Campinas, SP 15/9/2020 – A pandemia potencializou muitos problemas, entre eles a dificuldade da visita dos familiares aos idosos”, diz Adriano Goes fundador da Helpbox

Visando um público com mais 12 milhões de pessoas, Startup avança com solução inovadora para cuidados de idosos em tempo real. Através de uma pulseira inteligente, a tecnologia vem sendo uma nova e forte aliada no cuidado da pessoa idosa.

A pandemia evidenciou diversas necessidades e dificuldades que antes não estavam tão aparentes. Muitas empresas no segmento de saúde digital e healthcare viram oportunidades únicas para inovar e se destacar com soluções disruptivas. Para se ter uma ideia do espaço a ser trabalhado, segundo o IBGE, o número de pessoas com mais de 70 anos é de aproximadamente 13 milhões de pessoas e deve dobrar no Brasil até 2050, saltando de 9,5% para 21,8% da população, atingindo 40 milhões de pessoas.

Um destes casos é a startup brasileira Helpbox focada em cuidados de idosos, que chegou ao mercado em janeiro deste ano propondo uma completa inovação frente aos produtos oferecidos pelos grandes players do mercado. A empresa criou um dispositivo inteligente, que otimiza o atendimento à pessoa idosa, com monitoramento 24 por 7, por meio de Inteligência Artificial.

Trata-se de uma pulseira que gerencia e fornece dados essenciais, como movimentação atípica, controle de sono, mudança de decúbito, monitoramento cardíaco, temperatura corporal, pressão arterial, oxigenação e até mesmo controle do cotidiano do idoso. “Por meio dessas informações, nossa equipe de enfermagem consegue detectar desvios e contatar o paciente proativamente em viva-voz, sem que ele necessite apertar botões ou realizar ligações”, explica Adriano Goes, fundador da Helpbox.

A ideia de desenvolver um sistema que atendesse à terceira idade surgiu quando Goes sentiu falta de soluções para este nicho, focadas em dados. “Os dispositivos oferecidos não dispõem de inteligência. Resumem-se a botões de presença com funcionalidades extremamente simplistas, o que nos abriu a mente para criar uma ferramenta com alto valor agregado”, diz ele engenheiro de telecomunicações e professor universitário com 25 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias.

Além da central de monitoramento em tempo real, o Helpbox possui um aplicativo para a família, dentro do qual é possível abrir comunicação com o assistido, ver sua localização, configurar alertas e acompanhar as atividades do idoso, entre outras funcionalidades. De acordo com o executivo, o público comprador da tecnologia está na faixa etária dos 40 aos 55 anos, ou seja, são filhos que desejam manter os cuidados de seus pais à distância.

A empresa possui casos de sucesso como, por exemplo, um idoso com Doença de Parkinson que engasgou e sua cuidadora que não estava próxima não percebeu o ocorrido. O sistema observando a alteração na frequência cardíaca e a movimentação atípica, disparou um alarme na central que imediatamente entrou em contrato com a residência através do sistema de voz do equipamento avisou a cuidadora, que imediatamente socorreu o idoso. Além destes casos emergenciais a central de atendimento também trabalha com a prevenção, como no caso de uma idosa que passou a dormir muito mal durante a pandemia e de posse desta informação os familiares foram avisados e aconselhados a procurar ajuda especializada. Com ajuda de uma psiquiatra foi identificado um quadro de início de depressão que devidamente orientados o idoso e seus familiares, puderam cuidar melhor do problema de forma precoce.

Além de ajudar as famílias a manterem o bem-estar e a segurança do idoso, outro ponto importante é que a ferramenta foi desenhada também para obter dados relevantes para hospitais e planos de saúde. Segundo Goes, a obtenção de informações assertivas faz parte da estratégia de aprimoramento para garantir mais excelência nos cuidados com este público.

Em termos de crescimento, as expectativas do fundador são as melhores: até o final do ano, ele pretende chegar à marca de 500 usuários; em dois anos, serão 10 mil usuários. Quanto ao faturamento, até 2022, a empresa deve atingir R$ 4,5 milhões.

“Nosso intuito é alcançar 41 mil idosos no Brasil, considerando primeiramente as pessoas com mais de 70 anos pertencentes às classes A e B. Ao bater esta meta, queremos tornar o equipamento mais acessível e mirar as classes C e D também”, esclarece Goes, lembrando que o modelo de negócios é baseado em assinatura.

Países como Portugal, Colômbia, Argentina e Chile já demostraram interesse na tecnologia, contudo a empresa entende que o momento é de se solidificar em solo brasileiro, uma vez que, o Brasil possui muitas oportunidades ainda e é carente de serviços para cuidados na melhor idade.

Website: https://helpbox.care

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