Brasilia 19/1/2021 – Defendemos a reconstrução e consolidação do direito à cidade, a moradias dignas, à saúde e ao trabalho durante e após a pandemia que estamos passando

Conselho tem 10 anos e Nadia Somekh é a primeira mulher a assumir a função na autarquia que fiscaliza a prática da profissão no país

A arquiteta e urbanista Nadia Somekh, de São Paulo, foi eleita presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o triênio 2021-2023. É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo.

A escolha se deu, por votação secreta, entre os 28 conselheiros federais. A arquiteta obteve 19 novos votos.  Em seu plano de gestão, Nadia Somekh afirma que é preciso sensibilizar a sociedade da importância do ofício do arquiteto e urbanista.

“Um terço das moradias brasileiras estão em condições precárias. É preciso enfrentar a vulnerabilidade da maioria da população brasileira, agravada com a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, com o desenvolvimento de programa de habitações de interesse social, superando as grandes desigualdades existentes no território nacional”.

Ela defende ainda “uma regulação urbana que atenda aos 5570 municípios brasileiros para que possam contar com pelo menos um arquiteto”.  

Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie tendo sido diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação da pós-graduação da FAU Mackenzie. Foi conselheira do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e da União Internacional de Arquitetos – UIA (2008-2017). Na cidade de São Paulo presidiu a Empresa Municipal de Urbanização – EMURB (2002-2004) e foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). Foi conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020, onde coordenou a Comissão Especial de Equidade de Gênero. Reeleita para o triênio 2021-2023. 

O Brasil conta hoje com 202 mil arquitetos, dos quais 64% são mulheres. O CAU foi criado há 10 anos e tem como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo no país, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como defender o aperfeiçoamento do exercício da profissão. Além do CAU/BR, existem CAU em todos os Estados e no Distrito Federal. O Brasil tem hoje 202 mil arquitetos e 32 mil empresas no setor.

Em razão da pandemia da Covid-19, a reunião plenária em que ocorreu a eleição foi realizada de forma híbrida, ou seja, alguns conselheiros federais estiveram presentes na sede do CAU/BR em Brasília, outros participaram de forma virtual. A reunião foi transmitida ao vivo e a gravação está disponível em youtube.com/oficialcaubr.

 

Website: http://www.caubr.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *