São Paulo 18/6/2020 –

Objetivo é desenvolver a habilidade dos estudantes e aprofundar a criatividade em desenvolvimento de projetos digitais que envolvem programação

Os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro participam, entre 16 e 19 de junho, do VII Scratch Day Porto: ON-LINE. O projeto conta com atividades para aprender a programar e celebrar o Scratch, que será realizado totalmente on-line. A ideia do evento é que os alunos possam programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas. Além disso, em rede, os estudantes podem compartilhar suas criações com outras pessoas na comunidade on-line. O Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT.

O evento estimula os estudantes a programar em uma linguagem gratuita que permite criar por meio de produção e compartilhamento de jogos e animações, baseados nessa linguagem de programação. Os alunos dos ensinos fundamental I e II, no colégio aprendem conceitos de programação e pensamento computacional desde a Educação Infantil, por meio de atividades lúdicas e interativas, bem como o do aplicativo Scratch Jr., neste evento os alunos serão desafiados a colocar em prática seus conhecimentos sobre programação em blocos com o Scratch 3.0. Cerca de 4.800 alunos do Colégio Porto Seguro devem participar do evento online.

A programação do evento ainda prevê diversas Lives. No dia, 16/06, das 19h às 19h45, o tema é “Interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação”, com o palestrante Tiago Soarez. Na quarta-feira, 17/06, às 19h, o assunto é “Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas”, com Angelo Costa. Marinilce Belmudes e Ana Lúcia Stella falarão sobre “Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem”, no dia 19/06, às 19h. Os Professores também terão a “Oficina: Introdução à lógica de programação com Scratch – Como transformar conteúdos em animações interativas utilizando o Scratch 3.0”, no dia 18/06, às 16h, com Alexandre Regatieri e José Carlos de Souza Soares (campus Morumbi), Francisco Tupy e Gerson de Oliveira (campus Panamby) e Danilo Cunha e Ghislayner dos Santos (campus Valinhos).

Confira a programação:

Ensino Fundamental I

F2

Dia: 16/6 (3ª feira)
Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30
O desafio é criar um divertido jogo de tabuleiro, a movimentação será realizada por meio de comandos de programação. Materiais necessários: papel sulfite, lápis ou canetas coloridas e uma tampa de garrafa.

F3

Dia: 17/6 (4ª feira)
Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30
Que código é este?
Os alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratch 3.0 e precisarão reeditá-los inserindo os blocos corretos.

F4

Dia: 18/6 (5ª feira)
Alunos da tarde: 9h às 10h30
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h
O que você gostaria de ver através da sua janela?
Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch 3.0, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas de suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html

F5

Dia: 19/6 (6ª feira)
Alunos da tarde: 9h às 10h30
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h
#fiqueemcasa #fiquebem
Criar um jogo no Scratch 3.0 utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos.

Ensino Fundamental II

F6

Scratch com Video Sensing
O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação.

F7

Robô com Inteligência Artificial
Para introduzir o conceito da inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se movimenta sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comportamento da programação.

F8

Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo
O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação.

F9

Scratch Sinaleiro
O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem do trem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade.

Website: https://www.portoseguro.org.br/

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