Curitiba, PR. 12/1/2021 –

Nesse período de reta final para o Enem, o estudante tem mais uma difícil missão pela frente: saber o que vale a pena revisar. O edital do exame disponibiliza a Matriz de Referência, na qual constam os conteúdos do Ensino Médio que podem ser abordados nas provas, mas a lista de 24 páginas contemplando as quatro áreas do conhecimento é tão extensa que pode deixar qualquer um perdido, sem saber por onde começar.

“O estudante que, durante a preparação, tentou se familiarizar com o exame, resolvendo questões das avaliações anteriores, já percebeu que o Enem costuma cobrar o mesmo padrão de questões. Sendo assim, o mais acertado é priorizar, nessa reta final, os conteúdos que aparecem com maior frequência”, observa o Coordenador de Linguagens e Ciências Humanas do Sistema Positivo de Ensino, Wilson Galvão.

Para ajudar quem está se preparando para as provas, o departamento de inteligência do Sistema Positivo de Ensino mapeou os assuntos que mais caíram nas provas do Enem nos últimos dez anos.

Matemática

Os assuntos mais abordados nas provas de Matemática da última década foram: Proporcionalidade e Porcentagem (26%); Geometria Espacial e Plana (20%); Análise de Gráficos e Tabelas, como formas de representações visuais e ordenadas de dados e informações, Estatística e Probabilidade (17%); Funções (15%) e Conjuntos Numéricos (6%).

Biologia

Os cinco temas mais frequentes nas provas de Biologia da última década foram: Ecologia (30%), Citologia (13%), Fisiologia (9%), Genética (9%) e Bioquímica (7%).

Física

Em Física, foram abordados com mais frequência os seguintes temas: Eletrodinâmica (20,3%), Termologia (15,2%), Ondulatória (14%), Óptica (9,1%), Cinemática (6,5%) e Dinâmica (6,5%).

Química

Os sete temas mais abordados nas provas de Química, na última década, foram: Interações Intermoleculares (11,7%), Estequiometria (10,9%), Reações Orgânicas (10,1%), Eletroquímica (7,8%), Termoquímica (7%), Meio Ambiente (7%) e Soluções e Concentração (6,9%).

História

Os temas cobrados com mais frequência nas provas de História do Enem foram: História Geral (55%), Brasil República (15%), Brasil Colônia (9%), Brasil Império (8%), História Política (7%) e Patrimônio Histórico-cultural e Memória (6%).

Geografia

De acordo com o levantamento, os cinco assuntos que mais caíram nas últimas dez edições do Enem em Geografia foram: Geografia Agrária (19%), Meio Ambiente (17%), Questões econômicas e globalização (13%), Geografia Urbana (10%) e Geografia Física (10%).

Filosofia

Em relação à Filosofia a proporção entre os assuntos mais abordados na última década é: Ética e Justiça (20%), Filosofia Antiga (13%), Natureza do Conhecimento (12%), Democracia e Cidadania (12%) e Filosofia Contemporânea (12%), entre outros.

Sociologia

Em Sociologia, estão entre os temas mais frequentes: Mundo do Trabalho (22%), Ideologia (12%), Cultura e Indústria Cultural (12%), Meios de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Massa (12%) e Cidadania (11%).

Website: https://sistemapositivo.com.br/

Deixe o seu comentário