São Paulo, SP. 22/9/2020 –

A tecnologia das plataformas de publicação de frete e suas funcionalidades vêm sendo utilizadas por empresas transportadoras para manter a competitividade no concorrido mercado de transportes de cargas.

As soluções tecnológicas para gestão, rastreamento, monitoramento, telemetria e roteirização vêm tomando conta do mercado de transportes de cargas há algum tempo, com vistas a agilizar a rotina de transportadoras no que diz respeito ao gerenciamento geral, do patrimônio às cargas, administrando funcionários e até a manutenção dos veículos, segundo os fornecedores.    

Uma ferramenta, porém, vem engajando cada vez mais as transportadoras ao trabalho dos motoristas autônomos: as plataformas de publicação ou de anúncio de fretes. Com elas, as empresas que dispõem de capital para investir e manter uma frota própria, bem como as que não têm caminhões, podem contar com uma frota virtual através desses caminhoneiros, que disponibilizam seu trabalho e veículos adequados aos mais diversos tipos de carregamento.  

A solução conecta duas pontas importantes da logística: as transportadoras, através de um programa de assinaturas, e os caminhoneiros autônomos, por meio de aplicativo gratuito. Assim, os dois lados saem ganhando, com trabalho para todo mundo.

A solução vem ao encontro dos novos hábitos dos caminhoneiros, que estão em peso na internet. Os números são da Pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro 2019, da Confederação Nacional do Transporte, e apontam que 87,8% deles fazem uso da rede mundial, principalmente através do celular (98,8%), o que certamente está levando a uma transformação digital nas estradas.

Experiência positiva

Os motoristas autônomos vêm, de fato, utilizando meios digitais para a busca de fretes e esse movimento aumentou 47% no primeiro quadrimestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo apontou o Relatório do Setor de Transporte de Cargas elaborado pela plataforma FreteBras.  

O relatório apontou um aumento da atividade de busca de cargas por caminhoneiros de quase 50% nesse primeiro quadrimestre em relação ao ano passado. As informações vieram da base da plataforma, que conta com 10 mil empresas, entre transportadoras e embarcadoras, e aproximadamente 20 mil publicações diárias de anúncio de frete para 420 mil caminhoneiros cadastrados. 

O período coincide com o de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, um indicativo da confiança desses trabalhadores no uso da ferramenta tecnológica para conseguir fretes, principalmente em uma situação conturbada e sem precedentes. “O crescimento dos cadastros foi de 118%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Registramos 80 mil novos motoristas, na nossa base de caminhoneiros autônomos”, revela o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad.

De acordo com Hacad, o processo é simples: ao fazer a assinatura, a transportadora ou embarcadora passa a publicar seu anúncio de frete em quantidade ilimitada na plataforma e assim consegue encontrar rapidamente motoristas autônomos com caminhão adequado à carga que precisa transportar. 

Para o caminhoneiro autônomo, é só baixar o aplicativo, preencher um cadastro e, após aprovação, fazer o check-in para receber as ofertas de carga para transportar, onde quer que esteja. Depois de escolher a carga que mais interessa, ele entra em contato com a empresa que fez o anúncio do frete e negocia diretamente com ela, sem qualquer participação ou interferência da plataforma. 

A segurança de todo o processo para ambos os lados está nas informações sobre empresas e motoristas autônomos, confirmadas pelas análises de dados para a composição de cadastros, realizadas pela equipe da plataforma. “Procuramos também disseminar informações sobre os cuidados necessários, de ambos os lados, para a prevenção de fraudes. Com isso, tentamos reduzir ao mínimo os riscos nessa relação comercial”, afirma.

Como a agilidade é fator importante no setor de cargas, a plataforma está disponibilizando um tipo de anúncio de frete que possibilita visibilidade ainda maior às cargas, o Frete Destaque. O recurso permite às empresas ficarem no topo da lista por 24 horas, para fechar negócios mais rapidamente.

Na avaliação de Hacad, o Frete Destaque proporciona até 90% mais visualizações e ajuda a impulsionar as ligações por parte dos caminhoneiros interessados em até 50%. Ele conta que esse anúncio de frete já conquistou mais de 540 empresas na plataforma, com um total de dois mil fretes publicados e visualizados rapidamente pelos caminhoneiros interessados.

O link https://pagina.fretebras.com.br  tem mais informações sobre a plataforma.

Website: http://www.fretebras.com.br

Deixe o seu comentário