança e calçados com revestimentos especiais. “Na área de construção civil, o uso correto desse tipo de equipamento é imprescindível,” esclarece Pedro. “E isso ocorre porque a indústria da energia é uma das mais importantes do mercado, providenciando serviços essenciais para o dia a dia da maioria das pessoas. Assim, até mesmo a possibilidade de um acidente interno de trabalho pode ser muito prejudicial e ter efeitos desastrosos que se acumulam.”

O uso dos EPIs, assim como o dos EPCs (equipamentos de proteção coletiva), é regulado pelas Normas Regulamentadoras. “As Normas Regulamentadores, ou NRs, são disposições complementares à CLT que apresentam as obrigações, os direitos e os deveres de trabalhadores e empregadores para a construção de um ambiente de trabalho sadio e seguro,” afirma o sócio-diretor. “Sendo assim, como empresário, é crucial conhecer as NRs que dizem respeito especificamente à sua área, e colocá-las em prática. Muitas pessoas acham que é uma questão de apenas obedecer, mas a necessidade de fazer isso é mais profunda: Seguir as NRs corretamente contribui para a produtividade da empresa. Afinal, em um ambiente seguro, tudo funciona melhor. E o uso eficaz dos equipamentos de proteção individual é fundamental para a construção desse ambiente.”

Sobre a Infotec Brasil

A Infotec Brasil é especialista em terceirização de serviços e soluções de BPO para grandes indústrias e empresas há mais de 30 anos. Com expertise no mercado de óleo, gás e energia, a empresa tem mais de 2000 colaboradores e cinco filiais em todo o Brasil. Buscando sempre a excelência operacional, a Infotec atua em projetos de grande porte no território do país inteiro.

Website: https://infotecbrasil.com.br/

Deixe o seu comentário