São Paulo,SP 14/1/2021 –

Em alguns casos, o mês ainda não acabou, mas o dinheiro já se foi. Economizar é primordial.

É possível para qualquer pessoa revisar a sua vida financeira e começar a economizar dinheiro. Às vezes tudo o que é preciso é dar o primeiro passo na direção certa para que as coisas avancem. Mas, como na maioria das coisas, às vezes esse primeiro passo é a parte mais difícil.

A seguir algumas dicas práticas de como economizar no dia a dia, seja para ter uma reserva financeira, para ter a liberdade financeira ou realizar algum sonho.

Algumas destas sugestões levam apenas alguns minutos, enquanto outras requerem um pouco de esforço regular. Ainda assim, todas elas são bastante simples – qualquer um pode fazê-las.

1. Registrar as contas

É muito importante manter um registro de todas as contas, todas as despesas e gastos. Vale registrar também qual foi a forma de pagamento: se foi em dinheiro, cartão de débito ou crédito, se foi parcelado, etc.

É preciso saber o quanto se gasta e quais são as despesas essenciais. Ao fazer esse registro, sabe-se aquilo que é desnecessário e precisa ser cortado. Além disso, permite separar uma porcentagem da renda para fazer a reserva financeira.

Pode-se usar uma planilha ou aplicativos para fazer esse controle financeiro.

2. Fazer pesquisas de preços

Antes de comprar algo – principalmente para uma compra de alto valor — deve-se fazer um levantamento de preços (também chamado de cotação de preços). Pesquisar por lugares diferentes, anotar os preços, as condições, prazos e formas de pagamento.

3. Procurar por descontos

Existem diversos sites que oferecem cupons dos mais variados tipos – desde uma refeição até compra de algum eletrodoméstico. Em alguns casos, os descontos realmente valem a pena.

Ao comprar à vista, também vale a pena pedir por descontos. Certas vezes, eles podem representar até 10% do valor da compra.

4. Alternativas para lazer

Se a pessoa é do tipo que se afunda nos “lanchinhos”, no cinema e com outros gastos, então é bom rever isso.

Uma opção é sair menos, planejando antecipadamente os passeios e gastos. Pode-se também reunir os amigos em casa para jantar ao invés de ir para um restaurante.

Uma alternativa também é ficar atento às opções gratuitas na cidade, desde parques, exposições, até eventos culturais gratuitos ou com preços reduzidos.

5. Estabelecer objetivos financeiros

É crucial saber o que fazer com o dinheiro. Quando se tem objetivos claros e bem definidos, há maior controle sobre a vida financeira.

Uma dica é usar métodos de definição de objetivos, tais como a metodologia SMART:

Specific / Específico: definir uma meta específica e bem detalhada;

Measurable / Mensurável: a meta deve ter uma mensuração, um valor definido;

Achievable / Alcançável: ela deve ser alcançável, atingível;

Realistic / Realista: ela deve levar em conta a realidade financeira atual;

Time-Based / Temporal: a meta precisa ser concluída em um prazo específico.

Utilizando as dicas acima, certamente haverá mais facilidade de economizar no dia a dia. E, aos poucos, será perceptível o impacto desta economia na saúde financeira.

Empréstimo entre pessoas físicas

Manter os pagamentos em dia é essencial, pois evita pagar multas e permite ter taxas mais baixas. Além disso, o pagamento em dia é essencial para o aumento do score de crédito.

Baseado no empréstimo entre pessoas físicas, o Bullla é útil para quem precisa de um empréstimo para controlar a vida financeira. É possível realizar um cadastro, fazer a solicitação e aguardar um investidor interessado no financiamento.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/

Deixe o seu comentário