9/9/2020 – De modo geral, o comportamento da demanda de energia durante a semana é semelhante ao fim de semana antes da quarentena.

Maiores cuidados na hora de economizar energia elétrica é um reflexo natural da quarentena.

A Pandemia do Coronavírus é uma realidade que ainda está muito presente no cotidiano das pessoas. Mudanças de hábitos e extremos cuidados são mais necessários do que nunca para conter o avanço da Covid-19. Pessoas, trabalhadores, empresários, comerciantes, todos tiveram que se adaptar em meio a quarentena, e isso significou mais tempo em casa para a população em geral.

Com isso, algo também começou a se destacar em meio à pandemia: o aumento no consumo da energia elétrica. Segundo a CEEE, empresa responsável pelo serviço na região do Rio Grande do Sul, afirma que: “De modo geral, o comportamento da demanda de energia durante a semana é semelhante ao fim de semana antes da quarentena.” Em função da pandemia, isso já é uma realidade não só no Sul, como em todo o país, por conta das mudanças em atividades industriais e comerciais.

Quanto mais tempo as pessoas permanecem em casa, mais tempo as luzes ficam ligadas, mais tempo são utilizados aparelhos eletrônicos, isso sem falar em parelhos que ficam em stand by, que também consomem energia.

Aparelhos como o ar-condicionado, geladeira, TV, videogame, máquina de lavar roupa, torneira elétrica, entre outros, podem aumentar bastante a conta de luz. Cada um desses aparelhos consome uma certa quantidade de energia quando conectado, alguns consomem mais energia e outros menos, mas no final do mês haverá resultado da conta de luz.

No entanto, existem muitas maneiras de economizar energia na quarentena. O Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa orienta que o consumo de energia seja consciente, principalmente em tempos de pandemia, onde tudo é incerto e novos hábitos precisam ser adquiridos para que a população em geral se adapte da melhor forma.

O primeiro passo é saber como calcular o consumo de energia elétrica. Dessa forma é mais fácil ter um controle absoluto de tudo o que é consumido através de energia.

A potência de qualquer dispositivo que requeira uma fonte de alimentação elétrica é expressa em watts e seu símbolo é W. Para potências acima de 1.000 watts, o prefixo “k” é utilizado. Por exemplo, se a potência do dispositivo for 2.000 watts, ele poderá ser especificado como 2.000 W ou apenas 2 kW (kilowatts).

Para realizar o cálculo basta multiplicar a potência do aparelho pelo funcionamento deste em horas. Por exemplo, um chuveiro tem a potência de 3kW (3.000 watts) é utilizado durante 10 minutos todos os dias, e isso equivale a 300 minutos (10 minutos x 30 dias) no mês. Após esse resultado a pessoa deverá transformar esses 300 minutos em horas. Divide-se por 60 e obterem-se 5 horas de uso do secador de cabelo por mês. Com isso, o aparelho terá consumo de 2 kW vezes 5 horas, ou seja, 10 kWh (quilowatts hora) no mês.

Mas há quem ache complicado fazer esse cálculo, visto que é necessário avaliar todos os aparelhos eletrônicos do local para mensurar o consumo. Por isso a Enel, Empresa de Distribuição de Energia Elétrica criou um simulador que irá realizar o cálculo de cada aparelho eletrônico informado.

O segundo passo para prevenir o excesso de energia é saber o melhor horário para consumi-la. O ideal são os horários da manhã e início da tarde, onde existem as chamadas tarifas brancas, que podem ser uma boa forma de reduzir o preço das contas no final do mês. Das 18:00 às 21:00 é o horário de pico de consumo de energia. Isso porque, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, e diversos equipamentos estão funcionando ao mesmo tempo.

O terceiro e último passo é trocar as lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED . A tecnologia usada em lâmpadas LED pode economizar até 80% de energia elétrica e é muito mais durável. Em contraste, as velhas lâmpadas incandescentes usam apenas 20% da energia para iluminar o ambiente, enquanto os outros 80% são convertidos em calor e por essa razão ficam tão quentes.

A Iluminim , loja de iluminação LED, investe pesado nessa tecnologia inovadora e oferece somente produtos de qualidade e com valores que cabem no orçamento do cliente. Todos os produtos comercializados pela Iluminim são certificados internacionalmente por programas que garantem a sustentabilidade econômica e ambiental do planeta.

A Iluminim está há mais de 10 anos no mercado e e-commerce, a empresa possui central de vendas e distribuição em São Paulo/SP e Porto Alegre.

Website: https://www.iluminim.com.br/

Deixe o seu comentário