São Paulo, SP 15/6/2020 – Mesmo com a situação dos exames ainda indefinida, a rotina de estudos diários deve de ser mantida. Fora da escola, os jovens estão buscando o ensino online.

Entre as dicas de ouro de especialista do Explicaê, plataforma de ensino digital, estão planejamento e disciplina

A pandemia de coronavírus e a política de isolamento social trouxeram outra realidade para milhões de jovens do Ensino Médio no Brasil, que se preparam para fazer as provas do Enem e outros vestibulares de universidades públicas e privadas. Mesmo com a situação dos exames ainda indefinida, a rotina de estudos diários deve de ser mantida.

Fora da escola e da relação presencial com professores e colegas, os jovens estão buscando o ensino online. Uma das plataformas digitais de aprendizado é o Explicaê, startup de educação, que tem mais de um milhão de alunos, e que recentemente firmou uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo para atender à rede pública.

“Temos de reconhecer que o momento não tem sido fácil para ninguém, especialmente, para esses estudantes, que carregam sobre si o peso, a responsabilidade de definir a carreira e o futuro em meio à insegurança e incertezas geradas pela crise do coronavírus”, diz Gil Vieira, sócio e diretor pedagógico da startup.

Para aliviar essa tensão, Vieira destaca que as aulas do Explicaê oferecem conteúdos em formatos multimídia, combinando vídeo, imagem e texto. Tudo com profundidade nas matérias e assuntos, linguagem jovem e muito bom-humor para atrair a atenção dos alunos.

O sócio do Explicaê preparou um roteiro, com 10 recomendações de ouro para nortear o dia a dia daqueles que desejam uma vaga na universidade.

Os 10 mandamentos de quem estuda em casa

1 – Amarás os estudos sobre todas as coisas.
Amar os estudos é mais que uma necessidade: é um estilo de vida! E em casa, pior: as distrações podem desviar a sua atenção.

Ou você ama estudar ou vai ficar aí só na embromação, sentado diante do material enquanto a mente faz uma excursão pelo mundo… É pra passar no vestibular, então manda ver aí!

Você não é anjo barroco para viver em dualidade, em conflito com o “estudar e ir pra facul” ou “viver os prazeres mundanos do seu smartphone”…

2 – Não enganarás a si mesmo sobre os seus estudos.
Nada de ficar se justificando com “mas eu não consigo desse jeito” ou “quando tudo voltar ao normal, eu recomeço”.

O dia de hoje é um dia que não vai voltar… independentemente do que vai acontecer depois, hoje é mais um dia pra você estudar… Amanhã, o que você dirá de hoje? Foi mais um dia ganho ou menos um dia de estudos?

Então… jogue fora essas desculpas e use esse tempo a seu favor!

3 – Honrarás todas as disciplinas
Se você está em casa, acaba caindo naquela de escolher as matérias que prefere estudar… Arbitrariedade nessa hora não vai dar certo, né?!

Na hora da prova você não vai poder escolher as disciplinas que quer. Então não despreze as matérias… Encare o desafio de estudar com equilíbrio e você vai se surpreender com o resultado!

4 – Não matarás o tempo com distrações
Não te distrairás com o animalzinho de estimação… A gente sabe que seu gato vai adorar passar a tarde cochilando no sofá com você e que o seu cãozinho vai querer brincar a tarde toda… Reserve um tempo para eles, para os familiares e para os amigos, mas volte ao trabalho” Ops, aos estudos!

5 – Não levantarás falsas crenças
O tempo agora não é de lamentar o isolamento social… Ah, se eu pudesse estudar ali ou acolá… Nada disso! Escute bem essas falsas crenças de que de outro jeito seria melhor e encarar essa realidade: estudar agora é onde você está… da melhor maneira possível!

6. Criarás uma rotina
Tem muita gente em casa? Análise a rotina da casa e organize a sua. Se pela manhã a família está dormindo ou está mais silenciosa, aproveite para estudar o que exige mais concentração!

Faça o seu horário de acordo com o que é viável, ok?!

7 – Manterás a organização
Não é por que está em casa que tudo vai ser de qualquer jeito. Presenteie-se com a organização: a sua mente lê que aquele é o ritmo, a hora ou o espaço para o estudo. Ajude-a a manter uma ordem de estudos!

8. Cuidarás do Ambiente de estudos
Observe a iluminação do seu local de estudos para não prejudicar a sua visão. Geralmente, no meio da tarde a luz elétrica já se faz necessária. Se conseguir iluminação natural… uhuuuu! Vai cuidar da vista e da conta de energia…

Reserve cadeira confortável, espaço para arrumar o material e para escrever. O seu “cantinho” de estudos será a sua sala de aula.

9 – Guardarás “domingos e feriados”
Sim, é preciso que haja os seus momentos de “fora da sala”.

Para o lazer, para a religião, para o ócio… Mente que descansa e que diversifica os processos se torna mais produtiva…

10. Honrarás o cumprimento de planos
Com certeza! Não é por que está em casa que os planos podem ser abandonados!

Eles podem ser reavaliados e, se algo não está indo bem, podem ser substituídos. Mas nunca abandonados. Seu planejamento é o seu guia e é com ele que você vai alcançar a sua aprovação!

Website: http://www.explicae.com.br

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe o seu comentário