Araguari, MG 8/6/2020 – “Ter o reconhecimento do CMS é muito gratificante para nós do IMEPAC, sobretudo pelo que eles representam mundialmente. […]”

O Centro Universitário IMEPAC, de Araguari (MG), foi destaque internacional no portal do Center For Medical Simulation da Universidade Harvard através de suas ações voluntárias de capacitação de 220 estudantes de medicina e profissionais de saúde para atuarem no enfrentamento à Covid-19.

O Centro Universitário IMEPAC, sediado em Araguari (MG) e Itumbiara (GO) tem sido constantemente reconhecido pela sua excelência em ensino superior e responsabilidade social. Através do seu curso de medicina e demais cursos da saúde, a instituição tem realizado diversas ações de enfrentamento à Covid-19, que resultaram nesta semana em um destaque no portal do Center For Medical Simulation (CMS) de Boston (EUA).

No Brasil, o Centro Universitário IMEPAC é o único filiado ao CMS, que é uma instituição americana vinculada à famosa Universidade Harvard e líder mundial em Simulação Realística de Medicina. O IMEPAC conquistou essa filiação em razão da qualidade do ensino que oferece e também da construção do maior centro de simulação realística de medicina da América Latina, também sediado em Araguari (MG).

O destaque internacional da instituição teve um motivo nobre: o IMEPAC disponibilizou sua estrutura tecnológica de ponta e seus profissionais altamente qualificados para atuarem de forma assertiva no enfrentamento à pandemia.

De acordo com o Dr. Henrique Pierotti Arantes, médico e coordenador do curso de medicina do IMEPAC foram treinados 220 alunos, além de diversos profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguari e nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) regionais.

O treinamento foi baseado na metodologia de simulação realística e capacitou os participantes para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); tratamento das vias aéreas em pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, incluindo intubação orotraqueal; cricotireoidotomia; entre outros procedimentos médicos de urgência.

A capacitação utilizou de todo o espaço e recursos do Centro de Simulação Realística do IMEPAC, onde os participantes puderam simular em manequins de alta fidelidade o atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov2).

“Ter o reconhecimento do CMS é muito gratificante para nós do IMEPAC, sobretudo pelo que eles representam mundialmente. O treinamento que nós oferecemos foi baseado nos projetos de “Zonas de Simulação” criados pelo CMS, e através disso capacitamos 220 estudantes de medicina que já estão ajudando os profissionais de saúde de Araguari no enfrentamento à Covid-19”, disse Dr. Arantes.

Para aumentar seu alcance de treinamento, o corpo docente de simulação do IMEPAC divulgou dois vídeos para os profissionais de saúde. Um deles demonstra a correta colocação e retirada do EPI, enquanto o outro mostra como realizar a intubação orotraqueal em um paciente suspeito ou confirmado de COVID-19. Estes dois vídeos foram visualizados mais de 200.000 vezes no YouTube.

Website: https://harvardmedsim.org/blog/imepac-using-simulation-and-video-for-covid-19-training/

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe o seu comentário