São Paulo, BR 2/7/2020 – Felizmente existem algumas práticas e tecnologias disponíveis que tornam possível um melhor aprendizado e concentração para essas crianças como o sistema Roger

Tecnologia auditiva promove melhora do aprendizado e concentração das crianças com perda auditiva no ensino à distância

Os desafios da educação à distância podem ser sentidos e vistos tanto pelos alunos e professores, quanto pelos pais e responsáveis. Participar das aulas online exige um maior apoio que vai desde o ambiente externo, como a internet e o local de estudo (quarto ou sala), até questões internas do aluno, como capacidade de escutar bem e ter maior concentração. Por isso, participar das aulas online pode ser um desafio, especialmente para os alunos que possuem perda auditiva.

As crianças com perda auditiva, mesmo com uso do aparelho auditivo ou implante coclear, têm muito mais dificuldade em entender a fala devido à condição que a deficiência traz consigo¹. Essa dificuldade em entender a fala, combinada com fatores do ambiente, como necessidade de um maior esforço auditivo das crianças com perda auditiva, principalmente para acompanhar as aulas, podem causar maior dificuldade de atenção, fadiga auditiva e podem apresentar até mesmo problemas de comportamento². Felizmente, existem algumas práticas e tecnologias disponíveis que tornam possível um melhor aprendizado e concentração para essas crianças como o sistema Roger. O sistema Roger é uma tecnologia auditiva que auxilia a pessoa a escutar melhor mesmo quando o ambiente apresenta muito barulho ou a pessoa que está falando está longe. Ele consiste em um microfone que capta a mensagem principal e envia para direto para o aparelho auditivo ou implante coclear e é desenvolvido pela Phonak. Pesquisas apontam que o uso do sistema Roger faz com que as crianças entendam até 62% mais em situações de ruído, mesmo com maior distância, o que torna as questões de aprendizado e concentração mais fáceis de lidar³.

Conhecendo a importância do uso desse sistema pelas pessoas com perda auditiva, a empresa desenvolveu a tecnologia para que as pessoas possam se beneficiar independentemente da marca de aparelho auditivo ou de implante coclear que utilizem e disponibiliza tanto na clínica particular quanto no Sistema Único de Saúde. Nesse momento de ensino à distância, é importante que os alunos, sejam crianças ou não, conheçam e tenham acesso ao que há disponível para permitir que o rendimento acadêmico seja melhor.

A Phonak, empresa suíça que pesquisa e desenvolve há mais de 70 anos produtos dedicados a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. É líder no Brasil e no mundo em inovações na área da audição, desenvolve soluções de ponta para a pessoa com deficiência auditiva. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo há mais de 70 anos é fiel a sua missão: desenvolver soluções auditivas pioneiras que mudam a vida das pessoas e permitem seu sucesso social e emocional.

Juntos mudamos vidas!

www.phonak.com.br
fale.conosco@phonak.com
SAC 0800 701 8105

1. Rudner, M., Lyberg-Åhlander, V., Brännström, J., Nirme, J., Pichora-Fuller, M. K., and Sahlén, B. (2018). Listening comprehension and listening effort in the primary school classroom. Front. Psychol. 9:1193. doi: 10.3389/fpsyg.2018.01193
2. Erickson, L. C., & Newman, R. S. (2017). Influences of background noise on infants and children. Current Directions in Psychological Science, 26(5), 451-457.
3. Thibodeau, L. (2014). Comparison of speech recognition with adaptive digital and FM wireless technology by listeners who use hearing aids. American Journal of Audiology, 23(2), 201-21

Website: http://www.phonak.com.br

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe o seu comentário