São Paulo 12/8/2020 – A ferramenta inicialmente adotada se mostrou onerosa na aquisição e na manutenção ao longo do tempo.

Como o monitoramento de ativos de TI ajuda a melhorar a performance e diminuir despesas no setor de telecomunicações

A matéria enviada anteriormente continha erro nos parágrafos: 3 e 11 o qual foram ajustados e dessa forma segue o texto corrigido.

 

A todo momento, empresas do setor de telecomunicações instalam novos softwares, computadores mais potentes e sistemas mais robustos para melhorar a performance dos trabalhos e agilizar as entregas das equipes.

Para garantir o bom funcionamento de todas essas inovações, é necessário que a equipe de TI monitore se as soluções implantadas estão funcionando corretamente e gerencie possíveis falhas e paradas de máquinas que gerem perda de produtividade e até mesmo prejuízos financeiros.

Acontece que nem sempre é simples realizar o monitoramento dos ativos de TI. Empresas que atuam no setor de telecomunicações, apresentam gargalos para checar 100% dos devices, como DVRs, serviços de banco de dados e geradores, localizados em diversos pontos do Brasil.

“A ferramenta inicialmente adotada se mostrou onerosa na aquisição e na manutenção ao longo do tempo. Conforme o crescimento da empresa, a plataforma exigia maior investimento para aquisição de licenças para novos sensores e subscrição anual”, explica um dos gestores de infra e tecnologia, cliente L3 Software.

Para resolver o problema, após uma consultoria especializada no desenvolvimento de soluções de TI, a empresa encontrou na L3 Pro Monitors a solução ideal para reduzir custos com monitoramento de ativos.

Baseada em Zabbix e Grafana, a solução desenvolvida pela L3 Software pode ser totalmente customizada, configurada e adaptada ao ambiente de cada cliente.

 

Como funciona a solução de monitoramento de ativos de TI?

Para garantir o bom desempenho dos sistemas de TI e reduzir custos com paradas e falhas dos equipamentos e softwares, a L3 Pro Monitors foi dimensionada em um cliente para monitorar 270 devices, com mais de 15 mil sensores, atingindo diversos tipos de serviços e equipamentos com visão técnica.

A integração gráfica da solução também permitiu ao cliente uma análise tática e estratégica do negócio, oferecendo níveis de monitoramento que podiam ser facilmente entendidos por técnicos experientes e iniciantes.

“Outra funcionalidade importante do projeto foram os dashboards e telas com símbolos e cores representativas que agilizaram os processos, gerando velocidade na identificação de problemas e soluções assertivas”, comenta Leandro Ribeiro, diretor de tecnologia da L3 Software.

A solução também trouxe benefícios financeiros. A L3 Software criou um pacote de personalização de ambiente e sensores que permite aos usuários da plataforma aprovar um orçamento único para o projeto, sem riscos de escala de crescimento e necessidade de novos investimentos.

Também foi desenvolvido um serviço de sustentação para que o projeto fosse conduzido de forma correta pelos profissionais de tecnologia das empresas parceiras.

Conheça a L3 Software

Fundada em 2014, a empresa é especializada em desenvolvimento de soluções de TI e licenciamento de softwares, possuindo parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a consultoria para a busca do software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Website: https://www.l3software.com.br

Deixe o seu comentário