Belo Horizonte (MG) 19/11/2021 – Este é o maior evento já realizado sobre o tema nos 44 anos de história da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

Mudanças climáticas, segurança hídrica, a relação da água com a Amazônia, a reservação da água, a ciência e as novas tecnologias e os desafios globais para garantir a sustentabilidade aos diferentes usos da água estão entre os temas a serem discutidos por autoridades nacionais e internacionais no maior evento já realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos em toda a sua história, e que acontece em Belo Horizonte (MG).

As principais questões da agenda atual da água estarão em debate a partir deste domingo (21) no XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Sob o tema principal Água em pauta: múltiplas dimensões, o evento terá nove conferências principais, 13 mesas redondas e 56 sessões técnicas reunindo alguns dos maiores especialistas do setor. Organizado em formato híbrido (presencial e remoto) pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o Simpósio tratará dos temas mais sensíveis da atualidade – incluindo a relação da água com a Amazônia, a reservação da água para múltiplos fins como a geração de energia, a ciência e técnicas inovadoras no monitoramento dos recursos hídricos, segurança hídrica, os modelos de financiamento para a universalização do saneamento e a poluição de nossos rios urbanos.

A programação vai até sexta-feira (26), encerrando com as visitas técnicas. Várias autoridades confirmaram presença na abertura, marcada para domingo (21), a partir das 18h30, no Expominas, em Belo Horizonte. Entre elas, o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo; a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini; a presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe Nogueira; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida; o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro e o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, entre outros.

As conferências, que começam na segunda-feira (22), terão a participação das maiores autoridades nacionais e internacionais no tema dos recursos hídricos. O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), irá falar sobre Recursos hídricos na era digital: os próximos 25 anos da Lei das Águas, a partir das 11 horas. Em 1997, Cedraz foi relator da Lei 9.433, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

“Este é o maior evento já realizado sobre o tema pela entidade em 44 anos de história. Continuamos a acreditar que a água conecta pessoas e organizações, ciência, tecnologia e inovação, o conhecimento e o mercado, a mineração, a energia, o agronegócio, o transporte hidroviário, indústria e infraestrutura, governo e sociedade e essas múltiplas conexões é que devem tornar a água uma prioridade nacional e global”, anuncia a presidente da ABRHidro, Synara Broch.

Especialistas internacionais

Profissionais renomados como Tamlin Pavelsky, professor de Hidrologia Global (Universidade da Carolina do Norte); a especialista em soluções baseadas na natureza Bregje van Wesenbeeck (Deltares) e o hidrólogo britânico Keith Beven (Universidade de Lancaster) também estarão à frente dos debates, a exemplo do diretor do Instituto Global para Segurança Hídrica, Jeffrey McDonnell. Todas as palestras internacionais terão tradução simultânea para os participantes.

A iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) tem a co-realização do Governo de Minas Gerais e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e outras entidades parceiras. O evento vai contar ainda com uma exposição paralela, a Expohidro, e já atraiu a inscrição de mais de 3 mil pessoas (somando o formato presencial e virtual), entre representantes de setores usuários, instituições públicas e privadas, estudantes, pesquisadores e profissionais que se dedicarão aos debates sobre a água no Brasil. Além das atividades pagas, haverá 40 atividades gratuitas ao público em geral, que poderão ser assistidas no Canal do YouTube da entidade.

Inscrições seguem abertas, tanto para as atividades pagas quanto as gratuitas, e podem ser feitas até a data do evento no próprio site do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

Website: https://eventos.abrh.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *