São Paulo 7/1/2021 – Um mentor é alguém que pode desenvolver um relacionamento de longo prazo centrado na construção do crescimento e desenvolvimento do pupilo.

Um mentor não trabalha diariamente para ajudar um pupilo a tomar decisões, mas está lá para servir como alguém que pode oferecer apoio, sabedoria e ensino ao longo do tempo.

Amigos e familiares, os gurus online, publicações e até conhecidos casuais podem fornecer um fluxo constante de informações sobre notícias de negócios, desenvolvimentos do setor e oportunidades. Analistas do setor, consultores, funcionários e bons contatos de rede podem compartilhar o conhecimento especializado  a respeito de situações e necessidades específicas que os empresários e empreendedores podem encontrar no dia a dia. No entanto, apenas um mentor de negócios pode realmente compartilhar sabedoria em uma base contínua e de uma maneira que possa ter um impacto direto e positivo no crescimento pessoal ou de uma empresa ao longo do tempo.

Os conselhos genéricos de negócios que são obtidos através de publicações online ou livros irão apenas até certo ponto, e um bom mentor de negócios começa exatamente de onde estes textos param.

Um mentor de negócios é alguém com vasta experiência empresarial, que atua como um confidente de confiança por um longo período, geralmente gratuito.

Isso parece bom demais para ser verdade? Bem, em primeiro lugar, ser um mentor de negócios para um empresário promissor é uma ótima maneira de retribuir à comunidade e à sociedade em geral, quando o conselho e orientação podem ter um impacto mensurável em ajudar os pupilos.

“Muitos mentores de negócios podem aconselhar pessoas a fim de desenvolver suas habilidades como professor, gerente, estrategista ou consultor. E um relacionamento de mentor verdadeiro também funciona em ambas as direções – seu mentor pode aprender sobre novas ideias, estratégias e táticas com você, assim como você aprenderá sabedoria atemporal com eles”, afirma o engenheiro Alejandro Motta, principal executivo da Rede Global de Mentores.

Em pesquisa realizada pela RGMentores com gerentes de recursos humanos em dez países, os cinco principais benefícios apontados para encontrar e manter um relacionamento com um mentor de negócios são:

Para onde correr?

Depois de iniciar o próprio negócio, não há patrão a quem recorrer para obter conselhos ou orientações quando estiver em apuros – talvez nem mesmo algum funcionário ainda. Embora esteja voando sozinho, não precisa estar. Todo mundo precisa de uma boa caixa de ressonância confiável, de uma segunda opinião e, às vezes, apenas de apoio emocional em caso as coisas fiquem difíceis.

Eles “estiveram lá e fizeram isso”

Talvez o benefício mais óbvio de encontrar um mentor de negócios seja aprender dos erros e sucessos anteriores. O mentor não precisa ter experiência em seu setor específico – embora ajude se tiver – para que possa maximizar as oportunidades de alavancar relacionamentos importantes. Eles não precisam estar atualizados com as últimas tendências ou tecnologias – há outras fontes para isso. O papel do mentor é compartilhar as lições de sua experiência, na esperança de que possam aprendê-las com rapidez e facilidade.

É (normalmente) gratuito

Se o orçamento está apertado, esse é um fator importante. Embora bons treinadores e consultores possam oferecer algumas coisas que um mentor não oferece, quase sempre isso tem um preço, geralmente de várias centenas de reais (ou mais) por mês. Os mentores, no entanto, estão prontamente disponíveis, gratuitamente, por meio de várias organizações e muitos outros grupos.

Expandir a rede social e de contatos

Um mentor, sendo um empresário experiente, provavelmente tem uma ampla rede de contatos e pode oferecer acesso a muito mais tomadores de decisão seniores, e eles estarão muito mais dispostos a abrir essa rede do que algum conhecido casual de uma reunião de rede.

Um relacionamento confiável e de longo prazo

O mentor não tem nenhum serviço ou produto para vender. Isso, combinado com sua experiência e outras qualidades, cria uma boa base para confiança. E à medida que o relacionamento se desenvolve ao longo do tempo, essa confiança pode crescer ainda mais. Além disso, com o tempo ele se torna cada vez mais eficiente à medida em que se familiariza com as necessidades da empresa e dos executivos.

Portanto, as recompensas de ter um mentor de negócios podem ser grandes e os riscos são pequenos. Nada a perder e tudo a ganhar ao encontrar um bom mentor. 

 

Website: https://www.rgmentores.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *