campinas, SP 10/1/2022 – Hoje os benefícios oferecidos pelos cartões de crédito são decisivos para o consumidor. Por isso as instituições oferecem cashback como fidelização.

Com aumento das compras online, brasileiros apostam no recurso que devolve parte do valor de uma compra.

A digitalização do consumo provocada pela pandemia colocou o cashback em evidência no mercado brasileiro. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 48% dos consumidores aproveitaram descontos com esse sistema desde que a pandemia começou. 

A principal vantagem do cashback é justamente a possibilidade de receber parte do dinheiro de volta. Ao efetuar uma compra, o consumidor recupera uma porcentagem do valor em forma de saldo, que poderá ser reutilizado de diversas formas. 

Durante a Black Friday, as buscas por oportunidades de cashback subiram 38%. Os dados compilados pela equipe de Insights do Google comparam a semana anterior à Black Friday de 2021 com o mesmo período em 2020. 

Com preços mais altos devido à inflação, consumidores buscaram outras vantagens para aproveitar o período de descontos, dentre elas a possibilidade de receber de volta até 25% do valor gasto em uma compra. 

Além do cashback, a busca por “cupom”, “retire na loja” e “frete grátis” também cresceram, 7%, 6% e 3% respectivamente, de acordo com a equipe do Google.

Benefícios do cashback

A grande vantagem do cashback é o reembolso de uma porcentagem considerável do valor gasto em uma compra. O valor varia entre 0,5% a 50% na maioria dos casos, mas pode variar de acordo com as regras de cada empresa. 

O cliente que deseja usar o serviço de cashback deve se inscrever em um programa, aplicativo ou site que tenha parceria com outras empresas. Após o cadastro é possível acessar a lista de produtos elegíveis para cashback, selecionar a mercadoria e ativar o retorno do dinheiro. 

Outra vantagem do cashback é a acessibilidade. Além de grandes marcas e empresas do varejo, hoje instituições bancárias e fintechs também apostam no recurso como forma de fidelização de clientes. 

Cashback no cartão de crédito

No início dos anos 2000, o cashback já era regra nos EUA. Hoje, estima-se que cerca de 80% dos usuários de cartão de crédito usufruam do benefício no país. 

Quase três décadas depois, o recurso passou a ser oferecido no Brasil. Fintechs e bancos digitais como XP, Nubank, BTG+ e Original abraçaram o benefício e o promovem de forma rigorosa. 

De acordo com o CEO da empresa Créditis, Alexandre Rezende, após uma leva de cartões sem anuidade, ficou claro que seria necessário investir em um programa de recompensas tentador para atrair e fidelizar clientes. 

“Hoje os benefícios oferecidos pelos cartões de crédito são decisivos para o consumidor. Por isso, as instituições buscam oferecer modelos de fidelização vantajosos, como milhagem, programa de pontos e o cashback”, afirma o CEO.

O aumento da busca por cartão de crédito com cashback fez com que grandes instituições investissem no programa de fidelização. Cada empresa possui regras próprias para oferecer o recurso, seja com depósito diretamente na conta-corrente ou como desconto na fatura do cartão de crédito. 

Bancos digitais como C6 Bank e Original oferecem o cahsback através de programa de pontos. Quanto mais o cliente utiliza o cartão de crédito da empresa, mais pontos acumula e, consequentemente, maior será a porcentagem de cashback recebida. 

As bandeiras do cartão de crédito são determinantes para a porcentagem de cashback oferecida, logo as opções infinite, black e nanquim são as vantajosas para o benefício. Porém, nem sempre o valor é entregue “de graça”. A maioria dos cartões de crédito com cashback cobram taxas de anuidade, o que pode não ser tão vantajoso para o consumidor no final das contas. 

“Embora seja um recurso atrativo, o cliente deve atentar-se aos custos do cartão de crédito para avaliar se realmente é vantajoso para o seu perfil de consumidor”, explica Rezende. 

Com a digitalização dos processos financeiros e aumento do uso de cashback, o cartão de crédito pode ganhar ainda mais adeptos ao longo dos próximos anos. 

Para saber mais sobre cartões de crédito, basta acessar o site da empresa.

Website: https://creditis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *