São Paulo, SP 2/7/2020 – Adotar o monitoramento e gerenciamento na infraestrutura de TI permite a total visibilidade e disponibilidade no ambiente de TI.

Sem um monitoramento de TI efetivo, além de sofrerem com a inatividade temporária de seu ambiente de TI, as empresas têm grandes prejuízos financeiros.

O monitoramento de TI é uma atividade importante para o gerenciamento e funcionamento de uma empresa. Afinal, por meio dele é possível prever e antecipar-se a possíveis falhas e erros, além de garantir a disponibilidade e visibilidade do negócio. Se não houver um monitoramento efetivo, a empresa pode ser surpreendida por incidentes que prejudicam totalmente sua operacionalidade.

Um dos grandes problemas que atrapalham uma organização é justamente a falta de disponibilidade dos ativos de TI, como por exemplo, servidores, roteadores, firewalls, iot’s e todos dispositivos que estejam conectados à infraestrutura de TI. O mau funcionamento de qualquer ativo pode comprometer totalmente a funcionalidade de uma empresa. Só é possível prever e antecipar falhas por meio do monitoramento de TI, por isso esse serviço é primordial para não comprometer a operação de TI de uma organização.

Inatividade prejudica o funcionamento de um ambiente de TI

Desta forma, muitas empresas têm se preocupado mais com o monitoramento de seus ativos para evitar um downtime, ou seja, o tempo em que seu funcionamento é interrompido. Segundo um estudo feito com 157 profissionais de TI e realizado pela empresa norte-americana Forrester, o custo de uma hora de downtime em uma infraestrutura de TI pode variar entre 10 e 1 milhão de dólares. Essas paradas não planejadas podem trazer enormes prejuízos às empresas.

Além disso, o mesmo estudo também revela que 34% dos entrevistados enfrentam problemas de indisponibilidade diariamente; 42% deles demoram entre uma hora e uma semana para descobrir a raiz de um problema nos serviços de TI e 60% dos entrevistados geralmente envolvem entre quatro e dez colaboradores na solução da falha. Ou seja, com um monitoramento de TI efetivo você tem uma equipe focada no Core Business ao invés de perder muito tempo corrigindo erros e falhas, aumentando assim, a produtividade dos colaboradores.

Os benefícios que o monitoramento de TI traz para as empresas

Atualmente, a Tecnologia da Informação assumiu um papel estratégico na gestão das organizações, por isso é importante que as empresas se atentem ao monitoramento de TI. Ter disponibilidade e visibilidade de tudo o que acontece no ambiente de TI é garantia de bons resultados para a empresa. Afinal, por meio do monitoramento, gestores têm olhar preciso do funcionamento dos ativos de tecnologia de sua organização. Desta forma, conseguem ter tomadas de decisões mais assertivas.

Ao adotar o monitoramento de TI, além de prever e eliminar falhas, as organizações conseguem controlar e acompanhar o ambiente de TI. O resultado desse acompanhamento é algo muito vantajoso, já que elas têm menos prejuízos, reduzindo assim, indesejados custos. Só é possível ter a total visibilidade da infraestrutura com um monitoramento de TI efetivo. Outro ponto positivo é o crescimento no desempenho dos colaboradores, aumentando assim a produtividade da equipe, que poderá realizar suas atividades com mais qualidade e agilidade.

A redução de custos também é resultado do monitoramento e gerenciamento de uma infraestrutura de TI. Ao gerir o ambiente de TI de forma preventiva, impede-se, por exemplo, que a indisponibilidade cause prejuízos financeiros para a empresa. Com isso, falhas técnicas e operacionais são evitadas, trazendo redução de custos para o seu negócio.

Conte com uma empresa especialista

Há mais de 18 anos presente no mercado de tecnologia, a NSB é especialista em oferecer soluções que proporcionam maior performance financeira e visibilidade para o seu negócio. Com a metodologia ITSM e processos ITIL, a plataforma CM360 Visibilidade oferece o gerenciamento e monitoramento da infraestrutura, rede e serviços, além de garantir total disponibilidade e visibilidade do ambiente de TI. “Em quase duas décadas de mercado, são muitos cases de sucesso. Adotar o monitoramento e gerenciamento na infraestrutura de TI permite a total visibilidade e disponibilidade no ambiente de TI. É a solução perfeita para empresas que desejam crescer e se destacar em um cenário tão competitivo”, afirma Flávio Adriano Paulo, CEO da NSB.

Com funcionalidades como dashboard de monitoramento, detalhamento completo do IC, topologia e netflow, a plataforma monitora qualquer dispositivo que esteja conectado à sua infraestrutura de TI. O CM360 Visibilidade também permite o acesso a uma visão completa do ambiente de TI, antecipando falhas e erros. A solução ideal para empresas que querem garantir um monitoramento de TI efetivo.

Com a ferramenta da NSB, é possível monitorar e gerenciar uma enorme variedade de itens de um ambiente de TI. Vale conhecer o CM360 Visibilidade para não se preocupar mais com indisponibilidade na infraestrutura de TI do negócio.

Website: https://nsb.com.br/

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *