Rio de Janeiro, RJ 18/8/2020 – No Hexag/Rio, as aulas serão ministradas de segunda a sexta pela manhã, das 7:00 às 13:00, e obedecerão uma escala diferenciada de horário.

Durante o período de reinício das aulas presenciais no Hexag, haverá um rodízio entre os alunos que assistirão às aulas em sala e os que assistirão às aulas online, ao vivo, sempre respeitando o limite total de alunos estipulado pela lei em vigor.

Em consonância com o decreto lei 47.288/2020 promulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no último dia 10 de agosto, que autorizou o funcionamento de cursos, atividades extracurriculares e complementares, o curso pré-vestibular Hexag, um dos mais conhecidos no Brasil pela preparação de alunos para a Faculdade de Medicina, reiniciou as aulas presenciais em sua unidade no município nesta segunda-feira, dia 17.

No Hexag/Rio, as aulas serão ministradas de segunda a sexta pela manhã, das 7h às 13h, e obedecerão uma escala diferenciada de horário para que os alunos não tenham entrada, intervalo ou saída em comum nas quatro salas da unidade. Com o objetivo de evitar aglomeração e o fluxo de alunos em respeito às determinações da prefeitura. A partir das 13 horas, as aulas serão ministradas online e ao vivo por meio das salas de aula estúdio 180 graus.

Durante este período de reinício das aulas presenciais no Hexag, haverá um rodízio entre os alunos que assistirão às aulas “in loco” e os que assistirão às aulas ao vivo, online – sempre respeitando o limite total de alunos estipulado pela lei em vigor. Todas as aulas terão duração de 100 minutos cada, com intervalos de 10 minutos.

De acordo com o coordenador pedagógico do Curso, Adolfo Brandão, em um contexto de pandemia, e com as incertezas atreladas ao retorno das aulas e ao calendário dos vestibulares, é natural que os alunos tenham comportamentos diferentes durante os estudos. A partir desta perspectiva, o Hexag criou um planejamento de revisão de 8 (oito) semanas do conteúdo do primeiro semestre, chamado anamnese, com o intuito de recuperar os alunos que demoram mais a se adaptar e de sedimentar o aprendizado com aqueles que preservaram um bom rendimento.

Para o coordenador pedagógico do curso, o objetivo é alinhar todo o conteúdo da grade de matérias para que o aluno se prepare com confiança e afinco para as provas do vestibular 2020. Ele faz questão de ressaltar que o aluno do Hexag , mesmo com a quarentena, não ficou um dia sequer sem aula, principalmente pela estrutura tecnológica implantada em suas salas de aula estúdio 180°, que permite a transmissão de cada disciplina em tempo real e ao vivo.

A meta do Hexag, segundo Brandão, é oferecer o mesmo preparo para os alunos que ainda não se sentem confortáveis para retornar ao curso ou que não estejam no rodízio agendado do dia: “eles assistirão remotamente e ao vivo à mesma aula dada aos alunos que estarão presentes na unidade. Além disso, teremos os responsáveis por cada disciplina para respondê-los no chat de dúvidas da nossa plataforma durante as aulas e, caso necessário, repassar algumas perguntas aos professores, que estarão lecionando nos estúdios 180 graus”.

Neste reinício das aulas presenciais no Rio de Janeiro será também aplicado o sistema híbrido de ensino. A metodologia do Hexag pressupõe que “aula dada é estudada no mesmo dia”. “Por isso, sublinha Brandão, dividimos nossa carga horária em duas atividades: as aulas matinais serão ministradas pelo professores, que, nesse retorno, ocorrerão presencialmente para os alunos agendados no rodízio e remotamente para os demais – com horários reservados para o estudo dos conteúdos vistos no dia, que intitulamos Estudo Orientado (EO)”.

No processo Estudo Orientado, antes da pandemia, o aluno retirava suas dúvidas presencialmente e individualmente com plantonistas das disciplinas. A partir de então, no sistema híbrido, os alunos retirarão as dúvidas remotamente dentro da nossa plataforma com as opções de atendimento individual: por texto, por áudio ou por vídeo; mantendo, assim, um serviço similar ao presencial.

A ideia de implantar o ensino híbrido surgiu em 2018 com a greve dos caminhoneiros. Com os impactos causados na mobilidade urbana, o Hexag identificou a necessidade de levar seu conteúdo até a casa de seus alunos, de forma a manter seus estudos em dia. Em 2019, a plataforma Hexag Online foi implementada para seus alunos presenciais, utilizando as mesmas aulas gravadas do planejamento semanal. Desse modo, os alunos podiam recuperar seu conteúdo diante de imprevistos, ou mesmo revê-lo a qualquer momento com o intuito de fixar ou de aprofundar seu aprendizado.

“Desta forma o nosso aluno, a partir do sistema híbrido de ensino utilizado pelo Hexag de forma pioneira no País, poderá alternar os dias de aula, respeitando o rodízio, que consta no protocolo da cidade e, ao mesmo tempo, acompanhar o conteúdo ministrado direto da sala de aula”, finaliza o coordenador pedagógico.

Regras e Protocolo
O Hexag irá adotar todas as regras recomendadas para a abertura das atividades, que determinam a utilização de máscaras de face por alunos, professores e demais colaboradores, aferição da temperatura de alunos e funcionários na entrada do curso, a disponibilização de álcool em gel 70% nas dependências do curso – na entrada e saída da unidade, incluindo o cumprimento da distância mínima de 2 metros entre alunos e funcionários.

Intervalos com revezamento em horários alternados foram também implantados para respeitar a distância de 2 metros. – sendo que refeitórios e cantinas não funcionarão. Ainda de acordo com o decreto da Prefeitura, o Hexag irá providenciar antes do início de cada aula, a higienização completa dos ambientes utilizados como salas de aula, mesas, computadores, bancadas, telefones e equipamentos que são utilizados nos laboratórios, entre outros espaços da unidade.

Website: https://www.hexag.online/

Deixe o seu comentário