São Paulo, SP 24/9/2020 – “Vivemos numa era na qual tudo se conecta por intermédio da tecnologia”

Mudanças, otimização de custos e tecnologia embarcada foram os principais temas na terceira edição digital do Programa Inovação

Na manhã da última sexta-feira (18), aconteceu a terceira edição do webinar do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial com o tema “Tecnologia Inteligente para tornar a sua empresa mais competitiva na Era 4.0”. O evento on-line contou com mais de 380 espectadores, entre empresários e gestores de empresas do setor e relacionadas.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), José Alberto Panzan, apontou a importância dos processos tecnológicos no segmento. “O TRC precisa estar alinhado a essas evoluções, como forma de otimizarmos os trabalhos e alcançarmos a tão sonhada excelência em nossos processos”, completou.

Em seguida, Wagner Fonseca, diretor da NETZ e mediador do webinar, apresentou os convidados Márcio Toscano, diretor de Mkt, comercial e pós-vendas da Autotrac; Eduardo Damaceno, gerente nacional de pós-vendas da Positron; Maurício Coelho, gerente nacional de vendas da Sascar; Alfredo Aleixo, gerente regional comercial da Omnilink; e Marcos Daniel, diretor de operações da Mix Telematics, discorreram sobre a inserção da tecnologia de modo acelerado, em decorrência da pandemia.

Esse período colocou a Era 4.0 à prova, mostrando que manter uma empresa estruturada economicamente, é essencial. Márcio pontuou a importância da boa relação com o cliente, a organização da base de dados e qualidade de processos bem desenhados “O pilar principal da sua empresa, que é produto, mercado, pessoas e estrutura econômica e financeira, tem que estar muito bem preservada”, completa.

“A grande diferença é que as empresas que estavam a frente, conseguiram ter vantagens enormes, e as que não estavam, mas que conseguiram ser ágeis em alterar processos, também tiveram suas vantagens instauradas”, diz Marcos, fazendo um comparativo com os últimos meses.

Segundo Eduardo Damasceno, esta é a quarta revolução industrial. “Cada vez mais, você precisa estar integrado e conectado aos negócios, preservando a tecnologia que está embarcada ao equipamento, e trazendo-a integrada aos demais sistemas das empresas”, conta.

Sobre inovação e redução de custos, Maurício a importância de dar sentido aos transportadores dentro da própria companhia. “A gente começou a trabalhar com o colaborador, dando o sentido de que cada centavo economizado no diesel ou em uma peça mecânica, ia influenciar nessa redução, o ajudando a diminuir suas despesas e desperdícios”, aponta.

“Cada montadora, cada modelo e marca, tem várias camadas de informações. A grande sacada da tecnologia é a capacidade de ler todas elas”, disse Alfredo, destacando a dominação da tecnologia nas empresas.

Ao finalizar a manhã de debates, o presidente do SINDICAMP agradeceu aos convidados pelo debate enriquecedor, aos patrocinadores e destacou a importância dessa discussão nos dias atuais. “A tecnologia deve ser nosso braço auxiliador”, completa Panzan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *