São Paulo 19/10/2020 – A melhoria oferecida ao solo, bem como o maior respeito ao meio ambiente, contudo, compensam com facilidade esse trabalho.

Os fertilizantes orgânicos se dividem, basicamente, em alguns tipos principais é possível produzi-los em casa (até em apartamentos) e ainda diminuir a geração de lixo e emissão de gases do efeito estufa.

Fertilizantes orgânicos são adubos obtidos a partir de matérias-primas animal ou vegetal podendo ser enriquecidos com nutrientes de origem mineral. Os fertilizantes orgânicos se dividem, basicamente, em alguns tipos principais é possível produzi-los em casa (até em apartamentos) e ainda diminuir a geração de lixo e emissão de gases do efeito estufa.

O que são fertilizantes orgânicos?
Fertilizantes, de acordo com a Embrapa, são todas as substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, que fornecem um ou mais nutrientes para as plantas.

Os fertilizantes orgânicos, por sua vez, são todos os produtos de natureza fundamentalmente orgânica, obtidos por processo físico, químico, físico-químico ou bioquímico, natural ou controlado, a partir de matérias-primas de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, enriquecidos ou não de nutrientes minerais.
Conforme informações do sítio Pema: https://www.sitiopema.com.br/fertilizantes-agricultura/

De forma geral, os principais grupos de adubos orgânicos são:

– Origem animal (esterco de bovino, aves, suínos e outros animais);
– Origem vegetal (adubos verdes e coberturas mortas);
– Resíduos urbanos (lixo sólidos e outros resíduos como lodo);
– Resíduos industriais (cinzas e outros);
– Compostos orgânicos (vermicomposto);
– Biofertilizantes (enriquecidos ou não);
– Adubos orgânicos comerciais.

Quais são os benefícios dos fertilizantes orgânicos na agricultura?
Os fertilizantes orgânicos trazem diversos benefícios ao serem utilizados em campo, sendo os principais:
– Reduz a plasticidade e coesão;
– Aumenta a capacidade de retenção de água;
– Ameniza a variação da temperatura do solo;
– Compostos orgânicos atuam como quelato, maior capacidade de complexação;
– Matéria orgânica em decomposição é fonte de nutriente;

Melhoria da agregação do solo, da estrutura.

A melhoria oferecida ao solo, bem como o maior respeito ao meio ambiente, contudo, compensam com facilidade esse trabalho.

Em um momento em que a agricultura precisa produzir mais e com respeito ao meio ambiente, é importante sair do “lugar comum” e buscar alternativas, como práticas e insumos ambientalmente corretos.

Quais são as recomendações para uso de fertilizantes orgânicos para agricultura?
Os fertilizantes orgânicos seguem recomendações gerais a partir do tipo de cultura, conforme as exigências delas e composição do adubo.

É importante que os adubos orgânicos não sejam provenientes de resíduos contaminados por metais pesados e componentes químicos tóxicos.

Conforme informações do sítio Pema: https://www.sitiopema.com.br/agrotoxicos-agricultura/

Eles precisam ser homologados pela legislação e regulamentados por entidades certificadoras de agricultura orgânica, tanto em nível nacional, quanto internacional. Por isso, o processo de maturação dos adubos orgânicos é muito importante.

Website: https://www.sitiopema.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *