15/12/2021 –

A SITAWI, empresa de origem brasileira, é, hoje, responsável pela certificação de mais de 80% dos papéis de captação de finanças verdes do Brasil. As UCSs (Unidades de Crédito de Sustentabilidade) são o produto da preservação ambiental desenvolvido pelo Grupo BMV para remunerar a atividade de conservar florestas. Obedecendo a critérios de protocolos de certificação internacional de papéis verdes, a SITAWI emitiu um parecer que classifica as UCSs como produto com performance socioambiental. Isso significa que as UCSs, quando utilizadas como prática de investimento em sustentabilidade de processos produtivos, constituem uma solução segura, que atende aos critérios internacionais de emissão de papéis enquadráveis como finanças sustentáveis.

As UCSs podem ser adquiridas tanto em fintechs especializadas (a exemplo da Plataforma Tesouro Verde), quanto por meio de Cédulas de Produto Rural CPRs Verdes, títulos do agronegócio para produção ou entrega de produtos. As CPRs verdes de preservação de florestas que carregam as UCSs são emitidas de acordo com o BMV Standard, com certificação da SGS, líder mundial em certificação e registradas pela empresa especializada SEGES. Em breve, elas passarão a ser distribuídas em ambiente de Bolsa ou outras estruturas de mercado especializados.

De acordo com a SITAWI, além de fomentar o desenvolvimento sustentável nos contextos de inserção dos Programas, a estrutura financeira também apresenta alinhamento a critérios internacionalmente reconhecidos para a rotulagem de produtos financeiros verdes. A economista Maria Tereza Umbelino, CEO do Grupo BMV, destaca a importância da obtenção do parecer para os players do mercado financeiro. Ela lembra que, segundo o documento da própria SITAWI, “as UCSs podem ser comercializadas, custodiadas em instituições financeiras e aplicadas à contabilidade das empresas como passivo e como ativo”. Esse é, segundo ela, um dos grandes atributos das UCSs.

Fundada há 13 anos por Leonardo Letelier, a SITAWI é uma empresa independente que atua em segmentos como investimentos de impacto, consultoria ESG para empresas, instituições financeiras e investidores e pesquisa ASG — Ambiental, Social e de Governança. O Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, lastreado em UCSs é um instrumento de qualificação das empresas perante ao mercado que impulsiona a reputação de marcas e produtos pela prática ESG (sigla, em inglês, para Meio Ambiente, Social e Governança) por conservar floresta, essa certificação já é adotada por grande companhias como Mina Tucano, Unimed, entre outras.

Para conhecer mais sobre a Sitawi basta acessar:
https://www.sitawi.net/

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:
Tesouroverde.global
https://bmv.global/

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/
No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/

Website: https://bmv.global/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *