Belo Horizonte-MG 9/12/2020 – “A criação de algo novo não é realizada pelo intelecto, mas pelo instinto lúdico decorrente da necessidade interior”. Carl Jung.

O Solver (fornecedor de soluções) é um indivíduo ou grupo de pessoas com conhecimento em uma área específica que se oferece para aplicar este conhecimento e experiência em um projeto quando a empresa ou organização que busca a solução não consegue resolvê-la por si ou não possui as habilidades necessárias dentro de sua equipe.

Recentemente tem-se ouvido falar bastante sobre “desafios de inovação aberta”. Visando manter-se à frente dos concorrentes, as organizações estão buscando novas maneiras de fornecer produtos e serviços. Uma forma pela qual muitas empresas têm encontrado sucesso nesta empreitada é combinar uma estratégia de inovação com uma plataforma de inovação aberta.

Segundo a CEO da Inocrowd, Soraya Gadit: “a principal tarefa de uma plataforma de inovação aberta é ligar Seekers (Empresas que buscam soluções) com os Solvers (pesquisadores). O objetivo da plataforma é gerar ideias disruptivas num curto intervalo de tempo, reduzindo custos com inovação e acelerando o tempo para acesso a novos mercados. Além disso, as plataformas de inovação aberta criam valor agregado através de uma abordagem inovadora e revolucionária baseada no desenvolvimento da pesquisa competitiva”.

O Seeker em geral é uma empresa ou organização que busca uma solução externa para um desafio organizacional pendente dentro de seu ambiente corporativo.

O Solver (fornecedor de soluções) é um indivíduo ou grupo de pessoas com conhecimento em uma área específica que se oferece para aplicar este conhecimento e experiência em um projeto quando a empresa ou organização que busca a solução não consegue resolvê-la por si ou não possui as habilidades necessárias dentro de sua equipe.

Caso a solução proposta seja selecionada pelo Seeker, um prêmio preestabelecido será pago ao Solver. A propriedade intelectual (PI) da solução selecionada, quando aplicável, é transferida para o Seeker.

Vantagens da inovação aberta

Conforme o Prof. Diercio Ferreira, Business Manager da Inocrowd Brasilas vantagens de inovar aberto para as Empresas (Seekers) são a redução dos custos de inovação, redução do tempo para identificar a ‘melhor solução’, aumentar a competitividade e reduzir o tempo de acesso a mercado para novos produtos, serviços e processos. Além de ampliar a eficiência e de promover a independência de fornecedores. Para os Solvers existem ganhos com aumento das receitas para investimento, aumento de visibilidade e reconhecimento público. Assim como a reutilização de ideias com ganhos financeiros bastante expressivos em muitos projetos”.

Desafios de inovação aberta

Um desafio de inovação aberta ou uma competição de inovação é uma forma convincente de gerar ideias inovadoras dentro da organização. Os participantes são solicitados a gerar ideias para melhorar produtos, processos, serviços ou a experiência do cliente. Ademais, permanecem envolvidos à medida que o desafio avança, através de feedbacks e atualizações regulares.

Quando da colocação de um desafio na plataforma o Seeker tem a possibilidade de escolher se pretende ou não tornar público os seus dados.

Desafio de Inovação aberto na prática

Atualmente uma empresa pertencente a um grande grupo empresarial português do segmento de Vinicultura lançou um desafio internacional de inovação na plataforma Inocrowd com o objetivo de identificar uma plataforma tecnológica inovadora dedicada ao setor vitivinícola.

A proposta por trás do desafio é encontrar uma solução que controle toda a informação relacionada com os movimentos enológicos diários e a gestão financeira da empresa, a partir da qual possa controlar todos os processos produtivos de gestão e contabilidade com integração no SAP.

Também busca melhorar a eficácia e eficiência dos seus processos produtivos e administrativos. Além de obter uma visão global da alocação de recursos. Outros problemas estão relacionados à falta de custeio de produtos em tempo real na fabricação de vinhos, rastreamento de materiais e produtos.

O desafio tem como foco prioritário atingir solvers das áreas de engenharia industrial, agronomia, inteligência artificial, manufatura, telecomunicações e tecnologia.

Foi definido um prêmio de € 5.000 e prazo final de apresentação de propostas (deadline) em 18/12/2020. Além do prêmio, outras receitas como horas de consultoria para implantação, consultoria e custos de manutenção, upgrades, etc. devem ser agregados à proposta.

Website: https://platform.inocrowd.com.pt/

Deixe o seu comentário