Brasília DF 5/1/2021 – Com a instalação de novos balizamentos na lateral de borda de pista, o aeroporto ganhou mais confiabilidade no sistema de balizamento noturno.

Concluída dez dias antes do previsto, a obra no balizamento noturno da pista de pouso de decolagem do Aeroporto foi executada sem interrupções ou atrasos nos voos. O novo balizamento LED irá garantir ao aeroporto maior confiabilidade nas operações noturnas.

No sábado 19 de dezembro, foi concluída a obra de instalação do balizamento noturno em LED no Aeroporto Internacional Plínio Martins pela equipe de engenharia da INFRACEA. Concluído dez dias antes do previsto, o trabalho foi realizado em tempo recorde. A consultoria para o planejamento da obra foi iniciada no primeiro trimestre de 2019, quando a equipe de engenharia viajou a Fortaleza para alinhar os detalhes da obra com a equipe administradora do aeroporto. A principal preocupação era realizar o serviço sem interferir na operação do Aeroporto Internacional.

Iniciada a fase de elaboração da proposta, com prospecção de fornecedores, materiais e disponibilidade dentro do prazo, para garantir 100% de conformidade, foi acordado que a obra seria postergada para 2020. Até que veio a pandemia, aumentando os desafios exponencialmente, com novos protocolos de segurança para garantir a saúde das equipes. Vencida a etapa de elaboração da proposta, orçamentos e contratações, foi iniciada a fase pré-obra, realizada a subcontratação de equipamentos e maquinários, credenciamento para poder trabalhar com cursos obrigatórios exigidos pelo operador aeroportuário e preparação da logística para gerenciamento da disponibilidade de materiais no canteiro de obras.

Foram envolvidos 50 colaboradores efetivos na obra, ainda contando com apoio da equipe do escritório da INFRACEA. Engenheiros, técnicos de eletricidade, operadores de equipamentos, motoristas, pedreiros, topógrafos, técnicos de segurança, especialista e operações e segurança operacional e ajudantes. O serviço foi realizado de segunda a sábado, das 22h às 5h30, sem interromper a dinâmica de pouso e decolagem dos voos, mantendo as condições seguras de operação. A obra iniciava à meia noite, e às 05:00 já não havia nenhum vestígio da obra na pista de pouso e decolagem e o aeroporto já estava em condições seguras de operação. O Aeroporto ficou fechado de segunda à sábado de meia noite às 5 da manhã. O horário de fechamento foi escolhido em acordo entre aeroporto, companhias aéreas e órgãos reguladores (ANAC e Comando da Aeronáutica).

A obra foi dividida em dois trechos: primário e secundário. A obra foi iniciada pela rede primária e depois foi alternado entre rede primária e secundária. A rede primária foi constituída de escavações de 180 a 240 metros diários com preparação para instalação da rede de dutos, cordoalha de aterramento, instalação das placas de concreto, instalação das caixas de passagens, compactação e retirada de F.O.D. – detritos que possam trazer danos aos motores das aeronaves. Foram utilizadas retro escavadeiras, muncks, caminhão basculante, caminhão pipa, rolinho e escavadeira. Executando furos sob as TWY (taxiways) utilizando o método não destrutível (MND) e interligação elétrica. O MND, método não destrutível, utiliza equipamentos específicos para realizar um furo direcional abaixo da taxiway sem mexer na superfície do pavimento. É uma técnica bastante utilizada em diversos serviços de passagens de duto sob vias.

O balizamento LED foi escolhido pela tecnologia ter um melhor aproveitamento na luminosidade, baixo consumo, maior confiabilidade e durabilidade na vida útil. A substituição de uma lâmpada LED ocorrerá em média com 20 mil horas de utilização já o modelo convencional em média com apenas mil horas. Com a instalação de novos balizamentos na lateral da borda da pista, o aeroporto ganhou mais confiabilidade no sistema de balizamento noturno. Eliminando quase em 100% a indisponibilidade do aeroporto para a operação noturna.

“Para nós da INFRACEA, além de apaixonados pelo que fazemos, é com muito orgulho e gratidão à Fraport que concluímos essa importante obra que trará ao usuário mais conforto e segurança em seus voos, na capital do Ceará. Gratidão também, além do orgulho, em termos em nossas equipes os melhores profissionais do setor. Criamos uma empresa completa, com todas as soluções aeroportuárias, com uma capacidade técnica e operacional impressionante e que nos enche de orgulho. Obrigado Fraport pela confiança ao qual retribuímos com um serviço de excelente qualidade, obrigado aos nossos colaboradores e sigamos como a mais completa empresa do setor no Brasil.”, comentou Fernando Siqueira, CEO e Fundador da INFRACEA.

Website: http://infracea.com.br

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